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Quais passos uma empresa B2B deve dar para fortalecer sua prospecção inside sales através das redes sociais?

Quais passos uma empresa B2B deve dar para fortalecer sua prospecção inside sales através das redes sociais?

5 passos para fazer prospecção B2B nas redes sociais

1. Determine a melhor maneira de contatar seu público-alvo

A realidade é esta: querendo ou não, quando falamos do universo Web acabamos esbarrando com Marketing Digital. Portanto, algumas ferramentas devem ser aplicadas para que o objetivo final de gerar negócios seja alcançado. A primeira delas é conhecer bem seus clientes.

Mas por que conhecer os clientes de sua empresa?? Simples: eles representam o público-alvo ideal de sua empresa. Afinal de contas, eles já até compraram de você. É por isso que conhecê-los é uma ótima estratégia para prospectar novos clientes: eles serão, em geral, parecidos em vários aspectos.

Além disso, existe um detalhe importante: para prospectar novos clientes nas redes sociais, eles precisam usar redes sociais. Imagina só pagar altas quantias em anúncios nas redes e não obter retorno nenhum desse investimento? Pode ser que seus clientes nem usem esses canais — e tentar prospectar por elas será como extrair água de rocha.

Então, supondo que seu público-alvo esteja presente nas mídias sociais, é importante saber qual é a mais frequentada por ele. Assim seus esforços serão direcionados corretamente, o que influencia bastante no ROI.

2. Faça parte de comunidades 

Uma estratégia muito boa para coletar informações sobre clientes é justamente fazer parte de comunidades. Acredite: existem comunidades de qualquer coisa na internet, você só precisa procurar da melhor maneira aquelas nas quais está seu público-alvo.

Uma vez parte de uma comunidade, comece a prestar atenção nos usuários. Após algum tempo de observação, com certeza alguns padrões serão claros, os quais podem ser explorados em estratégias futuras, como a produção de conteúdos para blog, por exemplo.

Outro ponto importante é atuar de fato nessas comunidades. Afinal de contas, lá estarão donos de negócios, gestores e demais funcionários de diversas empresas interessantes para você. Ficar sempre à vista é uma ótima estratégia para ser lembrado.

Aproveite os perfis dos usuários da comunidade — assim como seus padrões de comportamento — para montar uma persona que resuma toda a comunidade em

Apenas tome cuidado com suas atividades dentro dos grupos. Ninguém gosta de ver propagandas a todo o momento. Por isso, evite apenas publicar sobre os produtos de sua empresa. Crie conteúdos com poder de engajar e atrair os usuários daquela comunidade.

3. Hora de atuar com inside sales: conecte-se aos prospects

Agora que você sabe um pouco mais sobre os usuários interessantes para seu negócio — e até faz parte de algumas comunidades —, é hora de partir para as técnicas de inside sales, ou seja, conectar-se aos prospects em sua prospecção B2B nas redes sociais.

Existem 2 maneiras pelas quais você pode fazer isso: as ditas diretas, quando você entra em contato direto com os usuários de interesse; e as ditas indiretas, quando você publica algum conteúdo que chama a atenção de usuários dentro do seu perfil de público ideal (ICP). Ambas funcionam muito bem e devem andar juntas.

Uma estratégia que mescla as duas abordagens é publicar um conteúdo que solucione o problema de alguma empresa presente na comunidade. Em seguida, caso algum representante se manifeste, seja por comentários ou por mensagens diretas, basta entrar em contato ou dar continuidade à conversa.

4. Almeje construir relacionamentos

Em geral, as pessoas contratadas para trabalhar com inside sales acabam vindo do telemarketing. Dessa forma, elas são ótimas para decorar scripts de vendas, mas são péssimas para construir relacionamentos. No fundo, é a construção de relacionamentos que faz sucesso dentro do inside.

Quando você estiver conversando com um possível cliente, procure ajudá-lo de verdade, ou seja, evite tentar vender seu produto a todo o custo. Aliás, isso é visto como uma prática ruim dentro do inside sales, pois, em suma, entregamos o produto certo para quem realmente precisa dele — e não atiramos para todos os lados em busca de uma venda.

No âmbito das redes sociais, procure manter o contato com os usuários ativos dos grupos. Naturalmente um relacionamento será construído.

Se você construir relacionamentos, as vendas virão com certeza!

5. Participe de discussões dentro das redes sociais

Por fim, as discussões são ótimas oportunidades para mostrar que seu negócio é autoridade em um determinado assunto. Apenas essa demonstração vai aumentar a visibilidade da sua marca de uma forma exponencial.

Todo mundo quer trabalhar com especialistas e autoridades no assunto, não é verdade?

Esteja sempre presente em debates voltados à sua área de atuação. Além disso, posicione seu produto como uma alternativa de solução. Lembre-se que o foco não é o produto em si, mas sim a solução do problema de seus clientes.

Esse foi um passo a passo resumido de como aplicar inside sales nas redes sociais. Aproveite essa oportunidade de crescimento!

Este conteúdo foi escrito pela Planejador Web, mestre em inside sales feito dentro das redes sociais. Conte conosco caso reste alguma dúvida.

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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