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Público-alvo: o que é e como se posicionar diante dele?

Público-alvo: o que é e como se posicionar diante dele?

Se você é empreendedor, muito provavelmente já ouviu falar sobre o público-alvo, não é mesmo?

Se sua resposta foi “não”, então saiba que está perdendo uma grande oportunidade para aumentar as suas vendas e ter sucesso em seu negócio.

Afinal, ao entender com exatidão sobre o que é o público-alvo, é possível desenvolver as maiores ações de marketing, além de direcionar os seus esforços com mais segurança e precisão.

Conhecer o público-alvo é o passo inicial para alcançar o sucesso em qualquer empresa ou negócio, seja em um comércio de filtro plissado, escritório, restaurante, entre outros.

Pensando nisso, neste post você irá entender com mais detalhes sobre o que é o público-alvo, e mais, como é possível se posicionar diante dele!

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é o público-alvo?

Basicamente, o público-alvo se refere a uma parcela da sociedade para quem a sua empresa oferece seus produtos e serviços.

Ou seja, ele se baseia em uma fatia da população que possui os mesmos interesses da sua empresa.

Em outras palavras, ele está diretamente relacionado com os serviços ou produtos que você oferece.

Além disso, o público-alvo é aquele que irá comprar o que a sua empresa comercializa e, assim, gerar lucros.

Por exemplo: se você vende produtos e serviços como modernização de elevadores, por exemplo, quando mais informações você puder descobrir sobre o seu público, maiores as chances de entender melhor quais são as suas necessidades, e assim, oferecer soluções precisas e direcionadas.

Pensar nas melhores estratégias de marketing digital apenas será possível com um bom conhecimento do seu público-alvo. Afinal, elas servem justamente para convertê-los em clientes.

Como se posicionar diante do seu público-alvo?

Antes de mais nada, é essencial saber quem são essas pessoas interessadas em seus produtos e serviços, e quais as suas respectivas características. Para isso, faça perguntas como:

  • Quem são essas pessoas?
  • O que chama a atenção deles negativamente?
  • Em quem eles confiam?
  • Quais suas maiores dificuldades, problemas ou desejos?
  • Onde eles encontram as informações que necessitam diariamente?
  • Qual o benefício do seu produto, seja um SPDA para raio, produto de decoração, matéria-prima, entre outros?

Para ajudar a responder essas perguntas de forma detalhada, você pode começar a realizar pesquisas com seus clientes e potenciais consumidores. Oferece pesquisas de satisfação em troca de promoções, cupons ou ofertas.

Lembre-se de ser bem realista e priorizar primeiro satisfazer as necessidades de um único público-alvo. Isso é melhor do que tentar alcançar vários públicos diferentes e não satisfazer nenhum deles.

Agora que você já sabe o que é o público-alvo e como se posicionar diante dele, o que está esperando para começar o seu planejamento e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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