CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Publicação do Sebrae expõe ações sustentáveis para Minimercados

Publicação do Sebrae expõe ações sustentáveis para Minimercados

O crescimento da economia mundial e o aumento da população implicam no rápido esgotamento dos recursos naturais. Hoje já somos mais de 7 bilhões de habitantes, até o ano 2050 as estimativas apontam para uma população superior a 9 bilhões. Este crescimento se dará principalmente nos países em desenvolvimento.

O aumento da demanda por todos os tipos de recursos: naturais, dos gêneros alimentícios à madeira, da biodiversidade à energia, dos metais aos minerais e à água, contribuiu para a sua escassez e consequentemente para o aumento dos preços, como manda a velha lei da oferta e da procura. Estes recursos além de vitais são essenciais para o desenvolvimento das operações econômicas, comerciais e industriais.

Há perdas significativas em nosso país. Estima-se que, cerca de 10% da safra anual de grãos são perdidas no transporte, 40% da água tratada evapora ou se perde em instalações defeituosas e bilhões de reais são gastos na geração de energia elétrica. Para que tenhamos uma utilização mais racional de nossos recursos, cidadãos e empresas precisam dar sua parcela de contribuição.

As empresas precisam identificar onde estão desperdiçando recursos indevidamente e tomar providências visando a máxima eficiência em seus processos. A boa notícia é que, além de estarem contribuindo com a sociedade elas podem ganhar com isto.

Economizar energia, água e outros insumos tem um impacto positivo direto na redução das despesas da empresa. Ser uma empresa que busca valores sustentáveis também rende benefícios na imagem com seus clientes e fornecedores, contribuindo na ampliação dos ganhos e na lucratividade do negócio. Para incentivar os minimercados a implantarem práticas sustentáveis o Sebrae lançou a cartilha AÇÕES PROMOCIONAIS EM MINIMERCADOS.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucio PiresSebrae

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

Me siga