Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Psicologia organizacional se tornou importante para as empresas

Psicologia organizacional se tornou importante para as empresas

A qualidade de vida é um aspecto cada vez mais valorizado no ambiente de trabalho. Além de benefícios e comodidade, os CEOs e profissionais de RH já entenderam que, com um bom ambiente laboral, é possível ampliar o potencial competitivo e o processo produtivo da empresa em relação ao momento que está vivendo.

Os estudos de Dejours, doutor em Medicina e especialista em medicina do trabalho, mostraram que o sofrimento do funcionário é expressado em sentimentos de ansiedade, originados da falta de significado do conteúdo do trabalho do qual se faz. Além disso, a fadiga das cargas de trabalho também contribui para um desânimo no ambiente de uma empresa.

Diante desse cenário, a psicologia organizacional exerce um papel importante, pois ela contribui para o bem estar dos funcionários. Ela nada mais é do que estudar o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que acontecem dentro das empresas, além de analisar suas implicações no ambiente de trabalho. 

Seu principal objetivo é aumentar e manter a qualidade de vida no trabalho, por meio de um bom clima organizacional, condições favoráveis ao trabalho, desenvolvimento de pessoal e relação harmônica entre os funcionários. Nesse sentido, o departamento de Recursos Humanos, mais conhecido como RH, é o setor que representa a psicologia nas corporações.

O psicólogo organizacional pode atuar em diferentes frentes do RH, que contribuem diretamente para uma cultura organizacional mais saudável. Entre as suas principais contribuições estão melhoria na produtividade e redução do turnover, diminuindo a rotatividade dentro da empresa.

Além da cultura organizacional, esse profissional pode atuar em várias frentes dentro da psicologia, como recrutamento e seleção, gestão de conflitos, treinamento ou elaboração de cargos e salários. Ele torna-se uma das peças fundamentais para o bem-estar dos funcionários. 

Além de todos esses benefícios, o psicólogo organizacional também pode realizar testes comportamentais, nos quais é possível identificar competências e diferentes tipos de personalidades predominantes, possibilitando a alocação do profissional em cargos nos quais haverá melhor desempenho. Nesses testes, é possível identificar reações do colaborador diante de situações que podem surgir durante o expediente de trabalho.

Outro benefício que é válido nas empresas que possuem esse profissional é a avaliação de desempenho dos colaboradores. Essa avaliação é um instrumento utilizado para melhor conhecer as pessoas e pode ser muito utilizada em recrutamento e seleção, orientação profissional, promoções, enquadramentos ou diagnóstico de personalidade.

A psicologia organizacional desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde do trabalhador dentro da empresa. Sua aplicação traz vantagens para os funcionários, que têm maior qualidade de vida no trabalho, e para os gestores, já que a produtividade e obtenção de resultados aumenta.

You must login to add a comment.

Posts relacionados