CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

PRONAF

PRONAF

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) é um programa do Governo Federal que visa apoiar o desenvolvimento sustentável rural, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo a segurança alimentar por meio de financiamentos aos agricultores, as suas associações e cooperativas.

O PRONAF tem como objetivo principal o fortalecimento e a valorização do agricultor familiar, objetivando integrá-lo à cadeia de agronegócios e proporcionar-lhe aumento de renda e agregação de valor ao produto e à propriedade, com sua profissionalização e com modernização do seu sistema produtivo.

Os financiamentos do PRONAF poderão ser pleiteados pelos agricultores que produzam na terra, como proprietário(a) desta, posseiro(a), arrendatário(a), parceiro(a), assentados(as) – do Programa Nacional de Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário e, também, os que residam na propriedade ou em local próximo e extraiam no trabalho familiar a base de sua produção. Para pleitear o financiamento, os agricultores deverão ter no máximo quatro módulos fiscais ou 6 módulos fiscais, no caso de atividade pecuária. Parte da renda deverá ser gerada na propriedade familiar, sendo pelo menos 30% para o grupo “B”, 60% para o grupo “C”, 70% para o grupo “D” e 80% para o grupo “E” e a renda bruta anual terá que ser compatível com a exigida para cada grupo do PRONAF, conforme legislação.

O Banco Nacional de Desenvolvimento conta com sete linhas de financiamento PRONAF, que atendem o produtor individual ou grupo de produtores. São elas:
1) PRONAF Convencional

Visa apoiar os investimentos de implantação, ampliação ou modernização da infra-estrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.
Veja as condições do PRONAF Convencional no site do BNDES;

2) PRONAF Agroindústria

Apóia os investimentos para beneficiamento, processamento e comercialização da produção agropecuária, de produtos florestais e do extrativismo, de produtos artesanais e a exploração de turismo rural.

Veja as condições do PRONAF Agroindústria no site do BNDES;

3) PRONAF Mulher

Atende as propostas de crédito de mulher agricultora.

Veja as condições do PRONAF Mulher no site do BNDES;

4) PRONAF Agroecologia

Visa investir em sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, incluindo os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento.

Veja as condições do PRONAF Agroecologia no site do BNDES;

5) PRONAF ECO

Investimentos na implantação, utilização e/ou recuperação de tecnologias de energia renovável, tecnologias ambientais, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamentos hidroenergéticos, silvicultura e adoção de práticas conservacionistas e de correção da acidez e fertilidade do solo.

Veja as condições do PRONAF ECO no site do BNDES;

6) PRONAF Mais Alimentos

Apóia os investimento para produção de açafrão, arroz, café, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo, trigo, e para fruticultura, olericultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, pesca e suinocultura.
Veja as condições do PRONAF Mais Alimentos no site do BNDES;

7) PRONAF Reconsturção e Revitalização

Financia projetos de reconstrução e revitalização das unidades familiares de produção, conforme projeto técnico, em municípios do Estado de Santa Catarina que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência em função do excesso de chuvas ou suas consequências entre 01.10.2008 e 10.12.2008.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae