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Projeto revitaliza comércio e gera negócios no Natal


Iniciativa tem apoio do Sebrae, que aposta na capacitação dos empresários
Marcelo Araújo

Luiz Costa
Uma das ruas revitalizadas, a Riachuelo, em Curitiba (PR)

Uma das ruas revitalizadas, a Riachuelo, em Curitiba (PR)
Brasília – Este fim de ano promete ser diferente para a empresária Maria Lopes Bonamigo, uma das proprietárias do restaurante Jeito Mineiro (PR), localizado em uma das ruas do projeto Revitalização de Espaços Comerciais, do Sebrae e instituições parceiras. “O lugar melhorou 100%, não apenas para os comerciantes, mas para toda a comunidade. As pessoas podem passear por aqui à noite, com segurança”, diz. O projeto renovou a beleza das decorações natalinas e esquentou as vendas no comércio de muitos estabelecimentos em várias cidades de quatro estados. Além de reformas em fachadas, calçadas e iluminação, os comerciantes e funcionários foram capacitados em temas como atendimento e gestão do negócio, transformando assim a aparência das lojas e trazendo de volta a clientela.
O Sebrae entrou na parceria para que os comerciantes fossem capacitados. Na perspectiva da instituição, não adiantava apenas realizar obras na parte externa e não modificar práticas de gestão inadequadas. Os empreendedores e seus empregados passaram por treinamentos do Sebrae em áreas como atendimento, fluxo de caixa e formação de preço.
Trinta e quatro cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná já aderiram à revitalização. Os trabalhos em Curitiba viraram referência do comércio. Primeiro, houve a recuperação do Paço da Liberdade, prédio histórico no centro da cidade, e da praça em frente, em um projeto encabeçado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio (Fecomércio) e prefeitura. As mudanças nessa área chamaram a atenção sobre a necessidade de estender a reforma à região da Rua Riachuelo, então basicamente composta por lojas de produtos usados

Luiz Costa
Rua Riachuelo

Rua Riachuelo
Para a empresária Maria Lopes Bonamigo, o Sebrae desempenhou papel fundamental na revitalização ao capacitar o empresário e promover o associativismo. “Sozinhos, sem o apoio da instituição, seria difícil alcançar esses resultados”, elogia. E completa: “há cinco anos, saí da condição de funcionária para a de dona de um negócio, sem qualquer estrutura. Com esses treinamentos, me preparei para cuidar do fluxo de caixa, para gerir as equipes e adotar boas práticas”, complementa. Ela ressalta que o movimento do restaurante aumentou 20% depois das mudanças.
Como resultados da revitalização, os imóveis triplicaram de preço. O perfil do comércio mudou radicalmente. Novas lojas foram atraídas, como livrarias, cafés e restaurantes. Vários estabelecimentos que antes vendiam peças usadas passaram a comercializar artigos novos.
Entre as ações da Revitalização de Espaços Comerciais estão reformas, adaptações e melhorias em feiras, shoppings populares, mercados públicos e ruas tradicionais nos centros das cidades. As mudanças incluem restauração arquitetônica, reformas nas calçadas, criação de jardins, melhorias no trânsito e nos estacionamentos, padronização de fachadas, recuperação da iluminação e reforço na segurança pública.

Capacitação

No projeto, o Sebrae trabalha questões como fortalecimento do associativismo; campanhas demarketing e publicitárias coletivas e capacitação para que o empreendedor aprimore a gestão do negócio. Outras cidades interessadas em participar da iniciativa em 2013 devem procurar a unidade do Sebrae mais próxima para obterem informações e se inscreverem. Para serem colocados em prática, os projetos devem se basear no plano diretor da cidade, ter elevado nível de adesão da classe empresarial e o número de pessoas que circulam pelo local deve ser alto.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
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