1. Olá Itamar, É muito importante realizar o registro da marca e proteger a tecnologia da sua empresa por meio de patente. Vários estudos afirmam que os ativos intangíveis da empresa (como marcas e patentes) podem ser os bens mais valiosos de uma empresa.   PATENTE O primeiro passo para proteger uLeia mais

    Olá Itamar,

    É muito importante realizar o registro da marca e proteger a tecnologia da sua empresa por meio de patente. Vários estudos afirmam que os ativos intangíveis da empresa (como marcas e patentes) podem ser os bens mais valiosos de uma empresa.

     

    PATENTE

    O primeiro passo para proteger uma inovação é verificar se a tecnologia é nova, ou seja, se ninguém no mundo desenvolveu uma tecnologia igual, uma vez que as patentes são consideradas novas quando não compreendidas no estado da técnica. Para isso, você pode realizar uma busca em bases de patentes internacionais (como USPTO, Espacenet) e nacional (Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI). A busca pode ser feita pelo próprio inventor de forma gratuita nesses sites, mas muitas vezes é bom contar com a ajuda de um especialista em patentes.

    Lembre-se de manter sigilo sobre a sua tecnologia até que seu pedido de patente esteja depositado.

    É preciso também verificar se a tecnologia que você quer proteger é patenteável. Para isso, é importante que você verifique os artigos 10 e 18 da Lei de Propriedade Industrial (Lei n 9.279/96), nos quais se determina o que não é patente e o que não é patenteável.

    Por fim, a sua tecnologia deve apresentar as seguintes características: atividade inventiva (não ser óbvia para um especialista) e aplicação industrial.

    Uma vez que a sua inovação preenche todos os requisitos citados acima, você poderá entrar em contato com um especialista para que ele elabore o seu pedido de patente e faça o deposito no INPI e demais escritórios de patente de outros países.

    Apesar de você poder depositar o seu pedido de patentes por conta própria, sugerimos que você busque ajuda de um especialista em patentes (tendo em vista a complexidade do processo). O Sebrae apoia os empreendedores que querem proteger a sua tecnologia por meio de patentes no âmbito do Programa Sebraetec. Saiba mais sobre o Programa Sebraetec no link: https://datasebrae.com.br/sebraetec/

     

    MARCA

    O primeiro passo para registrar uma marca é verificar se alguma empresa já possui o registro de marca similar na mesma classe (atividade econômica) da sua empresa. Essa busca pode ser feita gratuitamente no site do INPI. A Lei de Propriedade Industrial (lei nº 9.279/96 – artigo 124) relaciona o que não pode ser registrado como marca.

    Após certificar que a sua marca está disponível para registro, você deve pagar a taxa do INPI (Guia de Recolhimento da União – GRU). Com o número da GRU, você preencherá o formulário eletrônico no site do INPI. Você deve guardar o número de protocolo para acompanhar a análise da sua marca pelos examinadores do INPI.

    Caso o INPI faça alguma exigência, você tem que responder no prazo estipulado (sob o risco de ter o pedido de registro de marca arquivado, caso você não responda no prazo estabelecido).

    ATENÇÃO: muito cuidado com os boletos que você receberá por correios ou por e-mail. O INPI não encaminha boletos para os solicitantes. Se você receber alguma cobrança, verifique se é fraude. Saiba mais sobre isso: http://www.inpi.gov.br/pedidos-em-etapas/pague-gru/cuidado-com-fraude-inpi-nao-envia-boletos-nem-entra-em-contato-por-telefone-para-oferecer-servicos

     

    Sugerimos que você assista a série de vídeos PI na Prática – marcas e patentes, elaborados pelo INPI.

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  2. Resposta foi editada

    Olá Sandro, Sua dúvida é muito relevante para os empreendedores que estão trabalhando com tecnologia de terceiros. Ao fabricar um produto, é preciso ter cuidado para não infringir os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e assim não correr o risco de ter problemas judiciais. A Lei dLeia mais

    Olá Sandro,

    Sua dúvida é muito relevante para os empreendedores que estão trabalhando com tecnologia de terceiros.

    Ao fabricar um produto, é preciso ter cuidado para não infringir os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e assim não correr o risco de ter problemas judiciais.

    A Lei de Propriedade Industrial (lei nº 9.279/96) estabelece no seu artigo 42 que:

    A patente confere ao seu titular o direito de impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar com estes propósitos: produto objeto de patente; ou processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.

    Ou seja, se a tecnologia estiver patenteada no Brasil, você não poderá produzir e comercializar a tecnologia sem autorização do titular da patente.

    Desta forma, é fundamental que você faça uma busca no banco de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para verificar se a tecnologia que você está produzindo já foi patenteada por outra empresa.  Para isso, é preciso analisar cada pedido de patente feito junto ao INPI referente à tecnologia requerida (no seu caso, pantógrafos) e verificar se o escopo de proteção é similar ao da tecnologia que você está produzindo; se as patentes estão vigentes ou se estão arquivadas/extintas. Assista ao vídeo abaixo para saber como fazer uma busca de patentes no portal do INPI.

    Link da base de patentes do INPI para realizar a busca: https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchAvancado.jsp

    É preciso ter cuidado ao comprar o projeto de uma empresa terceira. Verifique se a empresa é a titular da patente, se solicitou a proteção no Brasil e se o licenciamento (autorização de uso) da patente consta no contrato de compra do projeto, para evitar problemas jurídicos futuros.

    A busca que você faz no INPI é gratuita. Caso você prefira ter o apoio de um especialista em patentes para fazer essa análise, sugerimos que você entre em contato com o Sebrae mais próximo de você e solicite o apoio no âmbito do Programa Sebraetec (serviço Patente – Etapa 1). Para mais informações sobre o Sebraetec, acesse: https://datasebrae.com.br/sebraetec/

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  3. Resposta foi editada

    Olá Ronei, Que bom que você quer fomentar o uso estratégico da propriedade intelectual junto aos pequenos negócios. As redes de mentores contam com especialistas de mercado que fornecem orientações gratuitas para os empreendedores em diversas temáticas, como inovação/propriedade intelectual. SugerimLeia mais

    Olá Ronei,

    Que bom que você quer fomentar o uso estratégico da propriedade intelectual junto aos pequenos negócios.

    As redes de mentores contam com especialistas de mercado que fornecem orientações gratuitas para os empreendedores em diversas temáticas, como inovação/propriedade intelectual.

    Sugerimos as seguintes redes de mentores:

     

    Além disso, o seu escritório também pode prestar serviços de consultoria em propriedade intelectual por meio de um programa do Sebrae, o Sebraetec. Para saber mais sobre o programa Sebraetec, acesse: https://datasebrae.com.br/sebraetec/

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  4. Olá Gabriel, É importante que você faça o registro da sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para garantir a exclusividade do uso dessa marca pela sua empresa no ramo de atividade que você atua no território brasileiro. Você pode também solicitar a proteção da sua marca emLeia mais

    Olá Gabriel,

    É importante que você faça o registro da sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para garantir a exclusividade do uso dessa marca pela sua empresa no ramo de atividade que você atua no território brasileiro. Você pode também solicitar a proteção da sua marca em outros países, por meio do Protocolo de Madri.

    Em relação ao lançamento da marca, dependendo do produto ou serviço da sua empresa, pode ser o momento para você divulgar a sua marca e se posicionar no mercado.  Para isso, você deve refletir sobre os seguintes itens:

    • Quem é o meu público alvo? Vou conseguir atingir uma parcela relevante desse público com esse lançamento?;
    • Os meus clientes poderão adquirir o produto ou serviço da minha empresa nesse momento de isolamento social?;
    • Qual melhor forma de me posicionar digitalmente? Alguns exemplos são: site da empresa, redes sociais, Youtube, conta comercial no WhatsApp, televisão;
    • Como eu posso engajar o meu público alvo ? Alguns exemplos são: vídeos, artigos, webinar, promoções, parceria com outras empresas;
    • Quais são as minhas metas ao lançar a marca? Alguns exemplos são: número de acessos ao site, vendas realizadas;
    • Como eu avalio o custo dessa ação em relação aos objetivos alcançados (custo-benefício)?.

     

    Por fim, é importante ter uma estratégia de posicionamento da marca para quando a situação normalizar e terminar a fase de isolamento social.

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  5. Olá Marcilea, O Sebrae oferece aos pequenos negócios o Programa Sebraetec, que promove a melhoria de processos, produtos e serviços dos clientes do Sebrae por meio do acesso à inovação. No portfólio do Programa Sebraetec, oferecemos o serviço de Cliente Oculto. Essa consultoria tem como objetivo avaLeia mais

    Olá Marcilea,

    O Sebrae oferece aos pequenos negócios o Programa Sebraetec, que promove a melhoria de processos, produtos e serviços dos clientes do Sebrae por meio do acesso à inovação.

    No portfólio do Programa Sebraetec, oferecemos o serviço de Cliente Oculto.

    Essa consultoria tem como objetivo avaliar o atendimento oferecido ao cliente na empresa, de forma presencial, por telefone e pelos canais digitais da empresa, no sentido de auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria de diversos itens: apresentação do atendente, simpatia, disponibilidade, presteza, técnicas de vendas, conhecimento dos produtos, empenho em fechar a venda. Pelo telefone e pelos canais digitais, pode-se medir a forma e o tempo do atendimento, a resposta na solução de algum problema ou sobre as informações solicitadas. Um dos grandes benefícios a ser considerado neste serviço é o rápido tempo de resposta no qual o empresário poderá ser atendido em suas necessidades iniciais.

    Proporciona às empresas saber, na visão de um cliente, como está a operação do seu negócio e em poucas horas.

    Para mais informações sobre o Programa Sebraetec, acesse https://datasebrae.com.br/sebraetec/

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  6. Olá Magda, Caso a sua empresa tenha liberado os funcionários para trabalhar em casa (home office), listo abaixo algumas dicas para manter a produtividade: Mantenha os mesmos horários para acordar, almoçar e se dedicar ao trabalho; Selecione um ambiente da sua casa que seja adequado para suas necessiLeia mais

    Olá Magda,

    Caso a sua empresa tenha liberado os funcionários para trabalhar em casa (home office), listo abaixo algumas dicas para manter a produtividade:

    • Mantenha os mesmos horários para acordar, almoçar e se dedicar ao trabalho;
    • Selecione um ambiente da sua casa que seja adequado para suas necessidades de trabalho e não tenha distrações. Mantenha esse local organizado;
    • Vista-se adequadamente (você pode ter que participar de uma videoconferência que não estava agendada);
    • Estabeleça metas de atividades para cada dia e, ao final do dia, faça uma análise do que você conseguiu realizar;
    • Interaja com a sua equipe e com parceiros por meio de ferramentas digitais de gestão de projetos e de videoconferência;
    • Se possível, aproveite para realizar cursos à distância e se capacitar;
    • Faça pequenas pausas ao longo do dia;
    • Mantenha uma boa postura e faça alongamentos quando necessário;
    • Não esqueça de beber água.
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  7. Olá, Você deve entrar em contato com um analista da Universidade Corporativa ou Unidade de Gestão de Pessoas (RH) de cada empresa se a capacitação em outro idioma fizer parte de uma estratégia de capacitação da empresa para seus funcionários. Outra opção é você fazer uma parceria com a Associação deLeia mais

    Olá,

    Você deve entrar em contato com um analista da Universidade Corporativa ou Unidade de Gestão de Pessoas (RH) de cada empresa se a capacitação em outro idioma fizer parte de uma estratégia de capacitação da empresa para seus funcionários.

    Outra opção é você fazer uma parceria com a Associação de Funcionários de cada empresa para que ela possa divulgar o seu curso de idiomas para os funcionários. Eventualmente você e a Associação de Funcionários podem negociar valores diferenciados (descontos) para os associados que se interessarem pelo curso.

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  8. Resposta foi editada

    Olá Gabriel, É importante que você faça o registro da sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para garantir a exclusividade do uso dessa marca pela sua empresa no ramo de atividade que você atua no território brasileiro. Você pode também solicitar a proteção da sua marca emLeia mais

    Olá Gabriel,

    É importante que você faça o registro da sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para garantir a exclusividade do uso dessa marca pela sua empresa no ramo de atividade que você atua no território brasileiro. Você pode também solicitar a proteção da sua marca em outros países, por meio do Protocolo de Madri.

    Em relação ao lançamento da marca, dependendo do produto ou serviço da sua empresa, pode ser o momento para você divulgar a sua marca e se posicionar no mercado.  Para isso, você deve refletir sobre os seguintes itens:

    • Quem é o meu público alvo? Vou conseguir atingir uma parcela relevante desse público com esse lançamento?;
    • Os meus clientes poderão adquirir o produto ou serviço da minha empresa nesse momento de isolamento social?;
    • Qual melhor forma de me posicionar digitalmente? Alguns exemplos são: site da empresa, redes sociais, Youtube, conta comercial no WhatsApp, televisão;
    • Como eu posso engajar o meu público alvo ? Alguns exemplos são: vídeos, artigos, webinar, promoções, parceria com outras empresas;
    • Quais são as minhas metas ao lançar a marca? Alguns exemplos são: número de acessos ao site, vendas realizadas;
    • Como eu avalio o custo dessa ação em relação aos objetivos alcançados (custo-benefício)?.

     

    Por fim, é importante ter uma estratégia de posicionamento da marca para quando a situação normalizar e terminar a fase de isolamento social.

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  9. Resposta foi editada

    Olá, O primeiro passo no processo de registro de uma Indicação Geográfica (IG) é realizar o diagnóstico para verificar o potencial do território para obter esse registro. O Sebrae possui uma metodologia consolidada de Diagnóstico de potenciais IGs, que irá avaliar se o território e os produtores aprLeia mais

    Olá,

    O primeiro passo no processo de registro de uma Indicação Geográfica (IG) é realizar o diagnóstico para verificar o potencial do território para obter esse registro. O Sebrae possui uma metodologia consolidada de Diagnóstico de potenciais IGs, que irá avaliar se o território e os produtores apresentam as características necessárias para esse registro.

    Uma vez verificado que o território apresenta potencial para o registro de Indicação Geográfica, os produtores podem solicitar o apoio do Sebrae e demais parceiros locais para iniciar o processo de estruturação da Indicação Geográfica. Esse processo tem uma duração média de dois anos e durante esse período os produtores irão realizar as seguintes etapas:

    • Mobilizar os produtores ou prestadores de serviço para uma maior participação.
    • Identificar ou criar uma entidade representativa dos produtores ou prestadores de serviço na região ou localidade e adequar ou elaborar o seu Estatuto Social.
    • Descrever o produto ou serviço da Indicação Geográfica.
    • Elaborar o Caderno de Especificações Técnicas.
    • Descrever mecanismos de controle sobre os produtores ou prestadores de serviço, bem como sobre o produto ou serviço.
    • Aprovar em Assembleia Geral o Estatuto Social e Caderno de Especificações Técnicas.
    • Solicitar o Instrumento Oficial que delimita a área geográfica.
    • Reunir toda a documentação necessária para o pedido de registro de Indicação Geográfica para depósito no INPI.

     

    O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) irá analisar esse pedido. Caso o pedido seja deferido, será emitido o certificado de registro de Indicação Geográfica.

    Para mais informações, acesse: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Guia-das-IGs-Registro-Interativo.pdf

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  10. Resposta foi editada

    O primeiro passo para proteger uma inovação é verificar se a tecnologia é nova, ou seja, se ninguém no mundo desenvolveu uma tecnologia igual, uma vez que as patentes são consideradas novas quando não compreendidas no estado da técnica. Para isso, você pode realizar uma busca em bases de patentes inLeia mais

    O primeiro passo para proteger uma inovação é verificar se a tecnologia é nova, ou seja, se ninguém no mundo desenvolveu uma tecnologia igual, uma vez que as patentes são consideradas novas quando não compreendidas no estado da técnica. Para isso, você pode realizar uma busca em bases de patentes internacionais (como USPTO, Espacenet) e nacional (Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI). A busca pode ser feita pelo próprio inventor de forma gratuita nesses sites, mas muitas vezes é bom contar com a ajuda de um especialista em patentes.

    Lembre-se de manter sigilo sobre a sua tecnologia até que seu pedido de patente esteja depositado.

    É preciso também verificar se a tecnologia que você quer proteger é patenteável. Para isso, é importante que você verifique os artigos 10 e 18 da Lei de Propriedade Industrial (Lei n 9.279/96), nos quais se determina o que não é patente e o que não é patenteável.

    Por fim, a sua tecnologia deve apresentar as seguintes características: atividade inventiva (não ser óbvia para um especialista) e aplicação industrial.

    Uma vez que a sua inovação preenche todos os requisitos citados acima, você poderá entrar em contato com um especialista para que ele elabore o seu pedido de patente e faça o deposito no INPI e demais escritórios de patente de outros países.

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