1. Olá Wellington, Sim, seu projeto é viável desde que você atue em nível estadual ou local - no caso de estar em uma capital. Porém, antes de tudo, eu recomendaria que você construísse um bom portfólio com umas 5 a 10 aplicações. 20 seria o ideal. Inicie fazendo alguns trabalhos a custos mais competitLeia mais

    Olá Wellington,

    Sim, seu projeto é viável desde que você atue em nível estadual ou local – no caso de estar em uma capital.

    Porém, antes de tudo, eu recomendaria que você construísse um bom portfólio com umas 5 a 10 aplicações. 20 seria o ideal. Inicie fazendo alguns trabalhos a custos mais competitivos para que você possa receber avaliações ou depoimentos de clientes. Essa prova de trabalho e social irá alavancar seus resultados na prospecção de novos clientes.

    Você também pode apostar no mercado externo ao trabalhar como freelancer em plataformas como o Upwork. Caso tenha realizado a etapa acima, o seu portfólio ajudará bastante na conversão de novos potenciais clientes.

    Por fim, faça um plano de negócios e precifique os seus serviços e analise o máximo de cenários positivos e negativos que puder antes de ampliar a sua oferta no mercado.

    Espero ter ajudado.

    Ver menos
  2. Eloi, A criação de aplicativos móveis "do zero" é um processo caro. Além disso, você precisaria ter uma noção do escopo ou tamanho de seu projeto para que não pagasse muito caro pelo aplicativo. Dessa forma, minha recomendação é a de que você utilize alguns marketplaces para ampliar o seu processo dLeia mais

    Eloi,

    A criação de aplicativos móveis “do zero” é um processo caro. Além disso, você precisaria ter uma noção do escopo ou tamanho de seu projeto para que não pagasse muito caro pelo aplicativo.

    Dessa forma, minha recomendação é a de que você utilize alguns marketplaces para ampliar o seu processo de distribuição. Isso tanto no Brasil, como no exterior. Nesse último, com a desvalorização do Real, receber em dólar é uma ótima alternativa, mas pede cautela quanto ao seu faturamento se você for MEI, por exemplo. Deixo abaixo algumas plataformas interessantes para que possam ser analisadas por você:

    Internacionais
    Amazon:  https://services.amazon.com.br/ (pode vender no Brasil, mas também em outros países);
    Etsy: https://www.etsy.com/

    Nacionais:
    Olist: https://olist.com/
    Tray: https://www.tray.com.br/lp/marketplaces/

    Mercado Livre: https://www.mercadolivre.com.br/

    Eu lembro que você também pode vender diretamente em lojas como o Magazine Luiza, Americanas, etc. Porém, o uso da marketplace vai fazer com que você economize com o envio por conta do contrato que empresas como Olist e Tray já possuem com os correios, por exemplo.

    Em todo o caso, avalie as taxas e as regras de cada marketplace antes de realizar suas operações. Lembro ainda que a qualidade das imagens de seus produtos, da descrição e da categorização deles é de suma importância para que eles sejam “acháveis” na internet.

    Mas caso você ainda não esteja pronto para isso, comece com uma página no Instagram e realize o seu atendimento via WhatsApp Business. Após acostumar-se com o processo de divulgação, negociação e entrega, você estará pronto para dar os próximos passos.

    Ver menos
  3. Bom dia, Algumas empresas que atuam como exchanges de criptomoedas no Brasil possuem um registro de Correspondentes de Instituições Financeiras (CNAE 66.19-3-02).  Esse é, pelo menos, o caso da NovaDAX. Você pode, inclusive, ler um descritivo sobre o licenciamento da empresa na Receita Federal do BrLeia mais

    Bom dia,

    Algumas empresas que atuam como exchanges de criptomoedas no Brasil possuem um registro de Correspondentes de Instituições Financeiras (CNAE 66.19-3-02).  Esse é, pelo menos, o caso da NovaDAX. Você pode, inclusive, ler um descritivo sobre o licenciamento da empresa na Receita Federal do Brasil ao acessar a página inicial deles: https://www.novadax.com.br/

    O descritivo fica no rodapé da página. Eu não encontrei o mesmo descritivo de forma explícita em outras exchanges.

    Espero ter ajudado.

    Ver menos