1. Olá Paulo Cesar, tudo bem? É muito importante se adiantar com novos serviços na sua empresa como o delivery. Também, melhorar a comunicação com seu cliente nesse período é fundamental, por isso você está colhendo frutos mesmo na crise. O Sebrae tem reforçado em toda seu comunicação a importância deLeia mais

    Olá Paulo Cesar, tudo bem?

    É muito importante se adiantar com novos serviços na sua empresa como o delivery. Também, melhorar a comunicação com seu cliente nesse período é fundamental, por isso você está colhendo frutos mesmo na crise.

    O Sebrae tem reforçado em toda seu comunicação a importância de comprar de pequenos negócios, especialmente próximo da sua casa, reforçando a economia local. Além disso, o Sebrae disponibiliza de forma gratuita o Mercado Azul (www.mercadoazul.sebrae.com.br) que é uma vitrine on line onde você pode divulgar a sua empresa.

    Caso você deseje mais orientações, ainda pode contar com ligações gratuitas pelo 0800-570-0800, ou acessar nosso portal pra encontrar mais de 100 cursos gratuitos, conteúdos, vídeos e orientação por chat.

    Espero ter te ajudado, bons negócios!

     

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  2. Oi Michelle, tudo bem? As operações comerciais presenciais estão severamente comprometidas em função das medidas de prevenção ao aumento de contágio do Covid-19. Contudo, em toda crise é possível olhar um problema por mais de um ângulo, por exemplo: o aumento do home office vai demandar uma utilizaçLeia mais

    Oi Michelle, tudo bem?

    As operações comerciais presenciais estão severamente comprometidas em função das medidas de prevenção ao aumento de contágio do Covid-19.

    Contudo, em toda crise é possível olhar um problema por mais de um ângulo, por exemplo: o aumento do home office vai demandar uma utilização mais intensa de computadores e periféricos, então seguindo todas as normas das autoridades sanitárias, você pode pensar em um atendimento como delivery, além de assistência remota a seus clientes mais importantes.

    É hora de organizar o cadastro dos seus clientes, intensificar a relação comercial e os contatos, redefinir preços, operações e serviços e apostar nas tecnologias digitais. Fica de olho nas nossas lives (no portal e nas redes sociais) e nos nossos conteúdos, tem muita coisa pra te apoiar.

    Espero ter te ajudado.

    Conte sempre com o Sebrae e bons negócios.

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  3. Oi Angélica, tudo bem? Respondendo a primeira parte da sua pergunta, que é "como abrir", o Sebrae conta com um banco de dados de mais de 400 ideias de negócios, que são documentos com uma estrutura completa de informações para abertura de novos empreendimentos. Vou deixar o link aqui pra você dar umLeia mais

    Oi Angélica, tudo bem?

    Respondendo a primeira parte da sua pergunta, que é “como abrir”, o Sebrae conta com um banco de dados de mais de 400 ideias de negócios, que são documentos com uma estrutura completa de informações para abertura de novos empreendimentos. Vou deixar o link aqui pra você dar uma olhada: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-imobiliaria,30c87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Sobre estratégias, ações e criação de diferenciais, o que te indico como primeiro passo é definir qual será o seu mercado. Ou seja, pra quem você vai vender, se será para pessoas físicas, pessoas jurídicas, pessoas de alta renda, pessoas de baixa renda, se serão clientes urbanos ou rurais.

    Feito isso, as estratégias devem seguir de acordo com o perfil e características desse mercado. É importante te dizer que em função do isolamento social preventivo à contaminação do Covid-19, ações básicas no ramo imobiliário como visitas aos imóveis praticamente não estão sendo realizadas, pois este não é considerado um serviço essencial.

    Por isso é importante inovar e se diferenciar, um excelente caminho é fortalecer a presença da sua marca e de sua empresa on line. Digitalizar o máximo de serviços que você puder, adotar tecnologias como visitas virtuais (muitos museus, galerias e eventos fazem isso e muitas imobiliárias no Brasil estão começando a fazer também), ter boas imagens, textos e conteúdos que agreguem valor ao seu cliente, como por exemplo indicando serviços e benefícios da região do imóvel ou apontando a possibilidade de retorno comercial com aquele ponto, caso esta seja a finalidade pretendida.

    E manter sempre o contato com o seu mercado, fidelizando-o e aumentando o seu relacionamento com ele, listas de transmissão podem ser um bom caminho, mas o contato personalizado ainda é a melhor.

    Espero ter te ajudado.

    Conte sempre com o Sebrae. Bons negócios.

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  4. Oi Fábio, como vai? De fato muitos negócios estão sendo afetados, mas muitos outros estão se reinventado neste momento de tantos desafios econômicos e, principalmente, sanitários. Muitas empresas tem encontrado saída para diminuir os impactos da crise no mercado on line, no delivery e no aumento doLeia mais

    Oi Fábio, como vai?

    De fato muitos negócios estão sendo afetados, mas muitos outros estão se reinventado neste momento de tantos desafios econômicos e, principalmente, sanitários.

    Muitas empresas tem encontrado saída para diminuir os impactos da crise no mercado on line, no delivery e no aumento do relacionamento com seus clientes, além de outras estratégias de mercado, como gift cards, clubes de compras, compras antecipadas, etc.

    Pra resposta ser a melhor possível, o ideal era entender melhor qual o seu negócio, o seu setor e o mercado que você está inserido.

    Espero ter te ajudado. Conte sempre com o Sebrae.

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  5. Oi Sherin, Tudo bem? O mercado imobiliário deve sofrer impactos distintos, por exemplo entre imóveis comerciais (shoppings, ruas de comércio, flats, etc), imóveis rurais, residenciais e imóveis de veraneio/temporada ou ainda o impacto na operação comercial (locação/venda). Além disso, também será diLeia mais

    Oi Sherin,

    Tudo bem? O mercado imobiliário deve sofrer impactos distintos, por exemplo entre imóveis comerciais (shoppings, ruas de comércio, flats, etc), imóveis rurais, residenciais e imóveis de veraneio/temporada ou ainda o impacto na operação comercial (locação/venda). Além disso, também será diferente segundo o nível de renda dos seus clientes (imóveis de luxo, populares, etc).

    O primeiro ponto é identificar o seu segmento de atuação e seu grau de dependência desse mercado, pra ver se é possível diversificar suas estratégias. Por exemplo, se você for um corretor focado em imóveis comerciais, a suspensão do pagamento de aluguéis de shopping ou a suspensão temporária de operação de comércio não essencial na maioria das cidades vai impactar seu negócio. Pois a recuperação do comércio nesses locais deve ser um pouco mais lenta. Mas uma opção para essa o segmento comercial são imóveis destinados a operações que não dependam de contato com cliente final, como por exemplo galpões para centros de distribuições e operações logísticas, já que o comércio digital deve ampliar.

    Se a sua carteira de clientes a maior parte da busca é por imóveis residenciais, é esperada a diminuição temporária no valor do metro quadrado, em função de um desaquecimento na economia. Porém, é importante lembrar que:

    1) A maior parte dos brasileiros considera imóvel um bom investimento.

    2) O crédito deve continuar sendo disponibilizado, com taxas reduzidas.

    3) Parece óbvio, mas quem inova, sai na frente.

    Já que atualmente está difícil sair com clientes para visitação de imóveis, pense em como a tecnologia pode te ajudar. Reforce sua presença digital, além dos anúncios simples e individuais, busque plataformas e marketplaces do seu setor. Invista em boas imagens, se puder chame alguém bom em fotografia (parceiro ou contratado).

    Hoje em dia podemos visitar museus e galerias no mundo inteiro em passeios virtuais, utilizando realidade aumentada e diversos outros recursos. Muitas imobiliárias já estão investindo nessa mesma lógica para comercializar seus imóveis e outras funcionalidades que podem ser pensadas são: simulação de decoração, informações sobre trânsito e serviços na vizinhança, além de simuladores financeiros para a operação desejada. Uma pesquisa on line em imobiliárias de referência pode te inspirar.

    Manter o contato nesse período, com informações úteis e relevantes para seus clientes, por exemplo podem ajudar muito na decisão final de compra.

    Espero ter te ajudado.

    Conte com o Sebrae, sempre e bons negócios.

     

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