1. Olá Diva! A missão de uma empresa é uma declaração sobre o que a organização é. Define seu propósito, finalidade de sua existência, motivo pela qual foi criada. Diz sobre onde ela está. É a identidade da empresa. O formato sugerido é: O que a empresa pretende fazer + para quem + de que forma. Por exLeia mais

    Olá Diva!

    A missão de uma empresa é uma declaração sobre o que a organização é. Define seu propósito, finalidade de sua existência, motivo pela qual foi criada. Diz sobre onde ela está. É a identidade da empresa.

    O formato sugerido é: O que a empresa pretende fazer + para quem + de que forma. Por exemplo:

    Realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e  superando as suas expectativas. (Lojas Americanas).

    Não deve-se, portanto, estabelecer objetivos financeiros na missão.

    Você pode ler mais sobre isso no seguinte artigo:

    https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RJ/Menu%20Institucional/Orienta%C3%A7%C3%A3o_Planejamento%20estrat%C3%A9gico.pdf

    Sobre o empreendedorismo por necessidade, que você chama de empreendedorismo de sobrevivência, não é nada negativo. Você sabia que, de acordo com o Global Enterpreneurship Monitor, em 2017,  59,4% dos
    empreendedores iniciais empreenderam por oportunidade e 39,9% por necessidade. É uma realidade no país e em muitas vezes é o início de um ciclo de sucesso.

    Espero ter ajudado!

     

    Um abraço

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  2. Olá Marta! A logística de entrega de produtos como refeições é um dos desafios dos empreendedores, e que foi facilitada com a chegada dos aplicativos de delivery, como if0od ou rappi. Como eles utilizam uma rede de entregadores cadastrados em suas plataformas, são a opção mais barata para aqueles neLeia mais

    Olá Marta!

    A logística de entrega de produtos como refeições é um dos desafios dos empreendedores, e que foi facilitada com a chegada dos aplicativos de delivery, como if0od ou rappi. Como eles utilizam uma rede de entregadores cadastrados em suas plataformas, são a opção mais barata para aqueles negócios que não possuem veículos próprios.

    Caso você tenha seu próprio veículo, uma opção é apostar na divulgação nas redes sociais e fazer a entrega a domicilio. Nesse caso, é importante começar testando com poucos clientes, para entender a demanda e a sua capacidade de entrega.

    Caso não possua um veículo, sugiro rever a precificação de seu produto para que você consiga utilizar essas plataformas de delivery, pois são a opção mais viável nesse caso. Considere incluir o custo com a utilização dessa plataforma no preço de seu produto. Nesse link você terá algumas orientações de como se cadastrar:

    https://blog.sebrae-sc.com.br/aplicativo-delivery/

    Não dixe de utilizar suas redes sociais para divulgar sua empresa nesse momento.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

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  3. Olá Fátima! Atualmente, um dos grandes aliados do pequeno empresário são as redes sociais. Além de possuírem um enorme alcance, já que as redes possuem milhões de usuários, elas são gratuitas e possibilitam expor fotos, trocar mensagens com potenciais clientes e ativar sua rede de contatos. Por issoLeia mais

    Olá Fátima!

    Atualmente, um dos grandes aliados do pequeno empresário são as redes sociais. Além de possuírem um enorme alcance, já que as redes possuem milhões de usuários, elas são gratuitas e possibilitam expor fotos, trocar mensagens com potenciais clientes e ativar sua rede de contatos.

    Por isso, não deixe de utilizar redes sociais para o seu negócio:

    • Se você é um artesão ou artesã, tem empresa de roupas ou de bijuterias, o Pinterest e o Instagram são boas opções.
    • Se a sua empresa é da área de TI ou uma startup, o Twitter pode ser uma boa opção.
    • Se você é um produtor de mel, por que não fazer vídeos com receitas com mel como ingrediente e colocar no YouTube?
    • Se a sua empresa atende outras empresas, foque o LinkedIn.

    Nesse link você poderá ter dicas básicas de como utilizar as redes sociais a seu favor:

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Ter um website próprio também é uma boa opção. Nesse curso online do Sebrae, você pode aprender a como criar um site para sua empresa:

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-criar-um-site-para-sua-empresa,b3e0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    O curso é gratuito e no final você ainda recebe um certificado.

    Espero ter ajudado!

    Um abraço!

     

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  4. Olá Milton! A divulgação pode ser feita por conta própria, ou seja, você mesmo divulgar em sua rede de contatos (amigos, familiares e conhecidos) o seu negócio. Neste caso, é importante que se tenha sempre em mãos um cartão com informações da empresa e contato. Você também pode utilizar o Whatsapp,Leia mais

    Olá Milton!

    A divulgação pode ser feita por conta própria, ou seja, você mesmo divulgar em sua rede de contatos (amigos, familiares e conhecidos) o seu negócio. Neste caso, é importante que se tenha sempre em mãos um cartão com informações da empresa e contato. Você também pode utilizar o Whatsapp, instagram e Facebook para que todos conheçam seu novo empreendimento. Sem dúvidas, as redes sociais são uma das principais ferramentas, e mais efeicientes, para essa divulgação.

    Também é importante utilizar a “propaganda boca a boca”, ou seja, fazer com o que seus clientes façam uma recomendação pessoal para seus conhecidos. Por isso, o bom atendimento é tão importante!

    Além disso, você pode recorrer a serviços de profissionais ou empresas especializadas, que fazem panfletagem, disparam e-mails, cuidam da presença online do negócio nas redes sociais, criam anúncios para rádio e TV, entre outros. Importante é que todos saibam que você está empreendendo e quais os serviços que você oferece.

    Você pode consultar aqui algumas dicas básicas para administrar suas redes sociais, que serão uma grande aliada na sua divulgação:

     

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Não deixe de procurar o Sebrae mais próximo de você. Existem diversos cursos e consultorias, sujeitos à disponibilidade em sua localidade, que podem te ajudar a ter mais presença digital, e assim fortalecer a divulgação da sua empresa!

    Atenciosamente,

     

     

     

     

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  5. Prezada Emanuely, Além das orientações dadas pela Thamiris, busque também no Sebrae mais próximo de você se há possibilidades de consultorias para você inovar na sua empresa. O Sebrae possui algumas soluções específicas para implementação de delivery que podem ser úteis para seu negócio.

    Prezada Emanuely,

    Além das orientações dadas pela Thamiris, busque também no Sebrae mais próximo de você se há possibilidades de consultorias para você inovar na sua empresa. O Sebrae possui algumas soluções específicas para implementação de delivery que podem ser úteis para seu negócio.

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