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Produza moda, confeccionando bolsas e mochilas

Produza moda, confeccionando bolsas e mochilas

Acessórios campeões de vendas

As linhas de produtos desenvolvidas na confecção de bolsas e mochilas são vastas. Incluem itens de todos os tipos, como transversais, side walk, mensager e bolsas de ombro. Além desses produtos que são líderes de vendas, ainda se caracteriza como oportunidade a produção de nécessaires, porta-moedas e porta-documentos.

Turistas, por exemplo, sempre demandam tais produtos. Seja antes ou durante a viagem. Isso porque esse tipo de acessório proporciona mais comodidade e conveniência, ao mesmo tempo em que serve como recordação de bons momentos vividos em seus passeios. Especialmente quando são temáticos.

Mas esse é um negócio que exige criação de produtos diferenciados e que atendam a novas exigências do mercado, o que implica na contratação ou na terceirização dos serviços de designers e outros profissionais de moda. As transformações estão ocorrendo em face do emprego de novos materiais e de materiais reciclados e/ou reutilizáveis. Atualmente, existe demanda para os artigos elaborados com insumos tradicionais, mas os confeccionados com material reciclado ou reciclável está crescendo rapidamente por conta da crescente conscientização da população por produtos ecologicamente corretos.

Materiais até então considerados inadequados para a fabricação de artigos de moda, hoje são amplamente utilizados, como câmaras de pneus, lonas de algodão cru, faixas e banners, fios de PET agregados a fios de algodão e couro vegetal. Tais materiais, aliados ao design criativo, resultam em produtos de forte apelo ecológico. Pode-se ainda misturar materiais ecológicos com materiais ditos nobres, como cristais e metais, além de se adicionar componentes adicionais obtidos do artesanato local. Essa mistura pode tornar as peças ainda mais exclusivas e proporcionar maior valor agregado, uma tendência que cresce cada vez mais no mercado como um todo.

Bolsas e Mochilas_CentroPor exemplo: a marca Vuelo, de Porto Alegre, usa borracha de pneu para produzir suas bolsas e acessórios sustentáveis. De acordo com o portal de notícias G1, as peças são montadas por coletivo de recicladores, costureiras, designers e artistas. Cada peça é única, seja pela textura da borracha que estampa, pelos forros multicoloridos ou pelo trabalho quase artesanal. No caso de a peça ficar velha, a empresa tem uma logística reversa para dar um fim consciente aos materiais, impedindo que voltem a ser resíduos.  A estratégia da empresa é fazer a diferença, criando novas formas de estar no mundo.

Uma marca que já se tornou referência nesse mercado é a Gilson Martins. Formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, ele transformou bolsas e carteiras em cartões postais do Rio de Janeiro. O artista contou ao Jornal O Fluminense que, influenciado por uma curadora de arte, produziu uma bolsa que não precisasse ser pendurada por mulheres em restaurantes. Assim criou a primeira “bolsa-arte” no formato do Pão de Açúcar. Atualmente, seus produtos são comercializados no mundo inteiro e já ganhou espaço em mostras no Museu do Louvre, no Festival de Cannes, na Semana de Moda de Milão e na Galeria Lafayette, em Paris.

 

Criando para a Copa do Mundo

Empresários que estejam desenvolvendo estratégias para vender produtos alusivos à Copa do Mundo precisam estar atentos a duas condições. A primeira é que podem vender legalmente produtos que utilizem cores e bandeiras de outros países, sem fazer referência a logos e marcas dos produtos oficiais. Produtos que contenham termos gerais relacionados ao futebol, ao Brasil ou qualquer outro país participante não infringem os direitos da FIFA, desde que não sejam usados juntamente com símbolos, elementos visuais e/ou referências à Copa do Mundo FIFA.

Porém, para usar qualquer símbolo oficial da Copa é necessário, obter licença antecipada pelas organizações credenciadoras. Para saber melhor sobre essa questão, acesse a publicação do SEBRAE Ideias de Negócios para 2014 – Moda: Produção de Bolsas e Mochilas.

 

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