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Principais indicadores de desempenho para E-commerce

Principais indicadores de desempenho para E-commerce

Com os avanços da tecnologia há cada vez mais facilidade quando o assunto é controle e gestão de empresas. Porém, a tecnologia também é responsável pelo aumento do volume de transações e consequentemente de dados disponíveis para analisar.

Em qualquer modelo de negócio é fundamental ter controle sobre indicadores para que se possa ter uma visão realista da situação da empresa. Através da análise dos dados é possível realizar tomadas de decisão mais assertivas ou até definir os rumos do negócio.

Entretanto é fácil observar empresas que exageram no momento de definir parâmetros de análise e acabam gerando uma alta demanda de trabalho para acompanhar indicadores que não são relevantes para o momento do negócio.

Para evitar que sua empresa desperdice tempo e energia controlando dados desnecessários, elaboramos este artigo com os principais indicadores de desempenho para serem acompanhados por um e-commerce. 

NÚMERO DE VISITANTES

Identificar o número de visitantes no site é essencial para determinar se as estratégias utilizadas para atração de clientes estão sendo eficientes. Ao identificar também quais são as principais fontes que estão trazendo os clientes pode ajudar muito a ter uma visão mais clara do negócio.

Se o e-mail marketing está trazendo mais resultados, pode ser vantajoso reforçar o investimento nessa estratégia, ou então buscar formas de replicar sua estrutura em outros canais.

VENDAS

Dentro dessa categoria pode haver subdivisões como identificar por número de vendas de embalagem plástica, ou então por valores monetários. Esse indicador irá determinar se as estratégias da empresa estão servindo ao propósito maior que é a venda.

TAXA DE CONVERSÃO

Trata-se da divisão do número de pedidos ou ações realizadas pelo número de visitantes no site multiplicados por 100. A porcentagem obtida determina se o e-commerce quanto dos visitantes estão de fato comprando.

Isso permite que se busque identificar quais as causas principais para que as pessoas não comprem e agir de forma corretiva.

TAXA DE APROVAÇÃO 

Resultado da divisão das vendas concluídas pelo número de pedidos, multiplicado por 100, demonstra quanto das vendas realizadas não foram de fato faturadas. Isso pode acontecer por questões de impedimentos no cartão de crédito ou até mesmo boletos gerados e não pagos.

Ao observar uma taxa de aprovação baixa, pode ser o momento de pensar estratégias de recuperação das vendas como forma de potencializar os lucros. Afinal a pessoa já demonstrou interesse na sinalização de segurança, por exemplo, talvez só precise de outra opção de pagamento.

CUSTO DE AQUISIÇÃO POR CLIENTE (CAC)

Obtido através da soma dos investimentos feitos na estratégia dividido pelo número de clientes adquiridos, o CAC representa a média de investimento necessário para conquistar um cliente para o seu e-commerce.

Quanto menor for esse custo, melhor tende a ser o lucro do seu negócio.

Não importa se seu e-commerce vende produtos bastante comuns como materiais de escritório ou mais específicos como ilhós para lona, é essencial apurar e acompanhar constantemente indicadores chave do negócio.

Dessa forma é possível basear a tomada de decisão em dados concretos bem como garantir que ações corretivas sejam tomadas de maneira ágil, caso necessário.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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