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Principais erros cometidos pelas franquias

Principais erros cometidos pelas franquias

Fonte: No Varejo
Falta de visão, de planejamento, imediatismo e cláusulas não específicas
em contratos são alguns dos fatores que podem acabar com uma franquia
O segmento das franquias voltadas ao varejo de produtos e prestação de
serviços cresce a cada ano no país – como mostram os índices apurados
pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que revelam que o
faturamento do setor foi superior a R$ 88 bilhões em 2011 e R$ 103
bilhões em 2012.
O crescimento da classe C no país, a facilidade do crédito para
pequenos empresários e a diversificação dos tipos franquias são alguns
dos principais fatores que atraem os brasileiros que têm o desejo de
abrir o seu próprio negócio – sejam eles pessoas que já tenham
experiência ou não. 
Confira os principais erros:
Falta de Visão
Uma das falhas cometidas por franqueados que não obtém sucesso é
pensar que não precisam se dedicar ao negócio da mesma forma como fariam
com uma empresa independente. “Essa mentalidade, que infelizmente ainda
existe entre alguns franqueados, pode não levar uma empresa franqueada
ao fracasso, mas certamente diminui bastante as perspectivas de êxito”,
analisa o consultor. Apoiados na infraestrutura da franqueadora, os
franqueados podem ter a falsa ideia de que não precisam reciclar
funcionários e divulgar ou expandir os negócios, por exemplo.

Falta de planejamento financeiro

Outro equivoco cometido pelos franqueados é a falta de planejamento
financeiro. Ter apenas o capital disponível para a abertura do negócio é
algo extremamente ariscado, pois existir o prazo para retorno dos
investimentos, diversos fatores, como a economia podem não favorecer o
mercado. “O franqueado precisa ter recursos disponíveis, pois todo o
negócio pode passar por cenários positivos e negativos”, alerta Fiorini.
Não conhecer bem a franqueadora
Mais um motivo que leva ao erro é não conhecer a fundo a empresa
franqueadora. O consultor explica que avaliar a rede franqueadora é ir
além de números atraentes fornecidos pela empresa, como conhecer o
perfil das pessoas que farão o elo entre franqueado e franqueador – já
que esses profissionais estarão em contato direto com o empreendedor da
franquia. “Saber como o quadro funcional de uma franqueadora pensa,
trabalha, age e se comunica é essencial para concluir se a franquia
atenderá as necessidades e expectativas a médio e longo prazo”, ressalta
Fiorini.
Imediatismo
O desejo de ganhar dinheiro rápido leva o franqueado à frustração.
Para evitar esse engano comum entre os empreendedores que querem se
tornar franqueados, cabe à franqueadora passar as orientações adequadas,
como prazos para retorno financeiro. 
Falta de suporte – Contrato
Fiorini revela que muitas redes franqueadoras não especificam em
contrato qual o tipo de suporte que oferecem aos franqueados. O
consultor deixa uma importante dica para aqueles que pretendem investir
em uma franquia: “Antes de fechar o negócio, o futuro franqueado deve se
atentar e exigir que os detalhes estejam especificados no contrato –
isso inclui desde os valores envolvidos nas transações até a
periodicidade de treinamentos ou visitas”.
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