Antes de abrir um negócio, é essencial tomar alguns cuidados. E com os empreendimentos do setor de brechós não é diferente! São iniciativas como estudar bem o mercado e estar qualificado para fazer uma boa gestão da sua empresa. Confira, neste post, dicas para começar certo o seu brechó:
1) Segmento de atuação
Escolha em que o segmento de atuação do seu brechó. Você poderá escolher entre ter um brechó feminino, masculino ou infantil ou poderá escolher trabalhar para um público misto. É muito importante que você identifique também o tipo de cliente que você atenderá, se será um público popular ou mais exigente quanto a marcas.
2) Pesquise a concorrência
Visite os melhores brechós de sua cidade, navegue em brechós on-line e converse com os proprietários, identifique oportunidades e riscos.
3) Planeje
Elabore o Modelo de Negócio para criar, recriar uma proposta de valor para seu negócio e inovar. Só elabore o Plano de Negócio, após ter o Modelo de Negócio validado.
4) Tipo de empresa
Escolha a modalidade de empresa que melhor atende sua necessidade e previsões de faturamento. Existem três modalidades: micro empreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empreendimento de pequeno porte (EPP).
5) Canais de comercialização
Uma importante definição que deve constar no planejamento é a escolha dos canais de comercialização do brechó. Isso será essencial para definir se a abertura se dará com loja física, loja virtual ou comercialização por rede social, por exemplo.
6) Ponto comercial
Na escolha do ponto comercial, é importante levar em consideração aspectos como: hábitos de consumo do público que se deseja atingir, a concorrência, a proximidade de sua residência, se permite fácil estacionamento, segurança, fluxo de pessoas, dentre outros.
7) Informe-se
Cadastre-se no Portal do Sebrae para ter acesso a um conjunto de informações sobre Gestão, sob forma de artigos, livros, vídeos, áudios e notícias. Você pode contar também com o aconselhamento on-line de um especialista em pequenos negócios.
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Fonte: Melhores práticas para o comércio de brechó.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.