Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Prestador de serviços: entenda a importância de formalizar sua empresa

Prestador de serviços: entenda a importância de formalizar sua empresa

Todo prestador de serviços precisa entender a importância de formalizar a sua empresa. Afinal, atualmente vivemos um nível recorde de trabalhadores autônomos informalizados, o que pode trazer prejuízos consideráveis para a sua atuação profissional. No entanto, ainda hoje a resistência à ideia da formalização impede que milhões busquem esse recurso.

E se formalizar é fácil, não necessitando ir muito longe para isso. Por exemplo, qualquer escritório de contabilidade em Volta Redonda (caso você seja da cidade) pode ajudar nisso. Em muitos casos, especialmente nos dos MEIs, a formalização acontece em questão de minutos. Em outros cenários, leva alguns dias ou semanas até conseguir finalizar o processo.

Você é prestador de serviços e quer entender a importância de formalizar sua empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Importância de formalizar empresa de prestação de serviços: 5 pontos

1. Benefícios da Previdência Social

Se você presta serviços de maneira autônoma, sem formalização (como um eletricista, encanador, publicitário ou qualquer outra profissão), você perde a opção de receber benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, auxílio-doença e outros.

No entanto, a formalização via MEI (Microempreendedor Individual) é uma ótima solução para prestadores de serviços, pois garante esses benefícios para o profissional autônomo.

Se você formalizar a sua atuação profissional em outro tipo de empresa (como EIRELI, por exemplo), não terá acesso a esses benefícios. No entanto, poderá faturar um valor maior para pagar os benefícios por fora, em soluções privadas.

2. Possibilidade de atender empresas

Um fato interessante é que os prestadores de serviços informalizados não podem atender empresas (pelo menos não aquelas que pedem nota fiscal). Afinal de contas, se você não for formalizado, não pode emitir as notas.

Portanto, a formalização da sua prestação de serviços aumenta o leque de potenciais clientes a contratar. Imagine que você é um gestor de mídias sociais: sem a formalização, pode atender apenas clientes Pessoa Física. Com a formalização, pode atender empresas de todos os tipos.

Aumentar o seu leque de potenciais clientes traz mais oportunidades de negócios e chances de faturamento para você. Isso resulta em mais vendas e, claro, uma vida financeira mais saudável.

3. Benefícios fiscais

A formalização do seu negócio dá acesso a certos benefícios fiscais que você não tem se estiver informalizado. Por exemplo, podemos citar a redução da alíquota tributária no imposto de renda.

Isso mesmo: se você declarar os seus ganhos como Pessoa Física, provavelmente pagará a maior alíquota tributária, de 27,5%. Já se declarar como Pessoa Jurídica, muito provavelmente ficará na faixa dos 15% ou menos.

Além disso, existem vários descontos pensados para empresas de diversos tipos e tamanhos. Dependendo do seu tipo de negócio, poderá usufruir desses benefícios.

4. Contratações legalizadas

Dificilmente você conseguirá dar conta de todo o trabalho que terá na sua empresa por conta própria. Por isso, terá de fazer contratações. No entanto, as contratações só podem ser legalizadas se você tiver uma empresa para fazê-las.

Sem uma empresa, os profissionais que trabalharão ao seu lado estarão informalizados também e isso abrirá margem para um processo trabalhista, caso eles decidam que esse é o melhor caminho.

Afinal de contas, você tem a obrigação de registrá-los e fazer os recolhimentos patronais para o INSS, por exemplo, além de cumprir com outras obrigações. Se não fizer tudo isso, estará vulnerável a punições na Justiça do Trabalho.

Normalmente, essas punições podem ser bem severas, incluindo multas altíssimas e a obrigatoriedade de abrir CNPJ, contratar os funcionários e pagar todos os salários e direitos atrasados, com correção monetária e juros.

Portanto, o melhor a fazer é evitar esse tipo de punição e já contratar todos os profissionais do jeito certo desde o início.

5. Melhor gestão

Por fim, formalizar a sua empresa permite que você tenha uma melhor gestão do seu negócio. Afinal de contas, com a empresa aberta certinho, com um regime tributário adequado, profissionais devidamente registrados, você terá mais ferramentas para poder controlar a sua empresa.

Essas ferramentas, que incluem benefícios fiscais, marketing e outras ações, garantirão maior eficácia para a sua empresa de prestação de serviços e levarão o seu negócio para um outro patamar.

Sem esses cuidados básicos, você não conseguirá fazer o seu negócio prosperar, especialmente não de maneira escalável. Se você quer que a sua empresa de prestação de serviços suba de nível de maneira considerável, o melhor a fazer é se formalizar para poder ter a estrutura básica para aumentar de tamanho quando necessário.

Pronto! Agora que você, prestador de serviços, entendeu a importância de formalizar a sua empresa, é hora de avançar nisso e procurar um escritório de contabilidade na sua cidade que possa cuidar desse trabalho para você. Assim você evita problemas com a Receita Federal e pode aproveitar todos os benefícios de estar formalizado na sua área.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!

You must login to add a comment.

Posts relacionados