CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Presidente da Costa Rica participa da abertura do Fórum de Sistemas de Garantia

Presidente da Costa Rica participa da abertura do Fórum de Sistemas de Garantia

A presidenta da Costa Rica, Laura Chichilla (esq),
e  a ministra da Economia, Mayi Antillón (dir),
participam do Fórum de Sistemas de Garantias

O XVI Fórum Iberoamericano de Sistemas de Garantias e Financiamento das Micro e Pequenas Empresas (MPE) que acontece em San José, no período de 8 a 9 de setembro, na Costa Rica, foi aberto pelo secretário técnico da Rede Iberoamericano de Garantias (Rogar), Pablo Pombo. O coordenador da comissão organizadora do evento saudou os participantes e apresentou um histórico do movimento em favor da democratização do acesso ao crédito para as MPE nos continentes americanos e nos países ibéricos, que começou, no México, em 1999.

A edição costa-riquenha do Fórum reúne representantes de mais de 20 países, entre eles o Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Portugal e Espanha, entre outros. A pauta do evento prevê a apresentação de boas práticas de construção das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), bem como as perspectivas e os desafios colocados para as MPE da região. A delegação brasileira é formada por cerca de 30 dirigentes das SGC em operação e em fase de criação, de lideranças de entidades empresariais, de gestores públicos e diretores, gerentes e analistas do Sistema Sebrae.

A presidenta da Costa Rica, Laura Chichilla Miranda, participou da abertura do Fórum e destacou a importância das MPE para seu país. “As micro e pequenas empresas têm um significado especial para nosso desenvolvimento sócio-econômico já que respondem por mais de 90% do parque produtivo da Costa Rica”, assinalou. Apesar de a experiência de mecanismos de garantia de crédito ser recente, o país já conta com dois fundos de aval e, atualmente, está aprimorando o marco regulatório do setor. “Uma das mudanças que queremos promover é o acesso das MPE às compras estatais”, registrou.

A prioridade dada às MPE foi confirmada pela ministra da Economia, Indústria e Comércio da Costa Rica, Mayi Antillón Guerrero. “O setor é o principal motor da economia e do desenvolvimento social do nosso país. A possibilidade de sediar esse Fórum é de extrema importância para incrementarmos o modelo das SGC da Costa Rica”, afirmou.

O primeiro painel do Fórum vai discutir a situação atual e as perspectivas dos programas de garantia da Costa Rica. Os participantes também vão debater as experiências de sustentabilidade dos sistemas de garantias em várias regiões do mundo. O diretor Técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, fará, nesta quinta-feira (8), uma exposição para apresentar a experiência brasileira.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae