Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Presidente da Costa Rica participa da abertura do Fórum de Sistemas de Garantia

Presidente da Costa Rica participa da abertura do Fórum de Sistemas de Garantia
A presidenta da Costa Rica, Laura Chichilla (esq),
e  a ministra da Economia, Mayi Antillón (dir),
participam do Fórum de Sistemas de Garantias

O XVI Fórum Iberoamericano de Sistemas de Garantias e Financiamento das Micro e Pequenas Empresas (MPE) que acontece em San José, no período de 8 a 9 de setembro, na Costa Rica, foi aberto pelo secretário técnico da Rede Iberoamericano de Garantias (Rogar), Pablo Pombo. O coordenador da comissão organizadora do evento saudou os participantes e apresentou um histórico do movimento em favor da democratização do acesso ao crédito para as MPE nos continentes americanos e nos países ibéricos, que começou, no México, em 1999.

A edição costa-riquenha do Fórum reúne representantes de mais de 20 países, entre eles o Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Portugal e Espanha, entre outros. A pauta do evento prevê a apresentação de boas práticas de construção das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), bem como as perspectivas e os desafios colocados para as MPE da região. A delegação brasileira é formada por cerca de 30 dirigentes das SGC em operação e em fase de criação, de lideranças de entidades empresariais, de gestores públicos e diretores, gerentes e analistas do Sistema Sebrae.

A presidenta da Costa Rica, Laura Chichilla Miranda, participou da abertura do Fórum e destacou a importância das MPE para seu país. “As micro e pequenas empresas têm um significado especial para nosso desenvolvimento sócio-econômico já que respondem por mais de 90% do parque produtivo da Costa Rica”, assinalou. Apesar de a experiência de mecanismos de garantia de crédito ser recente, o país já conta com dois fundos de aval e, atualmente, está aprimorando o marco regulatório do setor. “Uma das mudanças que queremos promover é o acesso das MPE às compras estatais”, registrou.

A prioridade dada às MPE foi confirmada pela ministra da Economia, Indústria e Comércio da Costa Rica, Mayi Antillón Guerrero. “O setor é o principal motor da economia e do desenvolvimento social do nosso país. A possibilidade de sediar esse Fórum é de extrema importância para incrementarmos o modelo das SGC da Costa Rica”, afirmou.

O primeiro painel do Fórum vai discutir a situação atual e as perspectivas dos programas de garantia da Costa Rica. Os participantes também vão debater as experiências de sustentabilidade dos sistemas de garantias em várias regiões do mundo. O diretor Técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, fará, nesta quinta-feira (8), uma exposição para apresentar a experiência brasileira.

You must login to add a comment.

Posts relacionados