CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Preciso ter código de barras DUN-14 para caixas?

Preciso ter código de barras DUN-14 para caixas?

Os códigos de barra têm grande utilidade na área logística das empresas, tanto para receber, enviar ou estocar mercadorias.

Apesar de os códigos serem bem semelhantes uns com os outros, desde o número até a barra, nem todos possuem o mesmo propósito.

Se você deseja descobrir agora como aperfeiçoar o envio e recebimento de mercadorias em grande volume, leia esse artigo até o final.

Além da utilização de código EAN-13 no registro individual de produtos, é possível usar um código chamado DUN-14 ou ITF-14 para registrar caixas, paletes e containers.

 

Por isso, irei lhe explicar porque deve utilizar código de barras DUN-14 para grandes volumes de mercadorias.

O que é o código DUN-14?

O código de barras DUN-14 (Distribution Unit Number) é um código de barras com 14 dígitos que é utilizado para mercadorias em grandes volumes como caixas, paletes e containers.

Ele deriva do código EAN-13, por isso possui um dígito a mais em sua composição, o que ajuda na identificação do produto dentro da embalagem.

O DUN-14 é um código EAN-13 precedido de uma variante, que indica quantas unidades do produto estão presentes na embalagem.

Ele permite que varejistas e atacadistas registrem várias unidades da mercadoria de uma única vez, conferindo agilidade e rapidez no processo.

Podemos usar o exemplo de um feijão que é vendido em um supermercado por unidade, e carrega um código de barras EAN-13, porém, esse feijão é vendido para o supermercado em caixas contendo 50 unidades. As caixas contendo 50 unidades de feijão carregarão o código de barras DUN-14.

Diferença entre o código EAN-13 e DUN-14

Primeiramente a diferença básica e óbvia entre os códigos de barras EAN-13 e DUN-14 é que o primeiro tem 13 dígitos e o segundo possui 14 dígitos.

O código EAN-13 é utilizado para registrar produtos de modo individual, ou seja, se 1 saco de feijão for registrado com um código de barras EAN-13 aquele será seu registro individual, não podendo trocar de registro. Da mesma maneira, o código EAN-13 não poderá ser utilizado em outro produto.

Já o código DUN-14 foi criado com a intenção de registrar produtos em grande quantidade, embalados de maneira uniforme e com o mesmo produto.

O que isso significa dizer que se houver 5 pacotes de feijão e 1 saco de arroz dentro de uma caixa, ela não pode ser registrada com um código DUN-14, pois o DUN-14 é derivado do código EAN-13 de um modelo único de produto, como o feijão.

Onde utilizar o código de barras DUN-14

O principal foco das empresas é produzir um produto de qualidade, e muitas vezes é deixado de lado a confecção de embalagens descentes para as mercadorias.

Sabemos que o código de barras DUN-14 é para utilizar em caixas, paletes e containers, mas qual será a verdadeira utilidade desses itens na logística das corporações?

As embalagens têm grande importância na acomodação, integridade física e informações dos produtos.

Os paletes, geralmente em madeira, plástico ou metal, são usados como base para acomodar produtos acabados e auxiliar na movimentação da mercadoria dentro do depósito ou estoque.

Os containers têm a função de transportar o maior volume de mercadoria por vias marítimas, ferroviárias, rodoviárias e hidroviárias.

A utilização de containers na logística de produtos traz as vantagens de oferecer maior segurança para a carga, reduzir os custos com combustíveis e assim diminui a emissão de poluentes na atmosfera.

Todos esses métodos de alocação de mercadoria necessitam do uso do código de barras e são essenciais tanto para importação quanto exportação de mercadorias.

Benefícios do código DUN-14

O uso do código de barras DUN-14, além de ser especificado na lei de muitos países, traz diversos benefícios para a organização, como, por exemplo:

Melhor organização da mercadoria: identificar uma grande quantidade de produtos do mesmo modelo através do DUN-14 facilita a estocagem, despacho e recebimento de mercadorias.

Atendimento ao mercado: como dito anteriormente, muitos países estipulam como regras de importação e exportação que certas mercadorias estejam registradas com códigos específicos. Por isso, utilizar códigos DUN-14 otimiza o processo de negociação, por haver uma facilidade de comercialização para quem possui esse modelo de código.

Aumenta nas vendas dos produtos: utilizar o código DUN-14 no estoque de mercadorias facilita o processo de vendas, pois, quanto mais fácil se desenrola a negociação do produto perante ao valor de mercado da mercadoria, mais as empresas irão buscar os serviços do negócio.

Agilidade nos processos logísticos: quando a empresa possui suas mercadorias disponíveis com códigos DUN-14, movimentar a carga se torna muito mais veloz e prático, já que o registro dos produtos será feito em conjunto.

Por que utilizar o DUN-14 em caixas?

Claro que em tempos de crise econômica todas as empresas buscam cortar gastos, estruturar novas formas de receita e entender qual é a tendência de mercado.

Atualmente, quem puder manter seu negócio aberto com o menor custo será quem conseguirá sobreviver na crise. Mas, ao cortar gastos deve-se analisar quais são as práticas que podem ser reduzidas, cortadas ou substituídas.

Vamos supor que você tenha um empreendimento que compra e vende mercadorias em atacado. Imagine se a partir de amanhã começassem a ser utilizados apenas códigos EAN-13 em seu estabelecimento?

Em um primeiro momento, você economizaria no valor dos códigos DUN-14 para a movimentação das caixas. Porém, depois de 1 ou 2 meses seria necessário até contratar mais funcionários, pois a velocidade de recebimento e despacho de mercadorias se tornaria muito lento.

Viu o motivo de utilizar o DUN-14 em caixas? Seu negócio deve cortar gastos em ações que não trazem um impacto direto para o serviço.

Quando seu empreendimento parar de utilizar o código DUN-14 em caixas, tenha certeza que ele estará próximo da falência.

Onde posso comprar o código de barras DUN-14?

Existem muitas empresas que comercializam o código de barras DUN-14, oferecendo diversos descontos, promoções ou ofertas de valores bem duvidosos.

Porém, são poucas que oferecem códigos autênticos e 100% genuínos, ‎ de uso global, com menor preço do Brasil e com todos com certificado de autenticidade.

Além disso, com a opção de pagamento de diversas formas, seja por cartão de débito, crédito ou boleto.

Caso sua loja virtual, física ou e-commerce necessite utilizar o código DUN-14, CLIQUE AQUI!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Conceito JobBoas respostas


Me siga