Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Potenciais Negócios do Coco Verde

Potenciais Negócios do Coco Verde

Os dados divulgados pela Embrapa em 2012 sobre o consumo do coco apontam um crescimento de mercado estimado em 20% ao ano. A origem dos cocos consumidos por brasileiros e estrangeiros é, principalmente, o litoral nordestino.

Os dados são do IBGE de 2010 e pontam que dentre os 10 maiores produtores de coco do Brasil, 7 eram da região Nordeste, conforme ilustra do quadro abaixo:

Coco_Tab

Os comerciantes das praias brasileiras sabem que coco é um produto que não pode faltar para seus clientes. Especialmente em temperadas turísticas, quando o grande volume de viajantes incrementa a demanda por coco verde e o aumento da comercialização torna-o um negócio ainda mais rentável. Mas o aumento do consumo da água-de-coco aumenta também o impacto do produto no lixo das cidades. A Embrapa estima que sejam gerados cerca de 6,7 milhões de toneladas de casca de coco verde/ano.

A maior parte dos consumidores descarta cocos em locais inapropriados. Comerciantes, também. A ausência de iniciativas por parte destes comerciantes distancia empresas, sociedades e governos dos benefícios da logística reversa.

As cascas desses produtos, que poderiam ser aproveitadas para gerar uma série de subprodutos, acabam ocupando espaços indevidos por longos 12 anos, que é o tempo médio de decomposição.

Para transformar essa realidade, a Embrapa realiza, há anos, estudos visando o aproveitamento da casca do coco verde. Hoje já é possível aproveitar 80% do seu resíduo. O fato é que o coco verde é um produto altamente sustentável. O fruto é totalmente aproveitável e gera potenciais oportunidades de negócios para os empresários brasileiros. Veja:

Alimentação animal: através do processamento industrial, ou seja, durante a produção de leite de coco, é feita a extração de óleo de coco, obtendo-se um resíduo – a torta de coco – que pode ser ministrado ao rebanho como fonte de proteínas e energia.

Fonte de energia: o casquilho é utilizado para a produção de carvão, carvão para gasogênio, carvão desodorizante e carvão ativado, em substituição ao carvão mineral. O coque metalúrgico, pelo seu alto valor calorífico e baixo teor de cinzas, viabiliza seu uso na ourivesaria, metalurgia e indústria artesanal.

Fonte de açúcares e sais minerais: geralmente desperdiçada pela indústria, a água de coco seco poderia ser utilizada para fornecer açúcares e sais minerais, principalmente potássio. Cada litro de água de coco maduro contém, aproximadamente, 20g de extrato seco de sais minerais.

Fonte de fibras: da casca do coco são extraídas fibras de diferentes comprimentos que servem na fabricação de uma diversidade riquíssima de artigos como vestuário, tapetes, sacaria, almofadas, colchões, acolchoados para a indústria automobilística, escovas, pincéis, capachos, passadeiras, tapetes, cordas marítimas, cortiça isolante, cama de animais.

Adubo orgânico: os resíduos de matéria vegetal resultante da extração das fibras das cascas possuem, geralmente, uma grande umidade que, após uma secagem natural e queima podem retornar ao coqueiral em forma de cinzas que contêm, segundo Y. Frémond (1969), 30% em K2O (óxido de potássio). Caso as cascas não sejam queimadas, pode o produtor incorporá-las ao solo como adubo orgânico fornecendo nesse caso, 3,5% em K2O.

Indústria química: o óleo de coco, extraído a partir da copra, tem propriedades combustíveis e é matéria-prima na fabricação de diversos produtos: borracha sintética, margarina, cosméticos, fluidos para freios hidráulicos de aviões, resinas sintéticas, inseticidas e germicidas, agente plastificador de vidros de segurança, adesivo no processamento de lubrificantes, na fabricação de glicerina e, principalmente, nas indústrias de sabões e detergentes que preferem o óleo de copra pelas suas características próprias como espumante, bactericida, germicida, e, principalmente, por ser biodegradável, portanto, não poluidor do meio ambiente, como acontece com outros tipos de detergentes e saponáceos. Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos que ainda dispõe de outras matérias primas para obter óleos comestíveis (soja, algodão, girassol), o óleo de coco é altamente utilizado na fabricação de álcool graças ao teor de ácidos láuricos e ácidos saturados de menor peso molecular. Ele serve, especialmente, na fabricação de detergentes, como os sulfatos de álcool não poluentes, devidos às suas propriedades biodegradáveis. A indústria de plásticos utiliza-se também dos álcoois derivados do óleo de coco.

O Sebrae e a sustentabilidade

O Sebrae é uma instituição com papel atuante no tema da sustentabilidade, pois a percebe como um fator de ganho de competitividade para milhares de micro e pequenas empresas.

No Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) – a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae especializada sobre o tema e responsável pela geração e irradiação de conhecimento e cultura de sustentabilidade para mais de 700 unidades de atendimento da instituição distribuídas no país – um dos temas prioritários que norteiam a atuação é a gestão de resíduos. Para ter acesso ao material produzido pelo CSS, acesse http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Nosso-trabalho/Nosso-trabalho

Lá também é possível conhecer o exemplo de uma empresa incubada que produz biomanta, substrato e outros produtos de fibra de coco.

Busque mais informações também no Sebrae localizado em seu estado, identificando o endereço e as formas de atendimento em http://www.sebrae.com.br

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados