CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Responsabilidade social empresarial e valor compartilhado

Com a estabilidade do capitalismo em praticamente todas as partes do planeta, fica cada vez mais evidente a importância das empresas na geração de riquezas das economias. No entanto, no decorrer do tempo, com a expansão demográfica e econômica e por uma desatenção por parte das empresas, surgiram vários problemas sociais, ambientais, de saúde e outros que afetam as comunidades ao redor do mundo. Aliados a isso, também podemos citar a falta de eficiência administrativa dos governos em solucionar tais problemas da comunidade. A função tradicional da empresa é maximizar os lucros dos seus acionistas, geralmente mantendo certo distanciamento dos aspectos sociais. Mas, com o passar do tempo, foram criadas ...

Ler mais ou responder
A competitividade da indústria brasileira

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou em Brasília a sétima edição do Encontro Nacional da Indústria. O evento, realizado no final de 2012, debateu uma série de temas relacionados à competitividade da Indústria Nacional, tendo na inovação a grande a grande mola propulsora da competitividade. No entanto, faz-se necessário que sejam sempre crescentes os investimentos em educação técnica, com o objetivo de se obter um aumento de eficiência da mão de obra. Ainda existe, contudo, um grande desafio do País em aproximar Escolas/Universidades/Institutos de Pesquisa das empresas, pois tal convergência é fundamental para o aumento da produtividade. Ainda no campo da inovação, foram apresentadas alternativas, como: o uso ...

Ler mais ou responder
Copa do Mundo construída em rede

Por meio da evolução das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC), os relacionamentos pessoais e empresariais se desenvolveram grandemente, principalmente pelo intensivo uso das redes sociais para compartilhar ou divulgar ideias, manifestos e momentos pessoais e familiares; fazer propaganda de nossos projetos e negócios; e até estudar, pesquisar e namorar. Enfim, é possível realizar uma série de atividades com pessoas vizinhas ou localizadas a milhares de quilômetros. Mas o que a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil tem haver com as TIC? Simplesmente tudo! Um grupo de cientistas brasileiros do Rio Grande do Norte e de São Paulo do Instituto Internacional de Neurociências de Natal ...

Ler mais ou responder
Comércio eletrônico nas compras públicas

O Comercio Eletrônico no Brasil faturou R$ 18,7 bilhões em 2011, crescimento de 36% em relação a 2010. Para 2012, a previsão é que o volume de vendas seja 25% maior comparativamente a 2011, segundo dados do Fecomércio/SP. Este canal de comercialização tem se intensificado a cada ano, consequência da globalização e da crescente evolução da Web. Esta poderosa ferramenta também ganhou importância no âmbito das compras públicas. Em 2002, passou a vigorar no Brasil a Lei 10.520, que regula a modalidade de licitação Pregão (presencial ou eletrônico) para aquisição de bens e serviços comuns. Com a introdução do pregão eletrônico, o governo passou a ...

Ler mais ou responder
Máquinas de vendas automáticas são oportunidades de negócio

Em recente missão técnica aos Estados Unidos, me deparei com um típico negócio peculiar da cultura americana: máquinas de vendas automáticas. Aqui no Brasil o uso deste tipo de equipamento ainda é tímido, pois segundo dados da Associação Brasileira de Vendas Automáticas (ABVA), temos 2.500 habitantes para uma máquina e o faturamento previsto para este ano é de US$ 300 milhões. Nos EUA, para cada 90 pessoas existe um equipamento e o faturamento em 2011 foi de US$ 36 bilhões. O surpreendente é que vários tipos de produto são comercializados nessas máquinas: -    Ticket de estacionamento; -    Jornais, revistas e livros; -    Bebidas em geral; -    Guloseimas. Mas o que mais me chamou a atenção foi uma máquina ...

Ler mais ou responder
Hora de você salvar o planeta

[caption id="attachment_17683" align="alignright" width="273" caption="Brasil deverá dar o correto destino para seu lixo (foto: Marcello Casal Jr./ABr)"][/caption] Você sabia que existem aproximadamente mais de seis mil satélites girando na órbita da Terra? E que em algum momento eles podem simplesmente cair em qualquer lugar e inclusive causar interferências no sinal de aparelhos eletrônicos como celular, GPS e outros? Em 2010, o Brasil sancionou a lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e demarca, entre as metas mais imediatas, o fim dos lixões até o final 2014. No entanto, segundo estudo realizado pelo IPEA, dificilmente essa meta será cumprida. Isso porque existem¬ mais de 2.900 lixões espalhados por 2.810 municípios ...

Ler mais ou responder
Juntos é mais negócio

Em 2005, um grupo de supermercadistas da Bahia participou de um evento e teve acesso a informações sobre a metodologia de implantação da Central de Negócios, ferramenta desenvolvida pelo SEBRAE, por meio de uma palestra realizada pela Suely Carvalho Santana de Paula, técnica do Sebrae/BA. A ideia de cooperar com o seu concorrente e ainda ganhar com isso chamou atenção desses empreendedores. A partir daí, colocaram em prática suas características empreendedoras e foram em busca de mais informações sobre o assunto, se reuniram e iniciaram o trabalho de construção do grupo. Muitos foram os desafios ao longo do caminho, mas graças ao forte espírito empreendedor e a sedimentação da cultura de ...

Ler mais ou responder

[caption id="attachment_2037" align="alignleft" width="248" caption="Acesse o site do Sebrae 2014 e saiba mais como aproveitar as oportunidades da Copa"][/caption] Em aproximadamente 801 dias sediaremos o maior evento de futebol do mundo: a Copa do Mundo 2014, promovida pela FIFA. Como esta edição ocorrerá no Brasil, além de torcemos para a nossa seleção levar o caneco, também podemos aproveitar várias oportunidades de negócios que já estão surgindo nas 12 cidades que sediarão o evento (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Segundo mapeamento do Sebrae, há mais de 900 oportunidades de negócios geradas pela Copa 2014 por meio das quais empreendimentos de micro e pequeno porte podem se beneficiar. Estas ...

Ler mais ou responder
Definição estratégica de canais de comercialização

[caption id="attachment_2022" align="alignleft" width="221"] A escolha do canal de venda deve ser feita com base no consumidor e características do produto/serviço[/caption]Os canais de comercialização são, segundo as teorias de Marketing, toda e qualquer forma na qual o nosso cliente tem acesso a nossos produtos ou serviços. É uma importante estratégia comercial, ainda que muito relegada por alguns empresários, o que em mercados de maior acirramento da concorrência pode levar à falência da empresa.Não é muito difícil deparamos com empresas que têm produto, preço e propaganda adequados ao seu mercado-alvo, mas têm dificuldades em disponibilizar essa solução para o seu consumidor final, ou seja, o cliente tem grandes obstáculos para contato e aquisição daquele produto. Também encontramos casos que existem poucas ...

Ler mais ou responder
O Brasil tem roteiros ou produtos turísticos?

[caption id="" align="alignleft" width="206" caption="Despreparo: dona de barraca de tapioca na praia reclama que o número de clientes está atrapalhando a ver sua novela"][/caption] Recentemente, estive de férias no litoral do Nordeste brasileiro. Visitei as mais belas praias e paisagens que existe no mundo. Durante a viagem, pude perceber que o País evoluiu muito, nos últimos anos, no setor de Turismo, com a criação de roteiros turísticos, capacitação gerencial de empreendimentos, mão-de-obra e investimentos em infra-estrutura. Apesar deste crescimento, fica a dúvida: o Brasil tem roteiros turísticos ou produtos turísticos? Conceitualmente, em administração e marketing, produto é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituídos através do processo de produção para atendimento de necessidades ...

Ler mais ou responder

[caption id="attachment_1675" align="alignright" width="198" caption="Lojas utilizam tecnologia para detectar a presença dos clientes e enviar SMS com promoção exclusiva"][/caption] O Brasil atingiu a marca de 210,5 milhões de assinantes de telefonia celular em março deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 53,9 milhões em outubro de 2011, crescimento de 68,4% em relação a outubro de 2010, quando havia 32 milhões de acessos. Do total de acessos de outubro de 2011, 16,3 milhões foram de conexões em banda larga fixa e 37,6 milhões em banda larga móvel. Do total de conexões móveis, 7,4 milhões são de modems e 30,2 milhões de celulares de terceira geração (3G). Nos dias de hoje, ...

Ler mais ou responder

[caption id="attachment_1671" align="alignleft" width="221" caption="Para laçar a clientela, é preciso desenvolver o melhor produto com e para consumidores"][/caption] Nunca é demais lembrar que marketing não é somente promoção. É a ciência de identificar, satisfazer e/ou superar as expectativas do público alvo. Com o acirramento da concorrência por meio de uma gama de produtos e serviços existentes dentro e fora do Brasil, precisamos estar antenados a alguns pontos: - Tentar fazer o melhor produto sempre. Fazer as coisas mais rápidas e baratas não é mais suficiente. O tempo é de fazer produtos com e para clientes e não fazer clientes para produtos. - Convidar os seus clientes “fans” para moldar campanhas e desenvolver os novos produtos de sua empresa. Essa ação faz com que os ...

Ler mais ou responder