CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como anunciar sua empresa no Mercado Azul do Sebrae?

Você sabia que mais de 75% dos pequenos negócios no Brasil não aparecem nos sites de busca? Com o Mercado Azul, você terá a oportunidade de ser encontrado na internet; além de fazer parte da nossa plataforma.  O Mercado Azul é uma vitrine digital de negócios do Sebrae, gratuita e voltada para empreendedores. Nele, você anuncia, encontra empresas que podem fornecer produtos e prestar serviços, compara as melhores e contrata aquela que desejar. A plataforma tem como objetivo facilitar o encontro de quem quer comprar um produto ou serviço com quem quer vender. Para divulgar seus produtos de forma rápida e segura, basta realizar seu cadastro e seguir o passo a passo para seu anúncio se ...

Ler mais ou responder
10 cursos online gratuitos para Startups

O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para startups em seus diversos momentos como ideia, modelo de negócio, investimento e mercado. 10 cursos do Sebrae online e gratuitos para startups 1- Como expandir o seu negócio Neste curso você vai aprender as vantagens e os benefícios que o MEI tem ao se formalizar, assim como identificar o momento ideal para a transição da sua empresa para uma ME e quais são os pré-requisitos para expandir seus negócios para essa categoria. O curso é ideal para Microempreendedores individuais que necessitam adquirir conhecimentos relacionados ao processo de compras e assim obter os melhores resultados para o seu negócio.

Ler mais ou responder
10 hábitos para fazer seu dia render mais

Você trabalha muito e fica com a sensação de que não rendeu o suficiente durante o dia? Parece que o dia é muito curto e você não consegue resolver todas as suas atividades, atrasa entregas ou simplesmente esquece onde colocou um material importante?   Confira hábitos que você pode adotar para deixar seu dia mais produtivo:   1- Concentre-se em uma única tarefa por vez Ou melhor, não seja multitarefas. Você já ficou com a sensação de que trabalhou durante todo o dia e não conseguiu terminar quase nada? Pois é, o dia a dia de um MEI ...

Ler mais ou responder
Métodos de preparo do café

As formas de preparo apresentadas servem tanto para utilização em cafeterias, por profissionais, quanto para apreciadores, em suas residências ou afins.   Os diversos métodos estão apresentados de forma sintética e de fácil compreensão. O que precisamos saber antes de escolher o método de preparo?   1- A escolha dos grãos Deve-se levar em conta: a origem (região produtora, espécie, variedade, processo produtivo, certificações e benefício), a torra (ponto de torra médio), o perfil sensorial (características de aroma e sabor) e a embalagem (opacas, valvuladas, bem lacradas e de preferência em pequenas porções). 2- Escaldar ...

Ler mais ou responder
Cardápios eletrônicos

As inovações tecnológicas fazem parte do dia a dia dos consumidores brasileiros – a exemplo dos dispositivos móveis, que revolucionaram a maneira com que as empresas se relacionam com seus clientes. Para o segmento de alimentação fora do lar, uma das tendências que merece destaque consiste no cardápio eletrônico, um sistema digital de atendimento em restaurantes. Trata-se de uma inovação que busca melhores resultados para os estabelecimentos e satisfação para os clientes. Diante esse cenário, o Boletim de Tendências deste mês aborda o potencial dos cardápios eletrônicos para as MPE do segmento de bares e restaurantes, seus benefícios e os principais pontos de atenção para adotar esta ...

Ler mais ou responder
10 dicas sobre direito do consumidor que todo empreendedor deve conhecer

Você que é MEI - Microempreendedor Individual, conhece os direitos dos consumidores? Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e mais exigentes. Respeitar a legislação, encantar os seus clientes, construir uma boa imagem e conquistar a credibilidade de toda a sociedade é fundamental para poder crescer.   1- O código de defesa do consumidor - CDC A nossa Constituição Federal de 1988 determina que "o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor" (Art. 50, XXXII). A Lei n, 8.078, de 11 de setembro de 1990 é o Código de Defesa do Consumidor – CDC.

Ler mais ou responder
10 dicas para uso de crédito consciente

Buscar crédito para investir no negócio ou quitar dívidas é uma solução utilizada por muitos empresários. Usando da maneira correta, pode ser a solução para alcançar seus objetivos, caso contrário, pode se tornar um problema.   Geralmente o crédito se dá em situações de emergência, portanto, antes de tomar crédito é preciso estar atento a alguns cuidados. A atitude correta a ser efetuada antes de pedir dinheiro (acessar crédito) em uma instituição financeira é efetuar um planejamento financeiro.   1- Faça um levantamento dos gastos da empresa Avalie suas despesas e veja onde pode cortar gastos. Você pode não conseguir todo o dinheiro ...

Ler mais ou responder
10 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio

O início de um negócio é cheio de duvidas e incertezas, principalmente quando se está empreendendo pela primeira vez. Por onde iniciar? Qual o melhor negócio?   Por isso, antes de começar, é importante que o empreendedor analise uma série de aspectos que podem fazer a diferença no sucesso ou fracasso do negócio. Confira essas dicas:   1- Você tem perfil empreendedor? Ser empresário e empreendedor são coisas diferentes. A expressão empreendedor reúne o conjunto de comportamentos que potencializa a condição deste empresário atuar com eficiência rumo aos objetivos do negócio. Um empreendedor de sucesso precisa ter um ...

Ler mais ou responder
10 dicas para o seu negócio bombar nas redes sociais

  As redes sociais são excelentes para quem tem ou pretende ter um pequeno negócio. Elas podem ser muito úteis para se relacionar com seus clientes atuais e até mesmo conquistar novos.   Mas de nada adianta ter o seu negócio nas redes sociais se você não estiver fazendo uso adequado delas. Confira práticas simples, mas que podem fazer toda a diferença.   1- Tenho que estar em todas as redes sociais? Você precisa estar presente, mas não obrigatoriamente em todas as redes sociais. É essencial identificar em qual rede social o seu público está presente pois é mais importante focar em ...

Ler mais ou responder
Elaboração e montagem de cardápios temáticos

A etapa de planejamento de um cardápio é estratégica e deve satisfazer as expectativas que o cliente possui em relação aos pratos e ao estabelecimento. Dessa forma, quando um empresário opta por abrir um restaurante, bar ou bistrô temático, o cardápio deve promover a mesma experiência do local ao consumidor.   Uma das vantagens de optar por um cardápio temático são as inúmeras possibilidades disponíveis. Portanto, o empresário deve compreender qual mensagem quer passar e qual público deseja atrair, para então investir na construção do cardápio.   Tipos de cardápios temáticos   1- Cardápios festivos Os cardápios festivos podem seguir ...

Ler mais ou responder
10 dicas para abrir um minimercado

Minimercados são estabelecimentos de pequeno porte com boa variedade de itens que atendem as necessidades básicas de abastecimento doméstico de alimentos. Geralmente estão localizados em bairros e por isso são também conhecidos como Mercado de Vizinhança.   O fato de as lojas serem próximas das residências torna este tipo de empreendimento promissor por atender as necessidades básicas e de urgência dos consumidores. O número de vezes que um consumidor visita um minimercado por semana é de 5 vezes/semana. Nas grandes redes de supermercados e hipermercados esse número é bem menor.   10 passos para abrir um minimercado   1- Conheça bem o negócio

Ler mais ou responder
Como localizar e negociar com novos fornecedores

  Montar e manter uma boa rede de fornecedores e distribuidores é essencial para o sucesso de um negócio, principalmente no setor de alimentos. Encontrar profissionais que ofereçam qualidade, preço, logística e formato de entrega adequados exige do empresário muita atenção. Portanto, este Relatório de Inteligência irá auxiliar o pequeno negócio a decidir qual o melhor fornecedor para atender às suas necessidades.     As necessidades do negócio variam conforme diversas características, tais como: formato, público-alvo, perfil do empresário, segmento, tipo de alimento etc. Portanto, não é possível apenas contratar fornecedores, sem avaliar quais são os requisitos específicos que cada empresa demanda. Muitos empresários acabam contratando fornecedores similares de parceiros, ...

Ler mais ou responder