CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Organizações Orgânicas: um novo paradigma de administração

“Não existe nada mais desmotivador que trabalhar com o propósito de gerar mais retorno para os acionistas, estando submetido a uma estrutura hierárquica, sendo geridos como peças de uma máquina e tendo que cumprir planos definidos por superiores". Após ler essa frase que faz parte de uma entrevista concedida por Renan Carvalho a revista Meu Próprio Negócio nº 121, percebi que deveria escrever um pouco sobre isso, pois foi assim que me senti durante alguns anos e é assim que seu funcionário também pode estar se sentindo. Na entrevista, Renan aborda uma nova proposta de gestão com a promessa de que isso gera motivação para os colaboradores e sustentabilidade para a empresa. Essa quebra de paradigma confronta o modelo tradicional da administração de ...

Ler mais ou responder
Oportunidades da Copa para empresas de beleza e bem-estar

A Copa do Mundo começou e temos falado muito sobre isso. O que vou comentar nesse post é que ela será a mais bonita dos últimos anos. Isso mesmo, a copa da beleza e do bem-estar. Esse setor, que cresceu em média 10% ao ano nos últimos 16 anos, muito acima da média do PIB nacional de 3,1%, poderá aproveitar os megaeventos para aumentar ainda mais os lucros. Estimativa do Ministério do Esporte prevê que 600 mil turistas estrangeiros e mais de 3 milhões de brasileiros se desloquem pelos quatro cantos do país. Além desses, podemos contabilizar os mais de 170 milhões de brasileiros que vão se pintar para a guerra, ou melhor, ...

Ler mais ou responder

Nasce a primeira arena multiuso da América Latina e uma das mais modernas do mundo: a Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Inaugurada no dia 8 de dezembro de 2012, certamente a data ficará marcada no calendário esportivo brasileiro. O espaço construído e por ser a primeira arena multiuso já justificariam, por si só, toda pompa que está sendo dedicada, pela imprensa do País. Entretanto, o fato de ter sido construída 100% com recurso privado é o que chama mesmo atenção. Os mercados esportivo e de entretenimento estão em franco crescimento, girando em torno de 9% a cada ano. Com o crescimento da renda, estabilidade da economia e mais jovens consumindo, a tendência é que esse cenário fique cada vez melhor. Nesse sentido, ...

Ler mais ou responder
Para ganhar dinheiro, experiência é fundamental

[caption id="attachment_18825" align="alignright" width="324" caption="Torcedores vão jogos de beisebol também pela experiência que eventos deste porte proporcionam"][/caption] Recentemente um colega voltou dos Estados Unidos e, entusiasmado, contou sobre muitos lugares visitados, destacando excelentes experiências vividas e uma série de lembranças compradas. Não é de hoje que são tidas como referência as experiências norte-americanas de prestação serviço. Disney, Macy’s, Rota 66, lojas da Apple, dentre outros, são exemplos de negócios que buscam se perpetuar por mais do que alguns verões. Os jogos de basquete e beisebol nos Estados Unidos são muito mais que o simples confronto entre equipes. Muitas pessoas vão às disputas por conta da emoção de participar de um evento ...

Ler mais ou responder
Imagina na Copa

“Se agora está assim agora, imagina na Copa!” Quem não já ouviu esta frase ultimamente?! Está tão popular no Brasil que, em dois dias, eu a ouvi três vezes e até descobri um vídeo na internet que a utiliza como carro-chefe. É fato que os problemas de infraestrutura há muito assustam a todos que vivem em grandes cidades, como é o caso das 12 escolhidas para sediar o Mundial de Futebol em 2014. Os gargalos relacionados aos aeroportos, à mobilidade urbana, hospedagem e mão-de-obra qualificada nos levam a questionar se o País realmente estará pronto para receber cerca de 600 mil turistas estrangeiros e três ...

Ler mais ou responder
Clientes são de Marte e empresários são de Vênus

[caption id="attachment_18647" align="alignright" width="432" caption="Cuidado para não transformar o seu cliente em algoz; seja um parceiro da sua clientela"][/caption] Acabei de voltar de mais um Encontro Sebrae 2014 de Negócios: oportunidades e finanças com uma leitura clara: mesmo na Era do Marketing de Relacionamento, temos cada vez menos senso do que o cliente realmente deseja e dos problemas pelos quais ele passa. Esse evento faz parte de um ciclo que acontece nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e pretende esclarecer dúvidas sobre serviços financeiros, em um talk show mediado pela jornalista Mara Luquet, da Globo e da CBN. Além disso, aproxima vendedores de compradores, por ...

Ler mais ou responder
Dinheiro nasce em árvore sim

Esta semana me deparei com uma mistura interessante e que pode deixar muita gente com desejo de provar, e não estou falando de gastronomia. A proposta inovadora vem de uma rede social que promete fomentar o comércio, distribuindo recompensas em dinheiro entre os participantes e auxiliando projetos socioambientais. Como diz o ditado, “quando a esmola é muita, o santo desconfia”! Antes de escrever sobre essa novidade, me cadastrei na rede social uvaia.com e fui entender como funciona o processo, que, em linhas gerais, é um pouco parecido com as redes já conhecidas de todos nós. Primeiro, você deve receber um convite ou se cadastrar na lista de espera do site. Fui pelo segundo caminho e em pouco tempo recebi o ...

Ler mais ou responder
Modelo social de negócio

Em tempos de preocupação global com o futuro do planeta e, é claro, com todos nós que habitamos e usamos os recursos disponíveis, a sustentabilidade ganha força nas diversas vertentes que a compõem: social, ambiental e econômica. Compartilhando dessa preocupação, além de fazer minha parte buscando conservar esses recursos no dia a dia, resolvi olhar o que pode ser interessante no contexto do empreendedorismo. Nessa busca, um tópico me chamou atenção: o negócio social, um modelo para atuação no mundo empresarial e que está cada dia mais em evidência. Confira um infográfico com o perfil dos negócios sociais no Brasil. A expressão “negócio social” foi criada por Muhammad ...

Ler mais ou responder
Marketing 3.0: empresas socialmente engajadas lucram mais

[caption id="attachment_18282" align="alignright" width="249" caption="Engajamento do consumidor pode alavancar a marca no mercado e o faturamento"][/caption] A evolução do conceito de marketing pode ser resumida em três fases: produto > tecnologia > pessoas. Desde que Henry Ford criou o processo de fabricação Ford T – linha de produção na qual só se produzia um modelo e cor (isso mesmo, todos eram iguais) – e passando pela revolução tecnológica proporcionada pela Informática e pela Internet, nada se compara ao pensamento empresarial que tende a considerar a sociedade como ponto crucial das ações. Para realmente atuar no modelo Marketing 3.0 ou MKT 3.0, a empresa deve estar atenta ao ser humano como um todo, ...

Ler mais ou responder
Se você não encanta seu cliente, perde dinheiro

[caption id="attachment_17744" align="alignright" width="313" caption="Surpreenda positivamente seu cliente, e conquiste um aliado para seu negócio"][/caption] Recentemente, passei por algumas situações que me fizeram refletir sobre a capacidade das empresas – mesmo as grandes – encantarem seus clientes. Algo que parece simples ganha aspectos complexos quando as pessoas que trabalham na empresa se distanciam daquelas que compram do negócio. Abaixo, relato dois casos distintos de como encantar e desencantar o cliente: Um caminho arriscado Confesso que não sou muito fã de chocolate, mas há um tipo que gosto bastante. Um dia desses, tive uma infeliz surpresa o tal chocolate: me premiaram com uma larva, que saiu andando assim que o ...

Ler mais ou responder