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BOLETIM – COMO USAR O ELO 7 PARA PROMOÇÃO DE VENDAS

O Sebrae desenvolveu uma série de boletins de inteligências com análises de dezenas de canais digitais que podem ajudar os pequenos negócios a venderem mais. Este boletim abaixo traz uma análise sobre as estatísticas do Elo7, dicas de uso e análise sobre os negócios mais indicados para ter a ferramenta como aliada. Confira também dicas de melhor uso da ferramenta do Elo7, o maior site brasileiro de compra e venda de artesanato.   Veja outros boletins como esse em ...

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Boletim – Caminhos para a formalização de Empreendimentos Criativos

Segundo dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, sigla em inglês), na economia mundial os setores criativos foram os que mais cresceram desde o início do século XXI – passando dos US$ 95,3 bilhões em 1980 aos US$ 387,9 bilhões em 1998. Artistas, músicos, DJs, designers, programadores e demais empreendedores criativos costumam desenvolver suas atividades na informalidade, por questões que envolvem a própria diversidade do setor. Essa característica acarreta dificuldades nas contratações, emissões de notas fiscais e até mesmo no reconhecimento do trabalho, ocasionando perda de oportunidades de negócio. É possível que um pequeno empreendedor informal não perceba a necessidade de expansão e crescimento do seu negócio. No entanto, frequentemente se depare ...

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Boletim – As vantagens do registro das criações musicais

A música feita no Brasil é produto de exportação. Nomes como Tom Jobim, Roberto Carlos, Chico Buarque e, recentemente, Michel Teló, com uma canção em português que estourou no mundo inteiro, são porta-vozes da música brasileira no exterior. O direito sobre as criações musicais de compositores/letristas (direitos de autor) e intérpretes (direitos conexos) é regulamentado pela Lei 9.610/98, complementada pela Lei 12.853/13. Seu registro é concedido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), sediada na cidade do Rio de Janeiro, que tem postos do Escritório de Direitos Autorais (EDA) em vários Estados, ou pelo Serviço de Registro Autoral, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

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Boletim – Como elaborar um projeto cultural competitivo

O empreendedor cultural busca pensar nas suas criações e encontrar formas de viabilizar seus projetos. Essas formas evoluíram para além do fomento direto. A exemplo, estão as leis de incentivo à cultura e os editais de apoio à produção, que têm o intuito de democratizar o acesso às verbas para a criação de produtos dessa natureza. Para mostrar como o empreendedor do pequeno negócio de economia criativa pode concorrer, com reais chances de vencer, nesses editais de apoio à produção cultural, sem a necessidade de agenciamento ou outras formas de intermediação, esta Resposta Técnica apresentará várias informações relevantes para a elaboração de projetos com grande potencial competitivo. Confira nesta Resposta Técnica as dicas para aumentar a ...

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Boletim – Aproximação com grandes players: StartUp

Segundo dados do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, realizado pela FIRJAN em 2012, em 2011 cerca de 243 mil empresa estavam inclusas no segmento da indústria criativa no Brasil, responsável por 2,7% do PIB brasileiro. O mercado era composto por 810 mil profissionais, 1,7% do total de trabalhadores no país em 2011. E segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em 2012 mais de 1,7 bilhão de reais foi investido em startups brasileiras. As grandes empresas têm cada vez mais contribuição nisso, apostando em parcerias e investimentos nas startups para diversificar e fortalecer seus negócios. As grandes empresas de tecnologia, quando buscam empresas para parceria e investimento, funcionam como investidor-anjo, ou seja, não aportam ...

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Boletim – Mercado de Salões de Beleza

O segmento da beleza no Brasil foi favorecido pelo aumento da renda per capita que, segundo a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do Governo Federal, aumentou 32% na última década. Os números dispararam e hoje figuramos entre os principais países consumidores destes produtos e serviços de beleza. Os profissionais e produtos brasileiros tem boa reputação no exterior. Tornou-se cada vez mais comum ouvir sobre o sucesso deles mundo afora. Mesmo em tempos difíceis, os cuidados básicos com a aparência podem até diminuir, mas as pessoas não deixam de frequentar o salão de beleza. Para se destacar perante à concorrência, é preciso ter sensibilidade para identificar quais são os principais pontos que agradam os clientes. Para saber mais ...

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Boletim – A Importância do Registro das Criações

O registro das criações é uma importante medida que deve ser tomada pelo empreendedor. Ele impacta de maneira positiva nos negócios, agregando valor aos produtos e sendo um diferencial competitivo. Se por um lado essa onda de potenciais clientes representa um aumento de receitas para as empresas, o impacto negativo é a possível apropriação indevida de suas criações, já que entre esses turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, se encontram vários concorrentes atentos às novidades do mercado. De acordo com o diretor da AG Moreira Marcas e Patentes, Vinícius Moreira, em entrevista à Exame, muitas vezes, empresas levam cinco ou seis anos desenvolvendo um produto e acabam perdendo dinheiro do investimento por causa da falta de ...

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Boletim – O Marketing Cultural como oportunidade para produtores e artistas

Os produtores culturais e artistas têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos por meio de uma alternativa diferenciada, que alia o interesse do artista ao das grandes empresas, sejam elas públicas ou privadas. Trata-se do marketing cultural. O marketing cultural é usado por uma empresa/organização como parte de suas estratégias. Quando afirma-se que esta modalidade de marketing é usada como uma solução da área comunicação não é exagero. As empresas buscam esta alternativa como uma forma de engajamento em ações culturais, que muitas vezes não estão estritamente relacionadas à sua área de atuação. Assim, ela amplia o público o qual atinge ou até mesmo, passa a atingir um novo. “A reputação que uma empresa pode conquistar ...

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Boletim – Crowdsourcing

O segmento de economia criativa é marcado pela colaboração e variedade de perfis dos profissionais envolvidos nas produções. Vindos de diferentes áreas, a junção desses perfis proporciona a troca de experiências, desenvolvimento ainda maior dos trabalhos e o alcance efetivo dos resultados. Conheça neste Boletim o conceito do crowdsourcing e como esta dinâmica pode favorecer os empreendimentos criativos. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

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Boletim – A força dos Coletivos Criativos

Entre tantas particularidades dos empreendimentos criativos, uma delas é a colaboração entre os profissionais envolvidos nos projetos e trabalhos. A aliança entre as expertises pode ser uma alternativa para criar um ambiente de troca e parceria e desenvolver soluções ainda mais completas. Conheça nesta Resposta Técnica as vantagens dos coletivos criativos e como empresas e/ou artistas com objetivos semelhantes podem se unir para o desenvolvimento das atividades ainda mais completas. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

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Boletim – Como formalizar seu negócio no mercado da música

A trajetória de muitos astros da música iniciou em quartos, garagens ou pequenos estúdios, onde criaram ou gravaram suas primeiras composições. Muitas vezes, o que começa por diversão, pode atingir um ponto crucial, em que chega a hora de profissionalizar sua atividade e se tornar um legítimo empreendedor. Com o objetivo de orientar o profissional do segmento musical nesse sentido, esta Resposta Técnica apresentará as vantagens competitivas e as oportunidades com a formalização, bem como as formas jurídicas e o caminho para formalizar seu negócio. Existem várias formas jurídicas que o seu negócio pode adotar, que geralmente são diferenciadas por questões tributárias, limites de faturamento anual, número de proprietários/sócios e funcionários, e informações necessárias para o ...

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Boletim – O potencial do mercado de HQs no país

Considerado um importante setor da economia criativa, as Histórias em Quadrinhos (HQs) extrapolaram a sua função primordial de entretenimento e faz parte de um mercado multimilionário, com várias franquias de sucesso. Aos poucos, as HQs saíram das páginas dos livros e gibis para ganhar as telas de cinema. Empreendedor, confira nessa Resposta Técnica um panorama geral do mercado de HQs no Brasil, as várias oportunidades, exemplos de empreendedores que vêm obtendo sucesso nesse ramo e como pode ser aproveitada. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

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