Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Porque é importante ter uma conta PJ

Porque é importante ter uma conta PJ

Separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa contribui para o sucesso do negócio. Conta digital PJ facilita a vida do empresário

Ter uma conta PJ – uma conta para pessoa jurídica – não é uma obrigação formal exigida em lei, mas é recomendável para os empresários que acabaram de abrir um pequeno negócio. Com uma conta digital PJ, que pode ser aberta facilmente por meio de bancos digitais, fica ainda mais fácil administrar o dinheiro, planejar investimentos, prever as despesas e tocar a empresa.

É fundamental separar o dinheiro pessoal do faturamento da empresa. Para isso, os bancos disponibilizam duas opções de conta: para pessoas físicas e jurídicas. Misturar essas duas pessoas é um erro comum, que pode prejudicar as finanças de ambos lados. Com impostos e situações financeiras diferentes para cada personalidade, as contas também precisam ser separadas.

Perante a lei, a pessoa jurídica é uma empresa que presta serviços ou comercializa produtos. Tem que ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) próprio e estar inscrita em instâncias municipais e estaduais. Empresas que são Sociedades Anônimas (SA), Sociedade Empresária Limitada (Ltda.) e os Microempreendedores Individuais (MEI) se enquadram como pessoas jurídicas.

Com a conta PJ é mais fácil ter domínio sobre a situação real da empresa, com controle sobre lucros e despesas, além de verificar o pagamento por parte dos clientes, pagar fornecedores com mais credibilidade e, também, evitar problemas com a Receita Federal, pois fica mais fácil analisar a origem do dinheiro e realizar a prestação de contas ao Fisco.

Como funciona uma conta digital PJ

Por ser diversa daquelas voltadas para pessoas físicas, uma conta de pessoa jurídica tem funções e benefícios diferentes. Um dos atrativos é a possibilidade de emitir boleto de cobranças.

Escolher em qual banco será aberta esta conta é um fator decisivo. Aqui é preciso levar em conta os custos cobrados e quais são os pacotes de facilidades e benefícios. Se a opção for por uma conta digital PJ, dá para resolver tudo via celular, sem a necessidade de ir pessoalmente até uma agência física.

O mercado oferece dezenas de opções e cabe ao empresário analisar qual perfil mais lhe atrai. Ao contrário de antigamente, não é preciso pagar altas tarifas só para poder ter direto a usar uma conta para pessoa jurídica. Há planos de conta digital PJ sem cobrança de tarifas de manutenção e com disponibilidade de transferências ilimitadas para qualquer banco, sem taxa extra. Alguns bancos também oferecem isenção de tarifas em cartões de débito e de crédito.

A redução de custos pode parecer pequena à primeira vista, porém, faz diferença em médio e longo prazos. Outra vantagem da conta digital PJ é a agilidade para consultar extratos e cobranças por meio de um aplicativo de fácil manuseio.

Ter uma conta PJ ainda facilita a busca por empréstimos e financiamentos. Pessoas jurídicas podem encontrar linhas de crédito mais atraentes, um recurso a mais para realizar investimentos necessários para que o negócio possa se desenvolver e ter sucesso.

Conta sem burocracia

Por muito tempo a abertura de conta bancária era um processo burocrático, que fazia com que muitos empresários desistissem dela. Atualmente, a situação é mais ágil, pois os bancos digitais são mais rápidos em aprovar a abertura da conta de uma pessoa jurídica.

O ideal é abrir essa conta assim que a empresa é criada ou o mais rápido possível. Os bancos costumam exigir a apresentação de alguns documentos, como CNPJ, CPF do responsável ou dos sócios, endereço, modelo de tributação da empresa, faturamento dos últimos 12 meses, ou previsão de faturamento, e outros dados.

Assim que aprovada, a conta já está pronta para o uso.

You must login to add a comment.

Posts relacionados