Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Por que ter uma conta PJ?

Por que ter uma conta PJ?

Quando se pensa em começar um empreendimento, muitas dúvidas surgem. Algumas são mais corriqueiras, como criar um nome que represente seu negócio, outras envolvem questões mais específicas, como ter ou não uma conta PJ.

Conta PJ – O que é?

Primeiro é importante compreender o que é uma conta PJ. Quando se abre uma empresa, se faz necessário o seu cadastro como Pessoa Jurídica. Isso significa que, como uma Pessoa Física (que tem CPF), a Pessoa Jurídica funciona como ente legal, existindo formalmente na sociedade.

Isso posto, uma conta PJ, nada mais é que uma conta bancária em nome de uma empresa, registrada em um CNPJ. 

A primeira questão que vem à mente de muitas pessoas quando estão começando seu negócio é: minha empresa é obrigada a ter uma conta PJ? A resposta mais simples é: não, mas é altamente recomendável. Vamos ver o porquê. 

Benefícios de uma conta PJ

O motivo mais importante para se ter uma conta específica para o seu negócio é o de separar seus gastos pessoais do orçamento da empresa. Isso torna o controle do caixa da sua empresa mais assertivo, fazendo com que seja mais fácil acompanhar e planejar o cotidiano empresarial. 

Além disso, as contas bancárias para pessoas jurídicas oferecem diversos outros benefícios, entre eles:

  • Acesso a produtos especiais – as contas PJ oferecem uma gama de produtos específicos para negócios, como, por exemplo, emissão de boletos, acesso a linhas especiais de crédito, cartões de débito e crédito, etc.;

 

  • Maior controle tributário – como sabemos, as empresas no Brasil devem pagar uma grande quantidade de impostos. A conta PJ oferece um maior controle contábil, fazendo com que a conciliação da sua empresa seja muito mais simples e rápida;

 

  • Controle de usuários – contas PJ geralmente são controladas pelos representantes legais da empresa, esses representantes podem ser selecionados, o que facilita o acompanhamento das movimentações bancárias do seu negócio.

Ainda há a questão da segurança jurídica proporcionada por uma conta PJ, o que separa os bens de uma empresa de seus donos.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios de ter uma conta PJ para o seu negócio. Com certeza, a abertura de uma conta Pessoa Jurídica será um ponto de virada essencial para o crescimento e expansão de seu empreendimento.

Carolina Glogovchan

Carolina Glogovchan

Sabe das coisas
Jornalista por formação e profissional atuante em conteúdos para link building, redação comercial, institucional, releases e matérias jornalísticas, além de revisão. Domínio de técnicas SEO para posicionamento de termos e curiosa sobre diferentes assuntos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados