Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Por que os brasileiros ainda preferem investir na poupança?

Por que os brasileiros ainda preferem investir na poupança?

Apesar de outros tipos de investimentos estarem em ascensão no mercado financeiro, alguns motivos influenciam para a escolha da poupança

 

Quando se fala em investimentos financeiros, uma das primeiras coisas que se passam pela cabeça das pessoas é a poupança, modalidade mais tradicionais e conhecida entre os investimentos. Apesar de muitos brasileiros estarem migrando para aplicações em renda variável, de acordo com recente pesquisa da B3 produzida com 1.300 entrevistados, 40% dos respondentes ainda mantém seu patrimônio investido na poupança. 

Ainda, 22% dos respondentes informaram que pretendem aplicar dinheiro na poupança futuramente. Os dados refletem a confiança neste tipo de investimento, que está atrelado a segurança, retorno e liquidez diária. Além disso, a facilidade é um outro motivo importante, pois a poupança é um tipo de investimento mais simples para compreender e também de fácil acesso – pessoas de toda classe social e idade conseguem e podem investir na poupança com grande tranquilidade. 

Apesar do surgimento de outros produtos financeiros para investir e com destaque nos últimos anos, uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil, em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), aponta que mais da metade dos investidores de poupança tem medo de perder dinheiro e, por isso, não escolhem por outros investimentos. Esse receio do que é novo, atrelado ao costume de investir na poupança, é reflexo também da falta de informação. Ou seja, as pessoas tendem a realizar aplicações na poupança por não conhecerem os outros tipos de investimentos – que podem ser tão simples quanto. 

Embora todo tipo de investimento tenha um certo risco, buscar informações sobre renda fixa/variável e acompanhar as movimentações e liquidez dos investimentos, por exemplo, é um fator que contribui para realizar boas aplicações e colher resultados positivos no futuro. Além disso, se atualizar com as notícias sobre o mercado financeiro na The Compass e outros portais do segmento é um ótimo passo para aprender sobre investimentos, antes de investir, de fato, em algum produto financeiro. 

Analisar a própria renda mensal também é necessário para não cair em problemas. Por isso, estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo para ter um planejamento financeiro saudável e com dinheiro sempre que precisar, seja para cuidar da saúde, lazer e até mesmo para os gastos diários. A vontade de investir deve estar sempre acompanhada da cautela e disciplina, afinal, as aplicações podem demorar para trazer um ganho significativo nos investimentos. 

Crédito da foto: Freepik

You must login to add a comment.

Posts relacionados