Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Por que a contabilidade é importante para as empresas?

Por que a contabilidade é importante para as empresas?

Pode ser surpreendente, mas poucos empreendedores sabem por que a contabilidade é importante para as empresas. Na verdade, quando olhamos para os números, é possível perceber que isso deveria ser esperado. Para se ter ideia, 60% de todos os negócios no Brasil fecham as portas em até 5 anos de atividade. Dentre as muitas razões para que isso ocorra está o fato de que grande parte dos gestores não entende da área contábil e administrativa do negócio.

As empresas que sabem explorar a contabilidade de forma estratégica costumam ter mais benefícios no mercado e ganham competitividade. É, de certa forma, como o Marketing. Quem explora o marketing, seja o digital, seja o físico, usando os itens de destaque da Visual Super, costuma atrair mais clientes do que aqueles que não sabem usá-lo. No setor da contabilidade, quem domina a ferramenta tem mais facilidade para lidar com a gestão do negócio.

Quer aprender por que a contabilidade é importante para as empresas? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Por que a contabilidade é importante para as empresas: 3 fatores para considerar

1. Gestão de obrigações

Você sabia que, em média, as empresas brasileiras gastam 2.000 horas por ano para lidar com todas as suas obrigações contábeis? Na prática, isso pode soterrar alguns negócios em papéis a entregar e compromissos a realizar.

Um bom serviço de contabilidade ajuda uma empresa a navegar por todas essas obrigações, que, certamente, são muito complicadas (o que explica tantas empresas em processo de falência).

Para se ter uma ideia, as empresas têm obrigações contábeis em todas as suas áreas de funcionamento. Na produção, ela precisa realizar vários trabalhos, como emissão de nota de comprador, gestão de estoque e outras declarações.

Além disso, precisa lidar com a folha de pagamento dos profissionais da produção, que farão os produtos que serão vendidos com base no planejamento daquele mês.

Já no setor de vendas, a empresa precisa lidar com a emissão de notas para os clientes, registro de fluxo de caixa e muitas outras obrigações diferentes. Isso sem mencionar os cuidados administrativos básicos.

Portanto, a contabilidade é vital para que a empresa possa funcionar. Sem ela, o negócio não consegue se manter em atividade do jeito certo, e ainda tendo que lidar com as obrigações exigidas pelo governo.

2. Gestão de custo


Além dos benefícios “legais” da contabilidade, existem ganhos práticos também. Um exemplo simples é a gestão de custo do produto. Na prática, isso significa entender exatamente quais são os custos de cada produto na ponta do lápis para ter mais opções no momento de agir.

Suponha que a sua empresa produz lápis, por exemplo. Basicamente, o que a gestão de contabilidade de custo faz é reunir todos os gastos que a levam a produzir um lápis (incluindo os diretos e indiretos) e divide pela sua capacidade produtiva. Se ela investiu R$ 1 milhão e produziu 2 milhões de lápis no período, o custo por unidade foi de R$ 0,50.

A partir daí, o gestor pode fazer muitas coisas diferentes, a começar por entender se a empresa é competitiva ou não. Afinal de contas, um custo muito alto pode tirá-la do negócio.

Depois, o gestor pode entender o que deverá fazer para mudar o cenário e ter um custo sempre menor. Sabendo quais são os fatores que compõem seu custo, ele pode decidir investir na sua redução para ter mais lucro em longo prazo (e calcular o retorno previsto por cada ação).

3. Gestão de preço

Por fim, a contabilidade permite que o gestor assuma maior ação na gestão de preço do seu produto no mercado. Suponha que você tenha aquela fábrica de lápis que mencionamos anteriormente e percebeu que seu custo por unidade é de R$ 0,50.

Ao fazer uma pesquisa de mercado, registrou que a média do produto dos concorrentes é de R$ 5,00, com o mais barato custando R$ 4,80 e o mais caro algo como R$ 6,00.

Isso significa que você tem várias opções a seu dispor. Pode, por exemplo, vender seu produto a R$ 4,50 para ganhar mercado e, depois, aumentar a taxa de lucro. Ou pode começar com o custo médio de R$ 5,00 para ampliar sua lucratividade no começo.

São muitas estratégias diferentes disponíveis para controlar o preço do seu produto. Em alguns momentos, sua empresa pode agir de maneira X ou Y, adequando-se ao contexto para prosperar.

Agora que você entendeu por que a contabilidade é importante para as empresas, é hora de considerar a contratação de um bom escritório de contabilidade para o seu negócio. Opte por um que não fique apenas na parte operacional do trabalho, mas que explore toda a parte consultiva e proativa para que a sua empresa tenha mais vantagem no mercado e maior competitividade perante seus concorrentes.

Gostou das dicas? Então conte pra gente: você sabia que a sua contabilidade tinha tanta importância assim?

You must login to add a comment.

Posts relacionados