CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Por onde começar na hora de contratar

Por onde começar contratar-capa

 

 

 

 

 

 

 

 

O Boletim Setorial Serviços, publicado no Portal Sebrae 2014, traz a estimativa de 700 mil novos empregos durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Empresas precisarão não só contratar como também treinar seus novos colaboradores, mesmo que sejam temporários – modalidade de contrato usual no setor de comércio e serviços em épocas de grande movimentação de consumidores.

Em abril deste ano, o SPC Brasil realizou uma pesquisa junto a empresários em seis cidades-sede da Copa das Confederações, na qual os que informaram que prepararão seus estabelecimentos para a Copa do Mundo FIFA 2014, o farão, principalmente, com treinamento da equipe (53%) e com contratação de mais funcionários para atender a demanda (43%).

Uma das etapas que precede o recrutamento de pessoas é a definição do perfil de profissional a ser contratado. Com base nos valores, missão e visão da empresa, os contratantes devem traçar as competências necessárias e as desejáveis de acordo com as funções a serem desempenhas.

Contribui para a definição do perfil o documento de “Descrição do Cargo”.  Nele são listadas atribuições do cargo e características essenciais que o cargo requer para os profissionais que o ocuparão.

Por exemplo, para o cargo de cozinheiro, duas características essenciais são: Higiene e asseio – não só aspecto pessoal, mas também no zelo do uniforme, das instalações e dos equipamentos; e Responsabilidade – que inclui segurança com a aceitação do uso dos equipamentos de proteção individual.

Mesmo que a escolha do empresário seja terceirizar o processo, firmando um contrato com uma empresa especializada para realizar a atividade de recrutamento e seleção, o contratante não deve se distanciar dessas etapas. Pois a descrição do cargo e a definição do perfil farão com que a empresa especializada e prestadora dos serviços de recrutamento e seleção possa cumprir suas atividades de forma mais eficaz. O que resulta na contratação de um profissional mais adequado para as necessidades do contratante.

Saiba mais Sebrae Pessoas.

Participe do curso online gratuito do Sebrae: Gestão de Pessoas do Programa Varejo Fácil.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga