CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Polos comerciais de rua: revitalizar é preciso

Polos comerciais de rua: revitalizar é preciso

Por Raissa RossiterO GVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV/SP realizou, recentemente, um importante seminário para discutir os Polos Comerciais de Rua como Opção Estratégica para Expansão. Palestras de gestores públicos, empresários e especialistas demonstraram que, mesmo diante da forte expansão dos shopping centers, os polos de rua ainda permanecem como uma opção estratégica, tanto na ótica de grandes redes de varejo nacionais, como para médias e pequenas empresas brasileiras. De fato, estudos da GVcev demonstram que apesar do crescimento contínuo da participação dos shopping centers,os polos comerciais de rua ainda detêm a maior parte das vendas varejistas do país, inclusive nas grandes metrópoles. No entanto, para os polos comerciais de rua manterem a clientela, predominantemente das Classes C e D, ou atrairem segmentos de renda mais elevada, tornam-se fundamentais investimentos em infraestrutura, atmosfera e ambiente, elementos diferenciadores dos shoppings centers. Experiências de sucesso nessa direção, que promovem uma verdadeira reinvenção no posicionamento de áreas comerciais em regiões que passaram por um declínio, começam a surgir em várias cidades do país. As grandes redes varejistas conhecem essas exigências de mercado e investem fortemente em suas lojas de rua. No caso das micro e pequenas empresas do varejo, a importância da parceria público-privada para realização de investimentos em polos que precisam ser revitalizados se torna ainda mais crítica. Outro elemento propulsor para o êxito dessas iniciativas é o engajamento da comunidade local e o associativismo entre os lojistas interessados. Neste contexto, as estratégias de abordagem que o Sebrae vem desenvolvendo em várias cidades brasileiras, por meio de projetos de revitalização de espaços comerciais, podem ser uma ferramenta importante para ajudar as micro e pequenas empresas do comércio varejista a competirem nesse cenário de desafios e oportunidades. As apresentações realizadas no seminário se encontram disponíveis para download pelo link: http://cev.fgv.br/pt-br/node/179

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae