CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

PMEs reduzem o número de bancos utilizados

BancoCristiani Dias
Consumidor Moderno

Pesquisa realizada pelo Instituto Fractal de Análises de Mercado aponta que o número de bancos utilizados por pequenas e médias empresas recuou de 1,62 para 1,48 nos últimos três anos. Enquanto a concentração dos negócios financeiros desses dois perfis de companhias continua muito forte. Com isso, o índice de concentração aumentou, nesse mesmo período, em 3,2 pontos percentuais.

Esse cenário integra o Painel da Indústria Financeira – Small Business, desenvolvido pelo Instituto, que agrega ainda o comportamento das PMEs em relação aos níveis de satisfação, fidelização, importância da imagem e valor dados aos bancos. A amostra da pesquisa conta com 4.510 entrevistas realizadas junto a empresas com faturamento bruto de até R$ 10 milhões.

Para Celso Grisi, presidente do Instituto Fractal de Análises de Mercado, esse resultado se deve ao fato de as companhias necessitarem reduzir seus custos relacionados às contas correntes. “As empresas de pequeno e médio porte identificaram a necessidade de minimizar seus gastos com bancos, evitando assim o pagamento de mais tarifas e outras taxas bancárias”, revela.

Mudança no atendimento
Com essa tendência, os bancos notaram a mudança de perfil e estão aperfeiçoando produtos e serviços para evitar o encerramento de contas e a migração para outras instituições. “Se os bancos não se empenharem para conquistar e fidelizar o cliente, ou seja, criar produtos que atendam suas necessidades e transmitir a mensagem de que é capaz de produzir valor para a instituição, certamente perderá esse cliente para os concorrentes”, enfatiza Grisi.

Nos últimos três anos, é possível dimensionar o aumento de 74,4% para 77,5% dos níveis de “satisfeitos” e “muito satisfeitos”. Já a soma dos “insatisfeitos” e “muito insatisfeitos” diminuiu de 10,3% para 9,9%. É fato que a fidelização de clientes bancários no segmento Small Business se dá pela satisfação com o banco que este cliente certamente indicaria para um amigo ou colega de trabalho, isso representa 97,3%.

O item “ampla rede de agências” é o principal atributo de imagem da instituição valorizado pelos clientes bancários para 79,2% dos respondentes. Isto significa que onde quer que ele esteja existe uma “agência sua” à disposição, de fácil acesso. O segundo item mais valorizado pelos clientes é a solidez de um banco (75,3%). Em terceiro lugar, os clientes buscam por um banco completo, aquele que oferece multisserviços e multicanais de interligação (46,5%).

Para saber mais, leia a íntegra da matéria.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae