Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Plástico: Vilão ou Herói?

Plástico: Vilão ou Herói?

A utilização do plástico se tornou indispensável a partir do século XX. A revolução industrial dos dois séculos anteriores e o boom da globalização com o inevitável aumento do consumo fez com que este material se tornasse indispensável. 

 

Desde os carros aos alimentos que são consumidos possuem plástico em algum estágio de seu processo de consumo. Em sua maioria para proteger e embalar. Materiais como o filme stretch, embalagem plástica utilizada para promover a movimentação segura de cargas, se tornaram indispensáveis. Este produto plástico possui flexibilidade, resistência e alta aderência sendo indispensável para a proteção de qualquer tipo de bem material.

Plástico Filme stretch - Reembalar

Utilização de material plástico para embalar móveis

 

Podemos traçar duas linhas de raciocínio, em que uma delas o plástico é o vilão e na outra o mesmo é herói. Quando utilizado de forma consciente estas soluções plásticas são heróis para a indústria e humanidade, pois trazem benefícios mercadológicos. Porém quando o homem não sabe utilizar corretamente acabam se tornando vilões.

 

O papel do plástico vai depender muito de sua aplicação e descarte. Além do filme stretch, que é 100% reciclável, outros materiais plásticos estão presentes em nosso dia a dia e são essenciais, como a fita adesiva personalizada, que é utilizada em larga escala tanto na indústria para fechamento de caixa, quanto em nossas casas. Estes produtos se utilizados de forma consciente e descartados corretamente são heróis, porém se tornam vilões se vão parar nos aterros, nos mares ou qualquer outro lugar que não seja para ser reciclado.

Plástico: Vilão ou Herói?

 

Nem todos os materiais plásticos utilizados atualmente possuem substitutos a altura, porém alguns já podem ser substituídos por produtos que agridem menos e promovem o mesmo benefício. É o caso da fita adesiva personalizada, que pode ser substituída pela fita gomada, material para fechamento de caixa feito em papel e com cola vegetal. A fita gomada é biodegradável e agride bem menos o meio ambiente. 

 

Fontes:

Reeciclar – De volta ao Ciclo! – https://reeciclar.com.br/informacoes/resina-termoplastica-reciclada/

eCycle  – Plástico e Meio Ambiente – https://www.ecycle.com.br/plastico-no-meio-ambiente/

You must login to add a comment.

Posts relacionados