CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Plano Safra: impulso a investimentos e geração de renda

Plano_Safra

A edição de outubro do Boletim de Serviços Financeiros, produzido pela Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros (UAMSF) do Sebrae Nacional, destaca o Plano Safra. A iniciativa reúne um conjunto de políticas públicas com o objetivo de gerar renda e ampliar a capacidade do setor agrícola em satisfazer a maior demanda por produtos gerada pelo crescimento econômico e pelo aumento do poder aquisitivo da nova classe média.

No contexto da promoção à atividade agrícola do Plano Safra destaca se o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o objetivo de fornecer financiamento a projetos individuais ou coletivos com taxas de juros abaixo das demais opções oferecidas pelo mercado. As atividades financiadas pelo programa compreendem o custeio da safra e do segmento agroindustrial, bem como o investimento em máquinas e em infraestrutura de produção de bens e serviços.

Para o biênio 2013/2014 estão previstos recursos da ordem de R$ 39 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar, dos quais R$ 21 bilhões são destinados ao crédito no Pronaf. O restante divide-se em diversas iniciativas de proteção à renda do agricultor familiar, assistência técnica e extensão rural, e de inclusão produtiva: o Garantia-Safra consiste na concessão de benefícios aos pequenos agricultores do semi-árido que tiverem 50% da safra comprometidos pela seca. Já o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) estimula a produção da agricultura familiar em caso de queda de preços de 49 culturas, mediante concessão de descontos nas parcelas dos financiamentos na ocorrência desses eventos.

O programa conduzido especialmente pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca e Aquicultura (MPA).

Para saber mais sobre a iniciativa e quais as linhas de crédito oferecidas por ela, acesse a íntegra do boletim.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae