Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Plano de negócios para comércio eletrônico

Plano de negócios para comércio eletrônico

plano de negócios para e-commerce

O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um perfil do mercado onde o empreendedor busca seu espaço. Nele é possível avaliar desde o produto e as atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

O plano irá orientar na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce.

 

Mercado e setor

Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce. A preparação para elaboração de um plano envolve responder às perguntas listadas a seguir.

Algumas questões se referem ao mercado e setor e outras se referem a características de sua empresa.

  • Quais as características do mercado online para esse produto no mundo?
  • Que parcela das vendas do produto são conduzidas por e-commerce?
  • Em que países se encontram concentrada a maior parte dos clientes potenciais para vendas online desse produto?
  • Que tipos de clientes compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra?
  • Que concorrentes utilizam a internet como canal de vendas? Qual o seu tamanho e suas características?
  • Quais os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas online?

 

Empresa

  • A empresa dispõe dos processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce?
  • As questões técnicas relacionadas ao e-commerce foram resolvidas?
  • As formas de pagamento a serem aceitas já foram decididas?
  • A forma de divulgação do site já foi considerada?
  • A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários à implantação do e-commerce?
  • Os gestores estão plenamente comprometidos com a implantação e operação do e-commerce?
  • As pessoas na empresa estão conscientes das mudanças necessárias à implantação do e-commerce? Estão comprometidas com essas mudanças?
  • Foi dado treinamento aos empregados, ou está previsto realizar algum tipo de treinamento?
  • Existe algum gestor encarregado da operação de e-commerce?
  • Quais os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar?

Essas questões sevem de base para a elaboração de um plano para implantar o e-commerce na sua empresa. Se, inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas.

Para ajudar, confira a cartilha do Sebrae: Como elaborar um plano de negócios.

Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.

You must login to add a comment.

Posts relacionados