O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um perfil do mercado onde o empreendedor busca seu espaço. Nele é possível avaliar desde o produto e as atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.
O plano irá orientar na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.
Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce.
Mercado e setor
Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce. A preparação para elaboração de um plano envolve responder às perguntas listadas a seguir.
Algumas questões se referem ao mercado e setor e outras se referem a características de sua empresa.
- Quais as características do mercado online para esse produto no mundo?
- Que parcela das vendas do produto são conduzidas por e-commerce?
- Em que países se encontram concentrada a maior parte dos clientes potenciais para vendas online desse produto?
- Que tipos de clientes compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra?
- Que concorrentes utilizam a internet como canal de vendas? Qual o seu tamanho e suas características?
- Quais os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas online?
Empresa
- A empresa dispõe dos processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce?
- As questões técnicas relacionadas ao e-commerce foram resolvidas?
- As formas de pagamento a serem aceitas já foram decididas?
- A forma de divulgação do site já foi considerada?
- A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários à implantação do e-commerce?
- Os gestores estão plenamente comprometidos com a implantação e operação do e-commerce?
- As pessoas na empresa estão conscientes das mudanças necessárias à implantação do e-commerce? Estão comprometidas com essas mudanças?
- Foi dado treinamento aos empregados, ou está previsto realizar algum tipo de treinamento?
- Existe algum gestor encarregado da operação de e-commerce?
- Quais os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar?
Essas questões sevem de base para a elaboração de um plano para implantar o e-commerce na sua empresa. Se, inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas.
Para ajudar, confira a cartilha do Sebrae: Como elaborar um plano de negócios.
Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.