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Plano de negócios para comércio eletrônico

Plano de negócios para comércio eletrônico

plano de negócios para e-commerce

O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um perfil do mercado onde o empreendedor busca seu espaço. Nele é possível avaliar desde o produto e as atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

O plano irá orientar na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce.

 

Mercado e setor

Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce. A preparação para elaboração de um plano envolve responder às perguntas listadas a seguir.

Algumas questões se referem ao mercado e setor e outras se referem a características de sua empresa.

  • Quais as características do mercado online para esse produto no mundo?
  • Que parcela das vendas do produto são conduzidas por e-commerce?
  • Em que países se encontram concentrada a maior parte dos clientes potenciais para vendas online desse produto?
  • Que tipos de clientes compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra?
  • Que concorrentes utilizam a internet como canal de vendas? Qual o seu tamanho e suas características?
  • Quais os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas online?

 

Empresa

  • A empresa dispõe dos processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce?
  • As questões técnicas relacionadas ao e-commerce foram resolvidas?
  • As formas de pagamento a serem aceitas já foram decididas?
  • A forma de divulgação do site já foi considerada?
  • A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários à implantação do e-commerce?
  • Os gestores estão plenamente comprometidos com a implantação e operação do e-commerce?
  • As pessoas na empresa estão conscientes das mudanças necessárias à implantação do e-commerce? Estão comprometidas com essas mudanças?
  • Foi dado treinamento aos empregados, ou está previsto realizar algum tipo de treinamento?
  • Existe algum gestor encarregado da operação de e-commerce?
  • Quais os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar?

Essas questões sevem de base para a elaboração de um plano para implantar o e-commerce na sua empresa. Se, inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas.

Para ajudar, confira a cartilha do Sebrae: Como elaborar um plano de negócios.

Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.

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