Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Plano de contingência para empresas: O que é e qual a importância?

Com a pandemia causada pela Covid-19, grande parte dos empreendedores perceberam mais do que nunca que uma situação adversa pode causar um grande impacto negativo dentro do seu negócio, causando um enorme prejuízo e até mesmo obrigando a empresa a fechar as portas. 

Por mais que você acredite que seu negócio que vende batedeira industrial está bem e com um desempenho seguro, nunca se sabe o dia de amanhã e todos os negócios estão sujeitos a riscos inesperados, que podem fazer com que a empresa encerre suas atividades.

Se você não quer que isso aconteça é crucial ter um plano de contingência bem estruturado, mas você sabe o que significa esse termo? Qual a sua importância para uma empresa? 

Se você ainda não sabe fique tranquilo, no texto de hoje falaremos tudo sobre o plano de contingência. Vamos conferir? Continue a leitura e confira!

 

O que é um plano de contingência?

O plano de contingência é um instrumento, geralmente documentado, que tem como principal objetivo avaliar, uniformizar, orientar e treinar as ações e atitudes que devem ser realizadas por colaboradores e gestores de uma empresa no caso de ocorrerem situações que sejam adversas e anormais que possam ocorrer dentro do ambiente corporativo. 

O documento do plano de contingência, possui informações valiosas e funciona como um controle de danos e riscos que sua empresa possa ter, lembrando que elas variam de acordo com sua área de atuação, uma indústria metalúrgica, por exemplo vai ter muito mais riscos de acidentes do que um lugar que trabalha com a confecção de caixa de papelão

Quais situações o plano de contingência deve abordar?

Existem inúmeras situações adversas onde o plano de contingência entra em ação para impedi-los ou remediá-las após ocorrer algum acidente, entre as principais temos: 

  • Incêndios;
  • Falta de energia elétrica ou de água;
  • Ataques virtuais;
  • Acidentes de trabalho;
  • Assaltos;
  • Desastres naturais, como inundações;
  • Perda de documentos importantes;
  • Greves e paralisações;
  • Crises econômicas.

Todas essas devem ser abordadas de forma individual, possuindo informações de como os colaboradores devem agir caso ocorra alguma dessas adversidades, buscando minimizar o prejuízo e encontrar maneiras de reverter uma situação ruim. 

Ele também pode ser considerado como um plano de continuação ou continuidade, ou seja, além de se preparar para lidar com possíveis riscos, ele também ajuda após eles acontecerem, encontrando saídas e soluções para que a empresa possa voltar às suas atividades de maneira normal, sem sofrer grandes impactos mesmo com um contratempo.

Qual a importância de ter um plano de contingência?

Como citamos anteriormente, o plano de contingência é utilizado para impedir ou reverter qualquer adversidade que mude a rotina de seu negócio de maneira negativa, ou seja, através dele, se ocorrer qualquer evento que fuja da normalidade, você consegue ter um controle muito maior e mais assertivo de suas ações e tomadas de decisão.

Com ele, as perdas são reduzidas de forma bem considerável, causando um impacto muito menor dentro da sua empresa e fazendo com que o prejuízo seja mínimo ou pelo menos não tão grande quanto o esperado. 

Você também consegue através dele, visualizar os riscos de forma mais ampla, afinal, assim que você começa a montar o plano de contingência você já visualiza os problemas de sua empresa e os fatores que você precisa melhorar para que seu negócio de embalagem plástica continue rentável. 

Por fim, você ainda consegue ensinar sua equipe a se preparar para lidar com qualquer situação de risco, fazendo com que eles se sintam mais seguros e preparados e, consequentemente, o clima organizacional no geral, comece a fluir de maneira muito mais assertiva, leve e concisa, sem uma enorme preocupação sobre ocorrer qualquer imprevisto. 

O plano de contingência é uma forma segura de você garantir o bem-estar do seu negócio e se preparar para situações de riscos, mesmo que raras elas podem acontecer, então é sempre importante ficar de olho e estar preparado para qualquer adversidade, afinal, é melhor prevenir do que remediar, certo?

Sua empresa já possui um plano de contingência? Se a sua resposta for não, você está esperando o que para garantir o seu? Comente abaixo o que achou sobre o texto de hoje e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados