Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Planejamento: por que é importante?

* Por Edneusa França

No cenário atual, é obvio que a maior ou menor necessidade de um planejamento depende das condições do ambiente em que ele ocorrerá. Alguns fatores que interferem na necessidade do planejamento são:

  • Características da empresa.
  • Natureza do negócio, do marketing e do ambiente.
  • Tamanho da empresa e lucratividade.
  • Empresas concorrentes, suas participações no mercado e respectivos investimentos.
  •  Taxa de crescimento do mercado.
  • Ameaça competitiva.

Todos esses fatores influenciam a maior ou menor necessidade de uma empresa planejar. Em princípio, quanto mais complexo e incerto for o mercado, maior a necessidade.

Em se tratando de Micro e Pequena Empresa, o planejamento torna-se fator preponderante para o sucesso do negócio. Antes de se iniciar qualquer negócio é indispensável analisar o tamanho do mercado-alvo, o perfil do cliente-alvo, as necessidades não atendidas, os concorrentes, os possíveis fornecedores, os recursos financeiros, humanos e materiais disponíveis, dentre outros, ou seja, é preciso identificar e analisar as variáveis incontroláveis e controláveis que poderão representar oportunidades e/ou ameaças ao empreendimento.

Além disso, é perceptível o período de transição que vivemos hoje. Não somente no Brasil, mas no mundo todo. Mudanças acontecem todos os dias, em velocidade cada vez mais expressiva, num ritmo cada vez mais frenético, produtos ficam obsoletos da noite para o dia e o desenvolvimento tecnológico torna possível o impossível.

Dessa forma, pode-se afirmar que planejar é contrapor-se ao improviso, é antecipar-se ao que virá, é procurar se adaptar de forma tempestiva às mudanças e tendências do mercado, sem o que comprometido fica o atingimento de objetivos e metas.

*Edneusa França é consultora externa da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae.

You must login to add a comment.

Posts relacionados