CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Pizzaria substitui lenha comum pela ecológica

Pizzaria substitui lenha comum pela ecológica

Autor: Martha Mendes

O projeto Briquetes Eco Pizza, implantado em 2003 pela rede Patroni Pizza, venceu a quinta edição do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, na categoria Microempresa, com a proposta de substituir a lenha convencional pelo briquete – formado por resíduos de madeira compactada, 100% reciclado, natural e ecológico – para ajudar a diminuir o desmatamento florestal e, consequentemente, o aquecimento global.
No ano de implantação do projeto, a rede contava com apenas nove lojas e em todas elas a lenha de eucalipto foi substituída pelo briquete. Desde então, a Patroni Pizza inseriu-se no ramo de empresas socialmente responsáveis e sustentáveis e não parou mais.
A rede cresceu e atingiu, na ocasião do Prêmio, em 2010, mais de 70 unidades espalhadas por todo o Brasil. Nesta época, passou a utilizar, anualmente, 2,352 mil toneladas de briquete, com investimento total de R$ 1, 176 milhão. Esta quantidade previne o desmatamento de uma área equivalente a 36 estádios do Maracanã por ano.
Benefícios do briquete
O briquete é uma lenha ecológica, resultado do processo de secagem e prensagem de resíduos como serragem ou pó dos mais diversos tipos de madeira ou vegetais, e substitui com inúmeras vantagens a lenha comum. Os benefícios alcançam, além do meio ambiente, as áreas operacionais, de logística e econômicas de uma empresa.
Para se ter uma ideia, 30 Kg de briquetes geram energia equivalente a 100 KWh por mês de energia elétrica convencional. Além disso, sua queima produz menos fumaça e odor, por que possui pouca umidade, e o seu armazenamento ocupa espaço reduzido.
A Patroni Pizza foi fundada em novembro de 1984, no bairro do Paraíso, em São Paulo, e atua no segmento de fast food, preparando pizzas com toque artesanal, assadas no forno a lenha, além de outras massas e petiscos diversos. A empresa tem, hoje, mais de 120 lojas, distribuídas em vários estados do Brasil.
Sobre o Prêmio
O Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo é promovido a cada dois anos pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (GVcev). Em sua quinta edição, realizada em 2010, recebeu 67 projetos inscritos por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil, divididos nos mais diversos portes e segmentos. Os finalistas receberam certificados e seus projetos foram publicados no Banco de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae