Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Pipeline de talentos: o que é e como funciona

Pipeline de talentos: o que é e como funciona

Não importa o tamanho da empresa ou há quanto tempo ela esteja no mercado, o momento de recrutar e selecionar um novo membro para a equipe é um desafio. Em alguns casos é bem provável que já exista um processo bem estruturado para isso, mas quando há urgência fica mais difícil.

Na tentativa de driblar esse problema, algumas empresas criam uma espécie de banco de talentos em que arquivam currículos de candidatos de processos anteriores, porém sem uma análise prévia essa se torna uma forma pouco inteligente para resolver um problema tão importante.

Por isso, neste artigo iremos apresentar o pipeline de talentos, uma forma de reduzir o tempo investido para recrutamento e seleção, tornando sua empresa de etiquetas personalizadas muito mais eficiente.

O que é pipeline de talentos?

É como se fosse um banco de talentos aprimorado, ou seja, ele é composto por pessoas que de fato tenham interesse e as características adequadas para compor a equipe de sua empresa.

Um dos grandes diferenciais do pipeline consiste em criar um nível de relacionamento com essas pessoas independente de existir vaga em aberto, de forma que quando abrir uma oportunidade, o processo seja facilitado, afinal os recrutadores já terão informações relevantes do candidato.

Uma forma de captar pessoas para o pipeline é através da busca ativa. Neste caso, supondo que seu negócio atua prestando serviços de conserto de portão automático a equipe de RH irá ativamente buscar por candidatos especializados na área e que também preenchem outros pré-requisitos estabelecidos. 

Essa busca pode acontecer através das redes sociais, softwares especializados, formulários disponibilizados no site da empresa ou até mesmo com a ajuda de headhunters, que são profissionais especializados em encontrar talentos.

Outra maneira de preencher o pipeline é através de pessoas que já participaram de algum processo seletivo e por alguma razão, naquele momento não foram selecionadas (afinal não é raro dois ou mais candidatos apresentarem desempenho nos processos seletivos muito semelhantes) mas que preenchem todos os requisitos para ocupar uma vaga na empresa.

Benefícios

Como provavelmente você já concluiu, o principal benefício de estabelecer um pipeline na sua empresa é a grande redução no tempo para recrutamento e seleção. Dessa forma o setor de RH se torna muito mais produtivo uma vez que já foi realizada uma pré seleção dos candidatos.

Isso permite que ao abrir a vaga, os candidatos convidados para participar do processo seletivo estejam melhor preparados para a vaga aumentando o nível do profissional a ser contratado.

A assertividade também aumenta e esse é um fator muito importante, especialmente quando uma habilidade muito específica é desejada, como por exemplo numa empresa que produz blister embalagem e deseja reformular seu produto com o auxílio do novo contratado.

Outra vantagem importante é que através do pipeline a chances de uma contratação não dar certo são drasticamente minimizadas e com isso os custos com possíveis demissões por baixo desempenho são reduzidos, além de diminuir os custos do processo de recrutamento e seleção em si.

Pipeline de talentos pode ser um conceito novo para muitas pessoas porém é uma prática bastante utilizada e que pode ser modelada para empresas de diferentes segmentos e portes, tornando o processo seletivo muito mais simples, rápido e barato.

You must login to add a comment.

Posts relacionados