Amanda François Stenkofp
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Trabalho com bolos caseiros. Uma empresa me procurou para revender meus produtos. Qual margem devo aplicar para preço final de revenda?

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Gostaria de saber que margem aplicar no meu produto quando se trata de estabelecer preço para alguem revender meu produto?

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1 Resposta

  1. Independente de quem é seu cliente, para definir o seu preço de venda, e essencial ter em mão três informações:

    – Custos totais (fixos e variáveis)

    – Preço da Concorrência

    – Diferenciais de seu produto

    O preço de venda deve cobrir custos de produção e distribuição, os encargos e ainda proporciona lucro. este é o primeiro preço,  garante a cobertura de todos os custos e a sua pretensão de  margem de lucro. Com esta informação, você consegue estabelecer limites para os descontos.  Neste caso pode pensar em desconto por volume.

    Você sabe como calcular preço de bolo? Essa é uma das grandes dificuldades de quem vai trabalhar na área, porém posso tentar lhe dar um ajuda nesse processo.

    É muito importante saber exatamente qual o custo para produzir cada bolo, porque assim você conseguirá colocar o preço ideal no seu produto. De modo que não tenha prejuízo e possa obter lucro. Afinal, não basta apenas cobrir os gastos que você teve, porque esse é um negócio e é necessário ganhar dinheiro para se manter.

    A primeira coisa que você precisa entender é a questão da conversão de medidas, porque em muitas receitas de bolos é utilizada a “xícara de chá” como medida para alguns ingredientes. Então você precisa saber quantas gramas leva em uma xícara e também quantas ml vai nela. Até porque, determinados ingredientes são calculados por ml e outros por gramas.

    A colher de sopa também é outro item bastante utilizado no calculo dos ingredientes, então é necessário saber a mesma coisa. Principalmente a quantidade de gramas que vai em uma colher.

    Com estas informações poderá estabelecer os custo com base nas quantidades utilizadas de cada ingrediente

    Somando o custo de todos os ingredientes chegamos ao custo real para produzir o bolo. Porém você precisa acrescentar também a esse custo alguns gastos que não da para calcular, como o gasto de água no seu trabalho, energia e gás. Normalmente recomendado a acrescentar entre 10% e 20% do custo nesse valor, portanto vai ficar ao seu critério, se aprofundar um pouco, poderia chegar a um custo rateio com base tempo x custo.

    Também não se esqueça de acrescentar algo referente ao seu trabalho na produção do bolo. Nesse caso também poderá acrescentar 10% ou 20% do custo.

    Ainda ao custo unitário poderá ter o custo da embalagem e etiqueta.

    Neste momento você tem o valor de produção.

    Nesta etapa poderá incluir os custo de venda, como transporte e outros custos.

    Finalmente você tem o custo mínimo de seu Bolo, este e a base para sua análise.

    Com o seu preço baseado nos custos, hora de entender o preço da concorrência, qual o valor que o mercado pratica para o Bolo similar ao seu.

    Aqui você vai comparar o seu preço ao valor de mercado. Tem algumas decisões:

    1.       Seu preço ficou muito abaixo do mercado, talvez a mais simples, mas tome cuidado, faça uma análise para certificar que não faltou nenhum custo no seu preço.

    2.      Seu preço ficou muito acima do mercado, o mais comum, duas descisões:

    a.      Revisar seus custos e entender o que pode estar fora do praticado no mercado, se tiver oportunidade reduzir o seu preço.

    b.      Após a revisão, não consegue baixar, então procure no seu produto/serviço os diferenciais, o que faz você ter o custo maior do que seus concorrentes, vai ter que explora-lo na venda.

    Outras dicas

    –  Atenção aos rateios, os critérios podem distorcer o real custo do produto

    – Separe o custo do tempo ocioso, ele não pode ser lançado integralmente no custo do produto/serviço

    – Não entre no mercado com preço abaixo dos seus custos, isto de da folego por um período, mas não e decisão correta.

    – Se entender que pode praticar o preço baixo e irá ganhar na escala, possivelmente errou na precificação, o ganho de escala, normalmente, e otimização de tempo ocioso ou perda de matéria prima.

    Finalmente respondendo a sua pergunta, neste ponto você tem o valor mínimo e custo da concorrência, então a sua margem para o seu revendedor deve ficar entre estes dois valores.

    Espero te ajudado, e podemos te ajudar na definição no preço.

     

    José Roberto Cassiano

    Talentsmanager.com.br