GLORISA GUEDES
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Trabalhar com o método markup facilita para definir o preço final?

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TRABALHAR COM O MÉTODO MARKUP FACILITOU DEFINIR O PREÇO FINAL?

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1 Resposta

  1. Oi, Glorisa,

    Facilita bastante sim. O markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. Consiste basicamente em somar ao custo unitário uma margem de lucro. Para isso é necessário incluir impostos e os demais percentuais que incidem sobre o preço a ser vendido a mercadoria.

    Um exemplo de cálculo é o seguinte.

    Suponhamos que você comprou uma bolsa do seu fornecedor por R$ 100,00, esse será seu preço de custo (utilizaremos esta informação mais adiante). O ICMS sobre a venda é de 18%, PIS e COFINS serão 4,65%. Para a comissão dos seus vendedores usaremos 2,5% e para despesas administrativas, 6%. Como margem de lucro ante o imposto vamos usar 20%.

    Nesse momento é somado todas as despesas e impostos ao seu percentual de lucro, que na nossa somatória deu 51,15%, gerando o Custo Total da Venda (CTV). Com o resultado obtido do CTV, podemos então fazer o cálculo do markup divisor a partir da fórmula:

    MKD = (PV – CTV) /100

    Preço de Venda (PV) deve ser considerado 100%

    MKD = (100 – 51,15) /100
    MKD = 48,85 /100
    MKD = 0,4885

    Usando o índice do markup, podemos calcular o valor de venda do produto:

    PV = PC /MKD
    PV = R$ 100,00 /0,4885
    PV = R$ 204,70

    O valor para garantir o preço de todos os custos, impostos, comissão e ainda gerar lucro de 20% em cima da sua bolsa será R$ 204,70, ou se arredondarmos, R$ 205,00. Com essa fórmula já podemos gerar o preço de venda, porém essa mesma precisaria ser feita sempre para cada produto.