Respostas ( 4 )

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    Boa tarde Ana. Considere na hora de escolher o nome para sua empresa: valores empresariais, tipo de produto ou serviço a ser oferecido, idioma, tamanho e pronúncia.

    A escolha do nome da sua empresa (o nome fantasia) é um dos passos mais importantes para quem está abrindo um negócio. A decisão deve ser tomada com base em aspectos que despertam no público-alvo a curiosidade de conhecer a empresa e adquirir o produto ou serviço oferecidos por ela. O nome fantasia alinhado ao posicionamento de mercado e à identidade visual contribuirá para a sobrevivência do empreendimento.

    O nome fantasia não é necessariamente igual ao nome empresarial, cujas regras estão previstas no Código Civil e que deve seguir determinado padrão previsto em lei.

    Nome ideal:

    O nome ideal é aquele que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito, nomes de grafia simples facilitam a busca na internet, não existe nome bom ou ruim, mas a pronúncia e a escrita são características essenciais para que a empresa seja lembrada pelos clientes.

    Pense em um nome e faça um teste com seus parentes, amigos e potenciais consumidores, pedindo a opinião deles sobre o que você escolheu. O que pode soar bem aos seus ouvidos não será, necessariamente, agradável aos demais. Lembre-se que o nome precisa transmitir valores ou atributos de sua empresa como: qualidade, confiança, agilidade, eficácia e conforto.

    Dicas:

    O processo de escolha do nome da empresa vai exigir criatividade mas também é necessário ter cautela: a tentativa de encontrar um termo engraçado, por exemplo, pode resultar em associações impróprias ou de conotação negativa.

    Alguns questionamentos simples, baseado em algumas questões, pode indicar um nome ideal durante o processo de escolha do nome:

    – Quais palavras que remetem ao seu empreendimento chamam a atenção do público-alvo?

    – Qual o melhor termo para descrever o serviço ou produto que oferece?

    – Quais símbolos, figuras ou personagens melhor representam o que a empresa faz?

    – Quais os nomes dos concorrentes? Há algum padrão no mercado?

    Uma técnica utilizada é a combinação de palavras ou a criação de um novo termo que pode destacar ainda mais a sua empresa, assim como a junção de termos ou sílabas que denotem, imediatamente, uma característica do produto ou serviço. Sufixos ou prefixos como mini, slim, gran, fast, big, veloz, infra, extra, time e log podem indicar o caminho.

    É importante evitar modismos, palavras que possam ficar ultrapassadas ou que copiem os nomes de grandes corporações. Nomes curtos, com poucas sílabas e no idioma nativo têm mais chances de agradar. Caso decida por nomes em outros idiomas, priorize palavras de amplo conhecimento do seu público-alvo.

    Registro:

    Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é um órgão do governo federal que tem a responsabilidade de registrar a propriedade intelectual em patentes, marcas, desenho industrial e programas de computador, após a escolha do nome faça uma busca no site do INPI e verifique também na internet e em mídias sociais se há outra empresa ou marca com o mesmo nome. Confirmada a originalidade do nome, é essencial registrá-lo no INPI para garantir sua propriedade sobre ele.
    Dicas de como escolher um nome de sucesso para sua empresa.

  2. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

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    Pensar no nome é essencial. A marca precisa ser atraente e de fácil associação ao valor que ela se propõe aos seus consumidores.

    Os humanos são muito atraídos por conexões como humor, emoções afetivas, sensualidade, gula, ganância, preguiça, medo, culpa, orgulho, alegria, inveja e muito mais. São associações que podem impulsionar sua marca por atender a essas necessidades.

    Por exemplo, se o seu café, por algum motivo, desperta empolgação, disposição ou excitação, por que não brincar com essas palavras? Um duplo sentido que associa a sensualidade ou a característica afrodisíaca do café também é bem-vindo.

    Se há a intenção da internacionalização da marca um nome português mais conhecido mundialmente ou expressões em inglês são mais recomendadas.

    Enfim, a dica é conectar fortemente a atributos humanos. Pesquise sobre “Marketing Centrado no Humano”.

    Veja ainda o exemplo do NUBANK. Provavelmente quem pensou na marca desejou associar a ideia do NU como pronúncia parecida com “NEW”, ou seja, um novo estilo de banco que conecta com clientes preguiçosos porque o aplicativo tem ser rápido, com clientes orgulhosos porque a “novidade” era de difícil conquista no início e clientes “avarentos” porque o banco era totalmente gratuito (sem taxas). Muitos outros fatores, como a cor roxa que é atrativa e inovadora, fazem o Nubank um caso de sucesso de marca. Dizem que até o “NU” é propositalmente pensado para imprimir sensualidade.

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    Você pode fazer um Cardápio Digital conectado juntamente com o QRCODE, alguns restantes já estão fazendo isso. Um bom programa para fazer é o facebook / Instagram e Whatsapp gb transparente 

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    O nome do seu café tem muito haver com seu público alvo. Exemplo: seu público é aquele que está no escritório e sai para tomar um cafezinho. Sugestão nome: PAUSA, CAFÉ..
    seu público é aquele que a tarde tira um horário para saborear um café médio, pingado, maqueado com um pedaço de bolo…..então poderia ser “Hora do café”.
    O nome tem que ter identidade com o público alvo, por isso é de fundamental importância que vc defina muito bem ele. Indo para um café, agora…..abraço e sucesso.

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