Talia Cruz
  • 1
Novo na comunidade

Quero abrir um negócio, tem alguma dica que eu iniciante tenha que saber?

  • 1

Pretendo abrir um negócio com umas amiga no começo do ano que vem, mas não sei bem por onde começar, estou entusiasmadas, mas gostaria de saber: tem alguma dica que eu , como iniciante tenha que saber?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

4 Respostas

  1. Parabéns pela iniciativa, abrir u novo negócio, é um desafio, uma palavra que minimiza este desafio é PLANEJAMENTO, saber onde está e onde quer estar e fundamental para iniciar o novo negócio.

    Temos coisas importantes que você deve considerar antes de comprometer seu tempo e dinheiro para começar um negócio.

    Qual o seu melhor negócio?

    O que o mercado está precisando?

    Qual será o seu ramo de atividade?

    Bom três perguntas essenciais que te coloca no mercado.

    Talvez já tenha definido, você gosta de uma atividade, tem conhecimento técnico sobre ela e, a partir disso, enxerga um bom potencial de mercado, motivando a abertura do negócio.

    Agora coloque no papel, procure ou faça uma pesquisa, monte um planejamento onde você quer estar na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano e finalmente daqui a 5 anos, preste atenção este o momento onde vê o seu sonho tornando realidade, as dificuldades são importantes, não para você parar mas para você saber como trata-las no momento que acontecer.

    Algumas dicas que podem ajudar neste momento, responda estas perguntas:

    Quais são sei interesses?

    Esta reposta ajudará dar foco

    Quanto você quer lucrar em quanto tempo?

    Planejamento e a raiz de todo o seu sucesso, verifique antecipadamente quanto pretende investir e como vai investir, em principalmente por quanto tempo

    Quais são seus pontos fortes?

    Ninguém sabe tudo.  Estas respostas te encaminham para duas ações, se a atividade exige algo que não tem, invista em melhorara-lo ou buscar parceiros para suprir a necessidade, ou o segundo destaque seus pontos fortes de forma a mostrar como o seu diferencial em relação aos seus concorrentes

    Qual é a forma de trabalho que costuma se sair melhor?

    • Você gosta de pessoas ou prefere trabalhar sozinho?
    • Você gosta de servir ou prefere evitar as pessoas?
    • Você prefere servir qual faixa etária?

    O seu negócio é o seu cliente, tem que mudar alguma coisa? trabalhar isolado, ou evitar pessoas, as vezes é uma estratégia que leva ao fracasso.

    Qual os riscos que está disposto a correr?

    Abrir um negócio pode ser assustador, principalmente nos primeiros anos. Alguns negócios são mais assustadores que outros. Se você não quer ficar noites acordado pensando em como pagará seus empréstimos, ou se será processado, talvez seja melhor um negócio para o qual não seja necessário um capital tão grande no início.

    E o planejamento, já tem claramente objetivos, metas e planos?

    Você está atualizado?

    Estude, tudo o que está envolvido em sua ideia, analise o que deu certo, entenda o que deu errado, busque caminhos que outros já percorreram, para você melhorá-los, aperfeiçoar.

    Você sabe exatamente onde você quer chegar?

    Planejamento novamente, você só chega a seu destino caminhando, para isto tenha em mente onde quer chegar.

    Evite aborrecimentos fiscais, você conhece os aspectos legais do negócio que pretende abrir?

    Dispensar um contador, um consultor, ou um advogado, pode ser uma falsa economia neste momento, portanto não dispense este cuidado, ele te dará uma clara noção de obrigações que estão além do dia a dia de sua empresa.

    Também poderá encontrar maiores detalhes no link a seguir do sebrae  https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

    Bom como disse no início, planejamentos, conhecer onde ira dedicar tempo e dinheiro e primordial para o sucesso.

    Enfatizo a dica, conhecer as dificuldades não é para desistir e sim prepará-lo para supera-las

    Conte conosco

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

  3. Bom dia!

    Em complemento às informações já repassadas, sugiro que você visite o site abaixo e veja mais de 100 ideias de negócios com orientações detalhadas:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias

  4. Resposta foi editada

    Meu nome é Sandra.
    Sou uma pessoa empreendedora que gosta de correr riscos e aprender.
    Este ano decidi criar uma loja online a partir do zero.
    Eu já sabia o que ia vender na minha loja, (Botas Cowboy), mas não sabia qual plataforma de comércio electrónico escolher para começar a criar a loja online e a vender o meu produto.
    Depois de algum tempo de pesquisa e estudo, decidi escolher a plataforma de comércio electrónico Shopify para começar, porque a considero muito completa e oferece as funcionalidades que eu queria para minha loja.
    Demorei algum tempo a me acostumar com o Shopify, mas em uma semana já havia colocado todos os produtos na loja, e a parametrização do meio de pagamento.
    O visual da loja demorou mais tempo, definindo quais imagens colocar na página inicial, pois acho que é um detalhe muito importante, a página inicial do site é o cartão de visita de qualquer site.
    Foi um objetivo cumprido a loja está em funcionamento, não é difícil criar uma loja online.
    Não lamento ter escolhido o Shopify, eles dão um bom atendimento e trabalham com uma ampla gama de parceiros que permitem melhorar o desempenho da loja com diversas aplicações.
    Qualquer pessoa pode criar uma loja, desde que seja corajosa e tenha esse objectivo.
    Foi um bom desafio para mim.
    Uma vez criado, você sempre pode alterar o aspecto, melhorá-lo, etc.
    Esta é minha loja https://cowboybootseurope.com/
    Convido você a visitá-lo!