Nilson Jose Borges
  • 0
Novo na comunidade

Quanto custa uma franquia?

  • 0

Quero saber quanto custa e como adquirir uma franquia??

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Nilson. Abrir uma franquia é, muitas vezes, uma forma de complementar a renda mensal ou então de começar um novo negócio em tempo integral, tendo marcas já consolidadas e conhecidas no mercado por trás da operação.

    De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os setores predominantes entre as franquias são alimentação, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar, enquanto os com menor participação são casa e construção; informática e eletrônicos; hotelaria e turismo; limpeza e construção.

    Confira no link os valores das 20 maiores marcas de franquias do Brasil: https://www.infomoney.com.br/negocios/quanto-custa-a-franquia-os-valores-para-abrir-unidades-das-20-maiores-do-brasil/

    1- Analise o mercado e escolha seu setor

    O primeiro passo antes de começar seu investimento é, justamente, determinar em que setor você pretende se inserir. Vai trabalhar com um restaurante? Consultoria de negócios? Turismo? Marketing digital? É uma questão vital, já que ela determina boa parte das suas escolhas daqui para frente. Tome o tempo que for necessário aqui, pois essa é uma decisão com muitas consequências.

    2- Busque uma franqueadora de confiança

    Mesmo sabendo como adquirir uma franquia, no sentido burocrático da coisa, você ainda precisa saber como escolher essa franquia. Como já mencionamos, essa é uma decisão importante e que vai afetar boa parte do seu futuro a partir de então. Se você não acredita que pode confiar em seus franqueadores, então não deveria fazer negócios com eles.

    Primeiro, você deve ler as condições do contrato de franquia. Nele devem contar todas as obrigações e direitos de ambas as partes. Isso inclui nível de auxílio, detalhes de pagamento, etc. Uma franqueadora geralmente oferece certo nível de suporte, com aulas e ferramentas de administração. Afinal, seu sucesso também é o sucesso da franquia como um todo.

    3- Aprenda como a franquia funciona

    Então você escolheu uma empresa com a qual fechar seu contrato? É hora de entender como ela funciona na prática. Qual é o nível de qualidade esperado pelos clientes daquela empresa, como você pode adaptar a fórmula da empresa ao seu contexto, como promover sua filial, etc. Uma franquia pode não ser uma empresa individual, mas ela ainda é o seu negócio e deve ser tratado como tal.

    4- Reúna capital necessário para começar

    Não tem como adquirir uma franquia sem recursos, da mesma forma que não poderia montar uma empresa sem investimento. É necessário adquirir materiais, montar campanhas de divulgação, talvez contratar pessoal, dar entrada nos registros mais burocráticos, etc. E você difícil fazer tudo isso sem capital.

    Felizmente, uma franquia pode ser iniciada com bem menos recursos do que uma empresa própria. Afinal, boa parte do trabalho burocrático, pesquisa de material e público-alvo já está encaminhada. Além disso, seus investimentos tendem a ser mais precisos, o que diminui a necessidade de um grande fundo de reserva para reinvestir, caso o negócio não vingue de primeira.

    5- Estude sobre administração de negócios

    Uma filial é, para todos os efeitos, seu próprio negócio. Isso significa que você deve tratá-la como tal, tomando bastante cuidado ao administrar seus recursos. E a melhor forma de conseguir fazer isso é com estudo. Mesmo que você não tenha formação em administração, aprender o quanto for possível sobre o assunto pode te poupar muita dor de cabeça.

    Se você não souber por onde começar, a franqueadora pode ser um bom ponto de partida. Afinal, a maioria disponibiliza materiais de aprendizado sobre o setor de atuação e sobre como progredir neste ramo. Como já dissemos, seu sucesso é o sucesso deles também.

     

    Fonte: https://www.echosis.com.br/como-adquirir-uma-franquia-qual-o-passo-passo/