JohanGonzalez
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Qual é o melhor método para gerenciar contatos de clientes em Whasthaspp?

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Olá, boa noite. Sou representante de marketing e comunicação de uma empresa de queijos em MG. Gostaria de saber qual é o melhor método para gerenciar contatos de clientes em Whasthaspp e encaminhá-los para nossa loja virtual?

Temos três números de telefone diferentes, onde recebemos muitos pedidos diariamente, mas não sabemos como gerenciá-los para poder atender a todos e fazer a venda de forma rápida e eficaz pela web.

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2 Respostas

  1. Boa tarde!

    Veja algumas sugestões para melhor atende aos seus clientes por essa ferramenta:

    1. Use o WhatsApp empresas

    WhatsApp Business ou WhatsApp empresas é a versão corporativa do WhatsApp.

    Se você quer fazer atendimento ao cliente via WhatsApp, use o aplicativo desenvolvido pela empresa com esse fim. Ele conta com uma série de funcionalidades que vão permitir uma experiência muito mais ricas para seus clientes. Para começar você poderá incluir uma série de informações como o endereço de seu site, descrição da empresa e localização.

    2. Tenha um número exclusivo para o atendimento ao cliente via WhatsApp

    Na verdade, se o celular que você usa já tem uma conta de WhatsApp, você terá que optar entre o WhatsApp Business ou o WhatsApp convencional para esse número. Por isso, o ideal e ter um chip com um número exclusivo para o WhatsApp Business.

    3. Use o WhatsApp Web para facilitar o atendimento de chamados

    Se você pretende usar o WhatsApp para atender chamados e dúvidas de clientes, o ideal é baixar o WhatsApp para desktop em um computador e fazer os atendimentos por lá. Dessa forma, fica muito fácil para o atendente prestar um bom serviço aos seus clientes. Assim, ele pode consultar outros sistemas e ferramentas, manuais online, procedimentos técnicos, tabelas de preços, se comunicar com outros colaboradores de sua empresa, verificar pedidos etc., com mais agilidade do que em uma pequena tela de celular.

    4. Deixe claro o horário de atendimento

    Você vai poder ter sempre alguém ao lado do celular ou do computador para atender todos os chamados?  É bem provável que não. Então, assinale no local indicado para isso o horário de atendimento e evite frustrar as expectativas de seus clientes.

    5. Conheça todas as funcionalidades do Aplicativo

    Saiba como usar o app, seja no celular ou no desktop, conhecendo  todas as suas funcionalidades e a melhor maneira de operá-lo. Não se esqueça também do treinamento convencional que qualquer vendedor ou atendente deve ter para prestar um bom serviço aos clientes.

    6. Seja ágil

    O atendimento deve sempre ser ágil. Mas quando se trata de um atendimento via esse tipo de mídia online, o usuário normalmente acredita que ele será mais rápido ainda. Por isso, ao implantar o atendimento ao cliente via WhatsApp é fundamental responder rapidamente aos contatos dos clientes.

    7. Mantenha um banco de dados sobre os clientes

    Assim, poderá usar o telefone do cliente ou outra informação que ele fornecer para localizá-lo no sistema CRM e se informar sobre as últimas interações com a empresa e também seu perfil. Você mostrará ao cliente que o conhece, sabe de suas necessidades e do histórico de atendimento. O serviço prestado será personalizado. E, além disso, ele poderá seguir do ponto em que o último contato com o cliente se realizou, sem ter que questioná-lo demasiadamente nem fazer com que repita informações.

    8. Configure respostas automáticas

    Outra facilidade do WhatsApp para empresas é a configuração de respostas automáticas. Assim, quando não houver um atendente disponível o cliente poderá receber uma saudação, uma mensagem de ausência ou até mesmo algumas informações. Para isso, é preciso programar respostas em função das perguntas dos clientes, usando até 3 palavras-chave.

    9. Analise as métricas do WhatsApp Business e use tags de categorização de clientes

    O WhatsApp Business fornece algumas estatísticas de acesso e outras métricas que podem te ajudar a acompanhar o processo de atendimento. Dessa forma, você pode saber o que está funcionando, se suas mensagens estão sendo entregues, lidas e recebidas. Outro ponto que vale destacar é a categorização de clientes com tags coloridas. Isso facilita muito os trabalho dos atendentes que logo visualizarão se são novos clientes, um novo pedido, pagamento pendente e outras categorias que você pode criar.

    10. Não esqueça de divulgar esse canal de atendimento ao cliente

    Por fim, se você não divulgar esse novo canal de atendimento, seus clientes não vão usá-lo. Você pode usar uma  mala direta divulgando seu número e também colocá-lo em posts nas mídias sociais de sua empresa. O importante é que seus clientes saibam que ele existe para que possam incluir seu número entre seus contatos.

     

     

  2. Uma das formas de fazer isso é usando uma ferramenta de CRM. Eu indico a LoveCRM, porque ela tem integração com o Whatsapp e permite que você organize contatos, crie respostas automáticas, categorize conversas e analise os dados.
    Você pode saber mais em https://lovecrm.com.br/