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Qual a melhor forma de vender pelas redes sociais?

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Qual a melhor forma de vender pelas redes sociais?

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3 Respostas

  1. Bom dia, Gabriela.

    Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente.

    1. Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2. Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3. Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4. Possua obsessão pela logística

    Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

    5. Ofereça multicanais ao cliente

    É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

    6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

    Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

    7. Anuncie

    Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.

    8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

    A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

    9. Tenha um site seguro

    Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

    10. Invista na gestão do negócio

    O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

    Veja mais em:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/5-dicas-para-atrair-mais-clientes-usando-as-redes-sociais,4a31d7194d3cb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/primeiros-passos-para-sua-empresa-ter-presenca-digital,1a63cc91c4afd610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD

  2. Gabriela, além da resposta da Sarah  que é bem completa, você pode seguir essa linha:

     

    Um dos primeiros pontos para você começar a vender pela internet é você entender quem são os seus clientes e quais são as suas necessidades.

    Se você for analisar os produtos que você vende, vai ver que todos tem a função de resolver algum tipo de problema ou satisfazer uma necessidade das pessoas.

    Então, ao saber quem são os seus clientes e o problema que os seus produtos resolvem, você pode pensar de forma estratégica para criar uma comunicação adequada para eles e que tenha uma maior probabilidade de converter em vendas.

    Uma coisa que dificilmente vai funcionar é você tentar ficar postando apenas propaganda nas suas redes sociais, certamente você mesma não gosta de acompanhar perfis que postam apenas propagandas.

    Então crie conteúdos que despertem desejo ou necessidade no público alvo daquele produto em específico.

    Por exemplo, se você vende um creme anti rugas, então você pode postar conteúdos falando sobre evitar rugas, tipo de alimentos para ter uma pele mais bonita, dicas de beleza (principalmente focado na idade do seu público alvo)….

    Se você tem um loja de roupas, tente despertar o desejo em cima daquela peça, fazendo a pessoa imaginar como ela se sentiria mais bonita, mais empoderada, que ela merece aquele mimo….

    Um erro que a maioria das pessoas cometem é falar apenas das características e benefícios físico do produto (essa roupa é de qualidade, tem tecido tal, foi feito não sei onde…) e esquece dos benefícios e desejos das pessoas.

    Por exemplo, uma pessoa que quer emagrecer, ela não que apenas perder peso, ela quer se sentir mais bonita, se sentir desejada, ser elogiada, ir numa loja sem medo de passar vergonha porque as roupas não servem nela…

    Então primeiro entenda quem é o seu cliente e depois os conteúdos que você precisa produzir nas suas redes sociais que vá atrair o tipo de pessoa que você quer.

    Com isso em mente você consegue ter mais clareza.

    E ir atrás dos conteúdos que você precisa, para isso você pode usar os vários blogs, vídeo e perfis que tem na internet para achar conteúdos, depois faça do seu jeito.

    Caso queira você pode baixar e repostar nas suas redes sociais alguns, sempre dando os devidos créditos.

    Um site que você pode usar para baixar vídeos do Facebook, Instagram ou Pinterest é o Pocbi.com .

    Em perfis ou hashtags do Instagram, Facebook… você pode encontrar diversos conteúdos base que você pode usar para economizar um pouco de tempo ou se inspirar.

    Mas o mais importante é você criar o seu conteúdo, mas isso não precisa ser complicado.

    É somente você assistir os conteúdos e explicar do seu jeito, e como é um assunto que você domina, pode dar o seu toque especial.

    Isso vai fazer com que você crie empatia com as pessoas e elas queiram te seguir.

    Além disso é importante que você crie conteúdos para criar uma “amizade” com os seus seguidores, trate eles como se fossem seus amigos (e não como um $$$), assim você cria uma conexão bem forte com eles o que vai ser importante na hora de indicar os produtos que você vende.

    É como ser um influencer, que certamente você segue, produz conteúdos interessantes e de vez enquando indica alguns produtos.

    Se quiser acelerar o seu resultado você pode usar a função de impulsionar publicação (criar anúncios nas redes sociais) para distribuir o seu conteúdo e conseguir seguidores mais rápido.

    Mas é importante nunca usar serviços de comprar seguidores que tem por aí, porque é um “tiro no pé” você terá muitos seguidores, mas não é o seu público alvo, ou seja, ninguém vai comprar nada de você e não tem interesse nenhum no que você fala.

    O que vai acabar mais te prejudicando.

     

    Bom, acho que esse é um bom ponto de partida, agora e estudar um pouco mais e ir aplicando com consistência, para ter sucesso nas redes sociais é preciso ter consistência e conteúdo de qualidade e que interessa os seus seguidores.

     

  3. Então Sarah, umas das melhores redes sociais pra conseguir vendas de forma orgânica é o Pinterest