Arielen Martins Zeni
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Quais são os primeiros passos para abrir uma empresa que presta serviços de entrega expressa?

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Meu esposo trabalha há pouco mais de dois anos com entrega expressa por meio de aplicativos. Ele já possui o MEI, Fez alguns cartões de visita simples e entregou em alguns comércios para fazer entregas particulares, conseguiu fidelizar alguns clientes e faz algumas entregas particulares na região. Sentimos o desejo de EMPREENDER neste ramo, queremos abrir um escritório em casa para auxilia-lo na captura de novos clientes, possíveis contratos de prestação de serviços.
Alguém com mais experiencia poderia me dar dicas de como começar este negócio?
Ele é um excelente profissional, conhece muito bem a região, porém não temos embasamento para colocar tudo no “papel” e colocar para funcionar.

Gratidão!!!

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    Boa tarde Arielen. A empresa de serviços de entregas rápidas pode abrir seu negócio em um ambiente de mercado amplo e muitas oportunidades. A clientela é vasta, pois muitas empresas fazem uso deste serviço tanto para entregas internas quanto para entregas à clientes. Quando se começa a pensar em montar um negócio, é muito importante analisar as oportunidades existentes.

    1- Organização do processo produtivo

    Para montar uma empresa de serviços de entregas rápidas, os empresários devem ter em mente o fluxo de operações de acordo com a demanda. O ideal é que a demanda seja crescente e que a estrutura acompanhe este processo. As entregas podem ser realizadas com motos, pequenos e médios veículos e até caminhões de pequeno porte. O importante é que os veículos utilizados atendam ao volume de entregas, à qualidade e rapidez. Os serviços rápidos devem optar por meio de transportes que proporcionem flexibilidade, ou seja, possam transportar produtos e ao mesmo tempo documentos para destinos diversos.

    2- Estrutura

    A empresa de serviços de entregas rápidas deve decidir se a melhor opção é buscar os produtos em distribuidores e intermediários ou ter um espaço de armazenamento. Por uma questão de gestão operacional, muitas empresas preferem buscar os produtos nas empresas clientes para depois entregá-las aos consumidores finais ou outras empresas. A decisão dependerá do tipo de contrato a ser realizado, dos ciclos das encomendas e do custo de realizar as viagens.

    Existem diversos tipos de serviços: entregas de empresas para empresas, entregas para consumidores finais, entregas de produtos para empresas que foram encomendadas anteriormente. Então cada serviço é um caso específico que representará tempo, ciclo e custos. Neste aspecto, os serviços de entregas preferem, em alguns casos, armazenar os produtos até que sejam entregues de acordo com o que está acertado nos contratos. Essa opção exige que se tenha uma estrutura organizada para armazenamento com espaço, segurança e dispositivos contra danificação de produtos.

    3- Clientes

    Ter uma carteira de clientes que confiam no serviço e que foram fidelizados deve ser sempre o alvo da empresa de serviços de entregas rápidas, mas deve-se lembrar de que para conseguir essa posição e participação no mercado é necessário, antes de tudo, estudar a clientela. Então identifique os clientes e suas necessidades de acordo com o ramo.

    Se o cliente é um intermediário, qual serviço será pedido e quais as exigências, se é um distribuidor, varejista, escritórios, empresas de serviços, quais serviços serão oferecidos, quais os requisitos desses serviços e quais os critérios de qualidade são respostas importantes. Invista no conhecimento de vários clientes e setores e tente atender uma diversidade de ramos. Assim a empresa não só terá uma carteira maior de clientes, como também terá um maior conhecimento de mercado.

    4- Serviços oferecidos

    Os serviços podem ser divididos de acordo com a localização e pontos de entregas ou de acordo com o tempo solicitado (se à tarde ou à noite). Para realizar os serviços é necessário também que se tenha afirmado quais requisitos de serviços pós-venda, quais as condições dos contratos e assistências em geral dadas aos clientes e ainda os equipamentos a serem utilizados.

    5- Características da empresa de serviços de entregas rápidas

    De acordo com a missão, a empresa de serviços de entregas rápidas deve organizar suas atividades operacionais e rotineiras. Focando as atividades táticas e estratégicas, a empresa deve organizar e disseminar sua visão e objetivos. A empresa de serviços de entregas rápidas deve se pautar também nos seguintes critérios de gestão: políticas de serviços, políticas de tempo de entrega e área geográfica, concorrência e políticas financeiras.

    6- Localização

    Estar bem localizado é crucial para o sucesso da empresa, por isso, ao escolher a localidade deverá pesquisar quais serão seus principais clientes e quais os tipos de serviços que serão oferecidos em maior escala. Quanto mais centralizada a localização, melhor para atender aos clientes, até porque a divulgação das empresas é realizada por meio da propaganda boca a boca na região em que elas se encontram.

    7- Divulgação

    Mesmo a divulgação sendo basicamente realizada por propaganda boca a boca por clientes que já compraram os serviços, a empresa deve estabelecer um plano de divulgação e um plano de marketing que tenha metas de desempenho com observações e análises constantes, relatórios de falhas e acertos e alocação de recursos necessários.

    8- Custos

    A empresa terá investimentos em estrutura, informatização, compra de veículos e contratação de pessoal. Os custos correntes e operacionais serão por conta de perdas, estragos nas encomendas e custos fixos com salários, combustíveis, manutenções, paradas necessárias e custos fixos com locações, contas de água, luz, telefone e outros. Os custos variáveis podem ser cobrados de acordo com serviços que poderão ser necessários.

    As receitas obtidas pela empresa serão de acordo com a velocidade dos serviços, flexibilidade, versatilidade das encomendas, continuidade dos serviços prestados, volume de serviços pedidos e outras receitas que virão de acordo com a eficiência e eficácia da empresa de serviços de entregas rápidas.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-frete-e-transporte-de-pequenas-cargas,b7987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

     

    Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-iniciar-um-servicos-de-entregas-rapidas/