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Sebrae

Quais os dez fatores-chave de sucesso em Minimercados?

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Quais os dez fatores-chave de sucesso em Minimercados?

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    O Sebrae preparou um questionário de apenas dez perguntas de múltipla escolha para conhecer qual a performance de sua empresa em cada um desses fatores. Além disso, foi possível estruturar recomendações e Planos de Ação específicos para cada tipo de resposta.

    Conheça os dez fatores-chave de sucesso em minimercados

    1 – Localização;

    A escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Umas das grandes vantagens dos minimercados é a relação de proximidade com os clientes e vizinhança.

    2 – Atendimento;

    Para realizar um bom atendimento, conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes.

    3 – Marketing de relacionamento;

    Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas ao seu minimercado.

    4 – Comunicação visual;

    Um estabelecimento mal iluminado e sem uma comunicação visual adequada não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita.

    5 – Limpeza e conservação;

    Clientes valorizam ambientes limpos e com a adequada manutenção. Além disso, o minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações.

    6 – Capacitação de funcionários;

    Investir em treinamento de seus funcionários pode fazer aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento.

    7 – Agilidade;

    Facilitar o fluxo de clientes e explorar a melhor disposição dos produtos, bem como proporcionar uma experiência positiva de compra tende a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado.

    8 – Variedade e produtos-âncora;

    Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento, ampliando o atendimento e satisfazendo as necessidades dos consumidores.

    9 – Validade dos produtos;

    O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade, evitando assim multas pelos órgãos competentes, bem como má reputação do seu negócio. O empresário também pode optar por separar os produtos próximos do vencimento e, informando aos clientes, oferecê-los com desconto.

    10 – Comodidade.

    Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero.

    Responda esse questionário e descubra seu desempenho nos dez fatores de sucesso

    http://conteudo.sebrae.com.br/apoioportal/clienteFcs.do

    • 1) O resultado da sua avaliação, que revelará seu nível de competitividade mercadológica;
    • 2) Uma análise sobre vantagens e desvantagens competitivas;
    • 3) Dez recomendações práticas, contendo dicas exclusivas, orientações, pequenos vídeos, estudos especiais e outras ferramentas para que você melhore seu desempenho e consiga aumentar seus resultados;
    • 4) Um gráfico contendo a sua performance em cada fator, comparando-a com as dos demais respondentes.