LAUDICEA ALMEIDA SANTOS
  • 0
Especialista

Quais melhores prática remota para controle de profissionais, horário e efetividade no trabalho através da tecnologia?

  • 0

Quais melhores prática remota para controle de profissionais, horário e efetividade no trabalho através da tecnologia?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Acredito que este é o maior legado da pandemia, popularizou a prática do trabalho remoto, e com isto este mercado vem crescendo e com certeza ainda não conhecemos todas as tecnologias que poderão aplicadas neste trabalho.

    A primeira dica é fazer o seu planejamento de implementação bem estruturado, vai te ajudar a adequar a melhor ferramenta, alinhando seus benefícios, aumento da produtividade e a economia de recursos são alguns deles.

    A primeira ferramenta é treinamento, o profissional deve se habituar ao home office escolher quando e onde trabalhar, em horários e ambiente que julga ser favorável para sua produtividade e criatividade. O trabalho remoto focado demonstra uma tendência a resultados superiores.

    A segunda ferramenta é a clareza na informações, atendimento à legislação trabalhista, controle de horas trabalhadas (quando aplicável), organização de tarefas, comunicação interna, fazer reuniões, bater metas e promover a integração entre as equipes são elementos importantes que devem ser considerados.

    E finalmente chegamos as ferramentas tecnológicas que o mercado disponibiliza, lembrando que podemos esperar muitas mudanças, vou sugerir as que oriento meus clientes atualmente, pois considerado as melhores nas relação custo x benefícios:

    Compartilhamento de Arquivo

    Serviços de armazenamento em nuvem permitem que usuários enviem e compartilhem arquivos pela internet utilizando sites, sem a necessidade de nenhum hardware como mediador do processo. O Google Drive é um recurso disponibilizado pelo Google, muito útil para a vida pessoal e profissional, já que pode ser utilizado para várias finalidades. Planilhas, fotos, textos, vídeos, slides podem ser desenvolvidos e compartilhados entre uma ou mais pessoas, em formatos editáveis ou não. Dá para trabalhar nos arquivos em modo offline, que ficam salvos em uma nuvem. Ou seja, é uma ferramenta prática e bastante segura, excelente para trabalho em equipe, compartilhando on line as informações e atualizações, todos sincronizados.

    São inúmeros as ferramentas para compartilhamento de arquivos, a segurança e um preocupação por isto, normalmente, além do Google, oriento pelo Dropbox, Microsoft OneDrive, depende do que a empresa necessita.

    Controle de ponto

    Há vários sistemas disponíveis no mercado que realizam o controle de jornada online, através de aplicativos no notebook, tablete ou smartphone , sistema simples que registra os horários de entrada, saída e intervalo, com algumas customizações temos aplicativos que inclusive coloca a localização, atendendo desta forma a prestação de serviços por equipe de campo.

    Deve ficar atento quanto as questões trabalhistas e certificar que os aplicativos estão dentro das exigências legais. Excelente alternativa para manter as atividades da equipe sob controle sem sobrecarregar as equipes de RH.

    Propositalmente não estou incluindo empresas nesta orientação pois este serviço já esta disponibilizado pelas grandes empresas do setor, integrando o seu controle já existente, com uma aplicação web, garantindo um sistema único de controle.

    Comunicação

    A empresa tem uma identidade, uma forma de manter o funcionário integrado e ter um canal de comunicação interna, usar um aplicativo especifico, empresarial, ajuda a promover a comunicação da empresa e fugindo um pouco dos canais que confundem-se com o canal pessoal. Através de canais o colaborador pode organizar os assuntos, evitando se perder pelo excesso de e-mails. Indicamos o aplicativo SLAK, muito útil, você poupa tempo porque todas as discussões e arquivos de um assunto, projeto, setor,  ficam em um só lugar: um canal.

    Videoconferências

    O funcionário deve ter uma relação com a empresa, independente onde está o grande avanço na Pandemia foram as videoconferência, não preciso sugerir uma ferramenta, hoje já me deparei com mais de 30 e todas cumprem bem o seu papel, inclusive com planos gratuitos, oportunidade para testar e verificar qual melhor se adaptará a sua equipe, listo algumas: Microsoft Teams, Zoom, Google Hangouts, Google Meets, Skype, viber, Facebook, entre outras..

    Gestor de Tarefas

    Costumo indicar o Trello é um dos aplicativos mais populares para a gestão de tarefas. Ele organiza o quadro de atividades, listas e cartões, os times podem organizar e priorizar projetos de um jeito divertido, flexível e gratificante, permite o anexo de arquivos, estabelece prazos e muitas outras funcionalidades para facilitar a vida dos gestores.

    O trabalho remoto,  é uma realidade, independente do segmento, acredito que é um movimento sem volta, as empresas e profissionais vão rever suas rotinas e adotar o trabalho remoto, um regime que traz muitos benefícios em relação aos custos, retenção de talentos, produtividade e a qualidade de vida.

    Como disse no início, muitas ferramentas vêm surgindo, importante planejar e definir o que precisa, com certeza encontrará a ferramenta certa que irá atender sua empresa.

    Como disse no início o importante é planejar e definir o que precisa, com certeza encontrará a ferramenta certa que irá atender sua empresa. Nós estamos preparados para te ajudar a planejar e superar os desafios que ainda existe para sua aplicação, estamos prontos para orientar, treinar e aplicar as ferramentas que podem transformar sua empresa.

    Conte conosco

    Jose Roberto Cassiano

    http://www.talentsmanager.com.br

  2. Bom dia Laudicea, com um programa e aplicativo de monitoramento conseguirá tudo que precisa. Acredito que aumente cerca de 40% o desempenho de sua empresa.
    Além de poder monitorar tanto o computador quanto o celular empresarial do funcionário, acredito que seja a melhor solução, segue o site que oferece esse software: http://www.wtsoftware.com.br