Keyti Dornelas Bastos
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Quais as dificuldades de uma mercearia?

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EStou montando uma mercearia com hortifrutti e gostaria de saber quais as maiores dificuldades existentes nesse mercado

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    Boa tarde Keyti. A proximidade dos donos com as necessidades do cliente, o reflete como potencial de atendimento as necessidades humanas principais as rotinas domésticas: alimentação, higiene pessoal, organização da casa.

    Estes negócios estão sempre próximos de bairros residências ou centro de grande circulação de pessoas e possuem boa aceitação, quando conseguem combinar lojas compactas, comodidade, praticidade e agilidade nos serviços de atendimento. Tendo assim boas chances de alcançar um rápido crescimento.

    1- Pontos fracos

    O segmento Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Geral – Mercearias, é comumente ameaçado pela presença de grandes redes supermercadistas, com maior poder de compra elas oferecem maiores variedades de produtos, melhores serviços e preço final mais competitivo. Os pequenos negócios desta atividade sofrem com o deslocado de uma fatia de seus clientes para outros concorrentes e quando já são fortes no mercado local, podem receber propostas para agrupamento em grandes redes, atrelado a perda das características e nomes de origem.

    A falta de conhecimento técnico e gerencial para elaboração de planos estratégicos e monitoramento dos resultados é um dos principais pontos fracos, acompanhados da dificuldade para delegação de funções e atividades entre sócios e funcionários, raramente existe plano de cargos ou organograma; a insuficiência de esforços na coleta de informações para subsidiar decisões de mudanças na estrutura da loja, no layout e ofertas de serviços; ausência de controle de estoque, falhas no fluxo de caixa, compra de mercadoria sem critérios, também são comumente diagnosticados nas empresas locais como pontos fracos.

    2- Pontos fortes

    Pontos fortes identificados para este segmento é o amplo conhecimento técnico do negócio e a visão integrada dos aspectos da gestão da empresa pelos gestores/ proprietários. O bom relacionamento com os fornecedores também ganha destaque.

    Como oportunidades, uma das evidenciadas é a diferenciação dos concorrentes através do fomento de diferenciais competitivos tais como, variedade de produtos e serviços, horário de funcionamento, formas de pagamento, atendimento a um público específico etc.

    A presença de instituições do Sistema “S”, em especial o Sebrae para oferecer orientação empresarial e atender empresários do setor, através de um projeto específico de Comércio Varejista, que buscam em sua missão a promoção do desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

    Mercearia: Oportunidades e Desafios no Mercado.