Cleyton Santos
  • -1
Novo na comunidade

Posso construir máquinas e equipamentos sendo MEI?

  • -1

Construo máquinas e equipamentos para indústria alimentícia, como empacotadeira, rotuladeiras, dosadoras, fechadora de tampas. Trabalho para uma empresa com registro em carteira para outra empresa que não é fabricante de máquinas.

Tenho projetos para máquinas de pequeno custo para pequenos negócios. Algo mais próximo disso seria: INSTALADOR(A) DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS INDEPENDENTE 3321-0/00. Consigo?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

4 Respostas

  1. A fabricação de maquinas e equipamento, requer um contexto de planejamento bem amplo, certo que você já faz a fabricação dos produtos/maquinas. Há de ser verificado e analisa a produção e venda dos produtos fabricados, se a produção das maquinas que são fabricadas, você tá na condição de empregado dessa empresa, todo e qualquer resultado das vendas, são de responsabilidade da empresa que contratou você, e você ganha seu salário.

    As obrigações e benefícios de aquisição de insumo para produção, custo de produção, registro dos produtos, vendas e consequentemente ganhos, são da empresa.

    Quando você trata que possui projetos para fabricação de maquinas, seja pequena, média ou grande. As obrigações, responsabilidade, despesas e claro os benefícios/ganhos, são de sua responsabilidade. Essa situação inicia desde concepção dos projetos, esses projetos são seus, você que inventou ou são projetos de maquinas que já são fabricadas no mercado?

    Se são projetos existente, ou seja, de outras pessoas ou empresa, você terá que ter autorização para fabricação e exploração comercial das maquinas, se são projetos que você desenvolveu, ai sim, você terá que ter o projeto inscrito, uma maquina/equipamento prototico “modelo” e registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual-INPI. Esse registro que é tratado como “PATENTE” dá o direito de uso, fabricação e exploração comercial dos produtos. Esse registro também requer todo um procedimento necessário para certificação.

  2. A definição de abrir uma empresa em seu nome, é uma decisão e claro, projeto e sonho de qualquer um e com certeza o seu. Ai você precisa definir alguns pontos, tais como:

    • Deseja ser o único titular/dono;
    • Deseja dividir trabalho/responsabilidade/custo com sócios;
    • Deseja dividir seus ganhos

    Então, diante de sus definições, você pode abrir uma Sociedade Ltda, EIRELE, Empresário Individual ou um Microempreendedor Individual.

  3. Abri uma empresa na condição de Microempreendedor Individual, será necessário analisar o faturamento bruto de sua empresa, a fabricação e venda dos produtos, qual o valor das maquinas e possível faturamento conforme venda mensal.

    O MEI, tem um faturamento anual de R$ 81.000,00 por ano, e de acordo com mês de abertura, proporcional aos meses do ano, exemplo: 81.000,00 / 12 meses do ano = 7.650,00, levando em considerarão agosto a dezembro = 33.750,00.

    Quanto aos códigos de atividade do MEI relaciono:

    • Fabricação de artefatos de funilaria independente – 2532.201
    • artesão em metais independente – 2599399
    • artesão em outros materiais independente

     

    Acesse o portal do empreendedor http://www.portaldoempreendedor.gov.br, neste portal você terá todas as informações relacionadas ao MEI.

  4. Cleyton Santos

    inicialmente destaco a importância de fazer um plano de negócio.

    Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.