Marcia Coutinho
  • 0
Novo na comunidade

Planejamento na arquitetura, como e por onde começo?

  • 0

Sou formada há 27 anos e estou sentindo que não consegui acompanhar o desenvolvimento do mercado. Não tenho site, trabalho em casa, eu faço tudo, capitalizo cliente, apresento proposta, desenvolvo projeto, apresento ao cliente, acompanho e administro a obra, faço a limpeza, decoração, arrumação dos quadros, armários. Ufa, acho que não esqueci dos pontos mais importantes. Como e por onde começo?

Perguntas relacionadas

2 Respostas

  1. Boa tarde Marcia. Antes de dar início a uma construção, é preciso se planejar. Isso envolve tanto os detalhes do orçamento, quanto a criação de um cronograma e a condução da obra. São tantas variáveis que é de costume surgir uma dúvida: por onde começar? Alguns arquitetos optam por realizar primeiramente o planejamento da obra e orçamento, enquanto outros preferem começar pelo próprio projeto.

    De acordo com o arquiteto Cadu Arraes, sócio da CADU Gerenciamento e Implantação, o orçamento e o planejamento da obra devem, antes de tudo, ser alinhados com o objetivo principal do cliente. “Tanto o planejamento quanto o orçamento estão diretamente ligados a qualquer variação de um ou de outro. Por conta disso, o cliente deve ser questionado se o interesse primordial é no orçamento ou no calendário”, explica.

    Cadu Arraes ressalta que, no caso do orçamento, o arquiteto deve se programar para que a execução ocorra dentro do valor estipulado com o tempo adequado. Já em relação ao planejamento e ao cronograma da obra, é importante entender que os custos podem sofrer ainda mais alterações.

    É preciso pesquisar os custos da obra, relacionados aos materiais e à mão de obra para, então, honrar ao máximo o orçamento que será alinhado com o cliente e tomar as decisões mais assertivas em relação a todo o planejamento da obra e orçamento.

    Como um software para gestão de obras pode ajudar no planejamento da obra e orçamento?

    Quando o arquiteto tem um projeto em mãos, ele precisa organizar muitas variáveis antes de iniciá-lo. Para isso, é importante contar com uma ferramenta tecnológica que ajude nesses dois processos e na gestão de obras como um todo.

    Um software para gestão vai ajudar na preparação de projetos técnicos, na compatibilização dos projetos, no modo de implantação da obra, na criação dos métodos construtivos, no controle das leis, das regras a serem seguidas pelos arquitetos durante a execução da obra, entre outras questões.

    Ainda de acordo com o arquiteto e sócio da CADU Gerenciamento e Implantação, controlar números e prazos em um software permite aos arquitetos direcionar a atenção a outras questões dos projetos que demandam mais criação, tempo e disponibilidade do que apenas o planejamento do cronograma ou dos cálculos.

    Histórico de Execução

    Imagine ter um cronograma online que também pode ser acessado pelo seu cliente de qualquer lugar e a qualquer tempo, que organize as etapas do projeto, a sequência lógica das tarefas a serem executadas, sendo possível, ainda, identificar os responsáveis por cada atividade da obra.

    Além disso, é importante contar com um diário de obras, onde é possível registrar, diariamente, todos os acontecimentos relevantes para o projeto. Para realizar o controle de recebíveis, é preciso, ainda, contar com relatórios detalhados que criem fluxos de caixas mensais dos projetos, de acordo com o orçamento preestabelecido.

    Fonte: https://blog.vejaobra.com.br/planejamento-da-obra-e-orcamento-por-onde-comecar/#:~:text=Por%20onde%20o%20arquiteto%20deve,o%20objetivo%20principal%20do%20cliente.

    • 0
  2. Boa tarde, hoje para qualquer empresa ou profissional liberal, é fundamental ter um site, que funciona como “cartão de visitas”.

    Também pode necessitar de um software, um sistema para ajudar a organizar os dados. Também trabalhamos neste segmento.

    Caso tenha interesse, podemos desenvolver um site com qualidade e bom preço.

    http://netsitestory.com

     

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder