Luciene Merces
  • 0
Novo na comunidade

Penso em abrir uma papelaria. É um bom negócio em plena pandemia?

  • 0

Tenho um espaço bacana, estava alugado p um salão q veio a fechar devido a Pandemia. Não penso em alugar novamente. Quero abrir uma papelaria. Quero uma orientação, uma opinião… Tempos de incertezas, escolas fechadas… Pandemia… Enfim

Perguntas relacionadas

2 Respostas

  1. Boa tarde Luciene. Essas lojas possuem em geral como características uma decoração bem cuidada e oferecem uma enorme variedade de produtos com design especial e ofertam também os artigos de uma papelaria tradicional, com visual e acabamento que os fazem ser reconhecidos como presentes bonitos e úteis. Esse negócio destina-se a um público mais exigente, que requer um mix variado de produtos composto, preferencialmente, por artigos mais modernos, como peças de acrílico e plástico e até os artigos de couro.

    A diversidade de produtos atrai não apenas o mercado escolar, mas também o artístico, escritório e de material de informática. O ramo da papelaria costuma ser atraente para o pequeno empreendedor, pois uma papelaria pode ser montada em pequenos espaços e não exige grande experiência, apenas mão-de-obra especializada em certos serviços, como, por exemplo, encadernação. O empreendedor deve avaliar a possibilidade de ofertar serviços de reprografia, pois tem tudo a ver com o mix de produtos e serviços de uma papelaria.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como montar uma papelaria.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-papelaria,f3987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Quais as orientações para a reabertura segura das atividades?

    • 1
  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

    • 1

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder